quinta-feira, 28 de março de 2013

VARAL DE PASCOA

sugestão Anderson Assis Lopes


“Não manda bem
quem tem a ânsia de mandar.”

John Ruskin

O CASAMENTO DO MÁGICO MAYCON ESTALLONE

Todos convidados!

Hoje, 20h, no Clube Tiro e Caça

Promoção do SESC/FECOMERCIO RS

 “O Circo Girassol, já bastante conhecido do público gaúcho, apresenta O casamento do grande mágico Maycon Estallone, espetáculo que conta a história de Frederico Frederico Décimo, artista da décima geração de uma família circense.

Seu tataravô, Friederich Lichtenfeld era acrobata de circo na pequena Pressburg  e por um desafeto com o chefe da Polícia Secreta Checa, da qual era instrutor, deixou sua terra natal  e  escolheu como seu novo lar a colônia alemã do sul do Brasil, por causa do idioma e da geografia. 

Frederico, como ficou conhecido, criou um pequeno circo, que tem o seu nome e que sob a direção de seus descendentes até hoje percorre as pequenas cidades desta região.
É Frederico quem nos conta o curioso casamento de sua filha Pérola Frederico com o grande mágico anão Maycon Estallone, que se transformou num dos acontecimentos mais inusitados e comentados da história do circo nacional.”

 FICHA TÉCNICA

Elenco: Tuta Camargo, Hálida Maria, Débora Rodrigues, Dilmar Messias, Diego Steffani, Álvaro RosaCosta, Andréa  Farias, Vinicius Petry, Mariana Velhinho, Jéferson Rachewski
Trilha sonora: Arthur de Faria
Preparação musical: Simone Rasslan
Professores: Alex Prinz Anjinho (trompete, trombone, tuba, bombardino), Fabio Stone (clarinete, sax), Josemir Valverde (violoncelo)
Figurino: Daniel Lion
Cenário: Felipe Helfer
Iluminação: Fernando Ochôa
Adereços: Diego Steffani
Planejamento gráfico: Frederico Messias
Ilustração: Fábio Zimbres
Produção: Circo Teatro Girassol
Duração: 75min
Recomendação etária: Livre

Ingressos
Comerciários: 5  Empresarios: 20 
Idosos e estudantes: 15  Público em geral: 30


“TRAVESTÓDROMO DOS DICK”


photo Jaqueline Backes

O vereador Ernani Teixeira (PDT), está indignado como acordo feito, semana passada, entre a Brigada Militar, moradores do bairro Americano e travestis, que definiu o Parque Municipal Theobaldo Dick como novo ponto de prostituição na cidade.

Para o vereador o acordo é anti-social, pois resolve o incômodo dos moradores do bairro Americano, mas traz prejuízo para as famílias que freqüentam o parque. “Não admito isso. Estão somente transferindo o problema. O Parque dos Dick é um local freqüentado por crianças, jovem e idoso que a partir de agora terão que conviver a presença dos travestis”, explicou.

Ele denominou o local de “Travestódromo”, e considera um total desrespeito a oficialização de um ponto fixo de prostituição. “Daqui a pouco vão transferir os pontos de droga de um bairro para outro. Será que isso é resolver o problema?”, questionou.


 CONTRAPONTO

Em contato por e-mail com o capitão Fabiano Henrique Dorneles, da  1ª Companhia do 22º BPM de Lajeado, e que assumiu o comando do policiamento no dia 4 deste mês, listando vários problemas dessa cidade, entre eles a farra dos travestis no bairro Americano, a informação de um Abaixo-Assinado dos moradores do bairro com 135 assinaturas.

Resultado: o comandante conversou com os travestis, cadastrou o pessoal que optou exercer o velho ofício no Parque dos Dick. Alias, no cadastro constam oito travestis oriundos de  Ijuí, Rio Pardo e Caxias do Sul.

O  cap. Fabiano explicou que ninguém pode impedir o pessoal de ir para um local público: “Pois é um Princípio Constitucional”. Porém se houver contravenções de perturbação e ou atos obscenos, serão adotadas outras medidas pela Brigada Militar, que teria sugerido que os travestis “alugassem uma residência ou sítio que fosse discreto e não atrapalhasse a comunidade.”

photo Caco Konzen


O que se observou é que a turma saiu do Americano, mas ainda não foi para o Parque dos Dick. A Brigada Militar assegura que intensificou o policiamento no Parque nos horários de maior circulação de pessoas, e deve empregar o patrulhamento com motocicleta nos próximos dias.

“Esclareço que, em nenhum momento foi acordado pela Brigada Militar qualquer local oficial de prostituição, inclusive nós soubemos que os clientes deste tipo de serviço se encontram "nervosos", pois terão que procurá-los em outros locais.” – enfatizou o comandante Fabiano, que encerrou o email dizendo a essa blogueira “se não for nos ajudar, por favor, não nos atrapalhe.”

Hummm, eu hein, to achando que essa chamada foi  para o verea Ernani Teixeira, isso sim.


FREJAT EM LAJEADO


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO


Em Lajeado, no ano de 1964, houve uma  seletiva para o Miss Objetiva. Rosa Maria Christ venceu o concurso. Quem manda as imagens é Gladis Pelenz Rohde  que, assim como eu, quer descobrir quem é o bonitão da foto. Essas imagens diz Gladis são de um festerê à fantasia. Pra ver que a vocação turística de Lajeado desde sempre foi uma festa à fantasia como a atual realizada em setembro.


Durante muitos anos se realizou no país o concurso Miss Objetiva. Era promovido por uma associação de fotógrafos profissionais paulistas, que incluía uma seletiva nacional e outra internacional. Lajeado participava.

 “O concurso dava ênfase à fotogenia das concorrentes, afinal era promovido por fotógrafos e o termo objetiva, na linguagem fotográfica, na definição do Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910-1989) significa a peça da parte anterior de máquina fotográfica, formada de lentes fixadas por uma armação com diafragma.” www.passarelacultural.blogspot.com.br

PAPO DE REDAÇÃO


O próximo Papo de Redação, promovido pelo jornal O Informativo, acontece no dia 6 de abril, as 10h para pessoal da empresa e convidados.

O palestrante é o premiado radialista Cid Martins, da Rádio Gaúcha, que
atua na editoria de Cidades e Polícia da emissora de Porto Alegre desde 2001, depois de passar pelas redações da Bandeirantes e do Jornal do Comércio.
No currículo, a cobertura  em 2010, da implantação do processo de pacificação do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, entre outros.

 No ano passado levou o Prêmio Ari/Banrisul de Jornalismo 2012, na categoria Radiojornalismo/Reportagem Geral, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa, com a matéria DP – Delegacias do Passado, e o Prêmio Press 2012, promovido pela revista Press & Advertising, como o Repórter de Rádio do Ano.

TEATRO EM MUÇUM


COLINAS EM TEMPO DE PASCOA

 Uma opção para quem passa o feriadão por aqui é  levar as crianças até a charmosinha Colinas, aqui pertinho. Devem curtir a coelhada que saiu da toca e traz um colorido para a cidade.
 Os coelhos já estão trabalhando  e se empenhando para deixar  Colinas enfeitada para quem curte a Pascoa.  Todas as fotos são do site da prefeitura, diga-se.
Uma pena que a estrada que liga Costão-Colinas não ofereça segurança para a gente ir até lá pedalando. Seria um belo passeio. Por enquanto, melhor de carro. Chegando lá, exercite as pernas!


POUSADINHA DOG


Uma dica útil para quem está saindo nesse feriadão. Quando viajei, Nanny foi para uma pousada. Quando voltei, Nanny estava cheirosa e feliz. Precisa dizer mais? Combine com Ge ou Aírton! Atendimento de segunda a segunda, com tele-busca.

E bom passeio pra quem encara as estradas nesse finde... Esperado um movimento de 200 mil carros nas estradas gauchas. Só na freeway devem passar 60 mil. Movimento intenso hoje a partir das 17 horas.Melhor se lambuzar de chocolate por aqui.

BOMBANDO NO FEISSIBUQUI...

Colaboração de Serjão Dahlen

terça-feira, 26 de março de 2013

VARALZINHO DE OUTONO

A vida premia quem está em movimento”.

Martha Medeiros

SUS: HUMILHAÇÃO

Foto Lidiane Mallmann
Dia 20 de março, o blog estampou o drama do lajeadense Alex Gabriel Labres, 23, aguardando por uma cirurgia de reconstrução do joelho há 82 dias no Hospital Bruno Born de Lajeado. Agora ganhou capa na Zero Hora e agora a justiça interferiu e mandou que se realizasse a cirurgia em 24 horas...

GNTQFAZ



Nas bancas a bonita revista GENTE que faz, edição de março, dos publishers Martin Augustin e Neiva Schneider. Capa com a escritora gaúcha Martha Medeiros, foto de Tiago Trindade,  entrevistada por essa blogueira que traz  algumas intimidades reveladas na maior cumplicidade literária. 

 Espero que vocês gostem do formato da entrevista criado para desacomodar o hábito corrido de leitura nesses tempos de www.

Mas tem mais: Rodrigo Teixeira, de Bagé para Hollywood. Nossa Garota Verão 2013, Caroline Escouto, reportagem interessante com o publicitário Henrique Steyer sobre arte: “Alles Verboten”... Ainda turismo, decoração e moda. Circulando bem na região da serra, capital e vale do Taquari, Gente que faz tá imperdível.

CENCI: MOSTRA "BANNER" NO SESC


O artista plástico Alessandro Cenci expõe, até o dia 31 de março, no Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135). 

A mostra “Banner” é composta por trabalhos resultantes de materiais recicláveis e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com entrada franca.

Alessandro Cenci apresenta em suas pinturas/ colagens as relações entre o novo e o renovável, entre o mutável e o permanente, entre o que foi e o que será do lixo cultural e material urbano. Figuras pop e ícones da cultura de massa são retratados com o uso de materiais que até bem pouco tempo não deixavam de ser entendidos como nada além de lixo.


Alessandro Cenci começou a atuar como artista plástico em 1996. Tem como característica do seu trabalho a diversidade, utilizando-se de técnicas que compreendem colagem, gravura, desenho, pintura, escultura e fotografia, entre outras, como formas de expressão na busca do equilíbrio entre conceito e técnica. Obras inteligentes impregnadas de conteúdo e lirismo são marcas do seu trabalho. Cenci é formado em Comunicação Social e tem em seu trabalho como artista plástico a influência da propaganda e da semiótica.

O HOLOCAUSTO EM CORES

 Fotografias em preto e branco sobre os horrores dos Campos de Concentrações nazistas todos conhecem, mas agora o Everyday Vintage mostra uma coleção de fotos coloridas  das condições enfrentadas pelas  primeiras vítimas dos campos de concentração de Hitler. Até o momento da publicação não se sabe onde estas fotos foram tiradas, ou quem é seu autor.
 

A SS -  Schutzstaffel -  estabeleceu acampamentos maiores em Oranienburg, Esterwegen, Dachau e uma academia para mulheres em Lichtenburg, Saxony. Estas fotos coloridas mostram os primeiros campos de concentração criados pelos nazistas depois que Hitler tomou o poder. Os acampamentos foram erguidos apressadamente na Alemanha em fevereiro de 1933.
 

Nas semanas seguintes, depois que os nazistas chegaram ao poder, as autoridades, a SS, a polícia local e os civis organizam numerosos campos de detenção para encarcerar e torturar seus adversários. Como o crescimento do poder de Hilter aumentou também o número de campos de concentração, que chegaram ao impressionante número de 40.000 até o fim da guerra


Em 1934, Hitler autorizado o líder da  SS , Heinrich Himmler, para formalizar a administração dos campos de concentração em um sistema.

Mais: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2299219/The-colour-darkness-Vivid-pictures-Nazi-concentration-camps-chilling-insight-dawn-Holocaust.html#comments


ENCRUZILHADAS URBANAS


 “O Prédio Novo provavelmente tirou o sol da manhã que caía sobre o pátio de uma velha senhora, essa senhora, aliás, que se recusou a vender seu “terreno” (o qual, por hábito, ela chama de “casa”), obrigando a uma mudança sutil de planos por parte da incorporadora.  (...)

 Uma casa dos anos 1960, cheia de personalidade, subitamente dá lugar a um espigão. Você já viu esse filme várias vezes, inclusive acontecendo na sua rua. (...)

Mas esse crescimento se dá de forma tão desordenada que acaba por criar uma sensação de desconforto, instabilidade e, por que não, de constante insegurança. 
Não se trata somente de já não encontrar os lugares da infância quando você fica um pouco mais velho, tendo daí a impressão de que um pedaço de sua história foi carregada e descartada pelo vaivém de uma retroescavadeira; trata-se de observar, impotente, uma cidade hostil crescendo diante dos seus olhos.
 E uma fração considerável dessa hostilidade, ouso dizer, nasce com os novos empreendimentos. (...)

Por último, torres residenciais de 18 andares não contribuem para a paisagem da cidade simplesmente porque são feias. Beleza é um conceito muito subjetivo e pessoal, sem dúvida." Carol Bensimon, escritora

TEATRO NO SESC HOJE: SOBRE SALTOS DE SCAPIN



DNIT & UNIRITTER: ARVORE DO FUTURO


"Que árvore você quer para o futuro?

Não faça do lixo a semente".

Com este questionamento e reflexão, o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes,  promove a exposição que mescla arte, lixo e fotografia, entre 22 de março e 04 de abril, no campus Porto Alegre da UniRitter.

A instituição abrigará a proposta do DNIT para colaborar com a provocação para uma sensibilização ambiental e reflexão sobre a irresponsabilidade do ser humano sobre tudo o que se descarta na natureza.

As instalações foram desenvolvidas por artistas plásticos que já foram garis e com a participação dos recicladores da Vila do Dique de Canoas, comunidade atendida no Programa de Reassentamento Populacional da BR-448. Parte desses resíduos foi retirada da área do entorno da rodovia, que abrange os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre.

A exposição passou até o momento por oito cidades, em três estados em mais de 20  espaços públicos e eventos que juntos somam uma circulação de mais de três milhões de pessoas a atividade inédita sobre responsabilidade ambiental e social dos resíduos sólidos.

A visitação estará aberta de segunda à sexta-feira das 8 às 21 horas.
O DNIT poderia passar por aqui e ver o estado das arvores do futuro que queremos  nas margens  da BR 386, corredor ecológico do rio Taquari... 

Gilberto Gil  cantava a tanto tempo... 

Ninguém mais tem ilusão
No poder da autoridade
De tomar a decisão

E o poder da autoridade, se pode, 
não faz questão
Mas se faz questão, não
Consegue
Enfrentar o tubarão

Ôôô , ôô
Gente estúpida
Ôôô , ôô
Gente hipócrita




XXI SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO


@ "Com este triste desenho faturei a Menção Honrosa no XXI Salão Internacional de Desenho para Imprensa na categoria cartum.

As obras premiadas e selecionadas estarão expostas do dia 22 de março a 28 de abril na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro em Porto Alegre , na Av. Presidente João Goulart, 551."  Rafael Correa

ARROIO DO MEIO: CULTURA DE VERDADE


A Biblioteca Pública Municipal Barão do Rio Branco promove a partir da próxima quinta-feira, dia 4 de abril, encontros mensais e gratuitos do Clube da Leitura. Os encontros acontecerão sempre na primeira quinta-feira de cada mês, das 19 às 21h.

A  atividade estará sob a coordenação do Departamento de Cultura e Turismo.

Biblioteca Itinerante Mala de Garupa 


Volta na próxima terça-feira, dia 2 de abril, o projeto bacana Biblioteca Itinerante Mala de Garupa  na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Princesa Isabel, em Rui Barbosa.

O lançamento oficial será às 9 horas, em frente à escola, com a chegada das malas de garupa no lombo dos cavalos. Cavalarianos do CTG Querência do Arroio do Meio e do Piquete Recanto Gaúcho conduzirão dezenas de livros ao local, que ficarão à disposição da comunidade escolar até sexta-feira, dia 12.

Na ocasião será realizada a Tertúlia de Integração no Auditório da  escola, a partir das 19h30min, com apresentações artístico-culturais preparadas por alunos,  comunidade, Núcleo de Cultura e invernada do CTG Querência. Várias atividades marcarão a permanência do projeto na escola, como palestras, oficinas, rodas de conversa e chimarrão e sessão de cinema.
Contemplado com recursos do Prêmio Empreendedor Cultural no início deste ano, o projeto estende-se até o mês de julho, com paradas quinzenais em escolas do município, beneficiando alunos, pais e comunidade local com diversas atividades que visam divulgar e valorizar a cultura gaúcha, através de seus autores e obras, e da riqueza de sua história e do seu folclore. 

O projeto Mala de Garupa é uma iniciativa do CTG Querência do Arroio do Meio e conta com o apoio do Piquete Recanto Gaúcho, Núcleo de Cultura e administração municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.


PARTO HUMANIZADO: A MODA DA VEZ



A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Comissão de Integração Ensino-Serviço convidam para o Seminário  Regional para Humanização do Nascimento que acontece no dia 5 de abril, sexta-feira, no auditório do prédio 7 da Univates, das 8 às 12 h  e das 13  às 17 horas.

O Seminário quer chamar atenção para os excessos de cesarianas que estão acontecendo nos hospitais  da região, para a morbimortalidade infantil e para o grande número de nascimentos de prematuros precisando de internação em UTI, revelando a necessidade de qualificação dos profissionais da rede.
Entre as ações previstas no Plano Regional de Educação Permanente em Saúde está o Projeto Humanização do Nascimento. O cenário na nossa região tem mostrado a necessidade de aprofundar essa temática, fortalecendo a linha de cuidado materno-infantil proposta pela Rede Cegonha.

Inscrições: com certificado, no site da UNIVATES (www.univates.br/eventos) ou credenciamento, a partir das 8 h, no local do evento.

Público alvo: gestores, trabalhadores de saúde da atenção básica e hospitais, GTMs e visitadores do PIM, conselhos municipais, movimentos sociais, docentes e estudantes.


“Parto humanizado ganhou adeptas nos últimos anos: Gisele BündchenJuliana Knust e  Daniele Suzuki fizeram também. Dizem.

“O parto humanizado resgata o direito da mulher de escolher o que será melhor para ela e seu filho, sem ter que simplesmente aceitar as regras dos médicos e hospitais", explica a conselheira perinatal Fadynha, profissional que ajuda nos desejos da mãe na gestação e no parto. Essa escolha vai desde uma massagem durante o período das contrações até a posição na hora de ter o bebê.

Cada vez mais procurado, o parto humanizado é, de acordo com a obstetra Valéria Siqueira, um conceito de dar à luz da maneira mais natural possível.

"Trata-se de um parto feito num ambiente harmônico, com o mínimo de intervenção externa. Mas ainda não existe definição protocolar para esse procedimento.”

* Um parto mais receptivo para a chegada das crianças neste mundo é tudo que se quer. Os que já assisti são terríveis: frios, em salas super iluminadas e barulhentas, com enfermeiras quase agressivas dando banho nos recém-nascidos. Um horror. E tem gente que ainda filma esse trauma.
Parto humanizado, se moda, que pegue!





BOMBANDO NO FEISSIBUQUI


quinta-feira, 21 de março de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

VARAL BEM VINDO OUTONO!

"Somos humildes
na esperança de um dia 
sermos poderosos."
Carlos Drummond de Andrade

HOJE TEM GAUCHÃO

Hoje à noite tem 

Lajeadense X Cruzeiro de Porto Alegre

20h30 no Estádio em Cruzeiro do Sul.

Ingressos para arquibancada e cadeiras custam R$ 25,00.

Crianças, mulheres e idosos acima dos 70 anos não pagam.

ESPAZZO: CENCI


ARVORES, ARV, ARVO


Em Santa Rita do Passa Quatro, região de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, dizem que esta é a árvore mais antiga do Brasil. Um Jequitibá Rosa do Parque Estadual de Vassununga.

Porto Alegre, capital dos gaúchos.

Lajeado, nossa cidade:
ainda estamos no lucro...