quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VARAL NO HERMENEGILDO

 photo by Claudia Lima

"Nada nessa terra 
vai me ver satisfeito
Novidades do mundo, 
logo monótonas
Algo me chama lá em cima, 
para cima
Cada vez mais perto 
da faísca do sol."

Ícaro/Yukio Mishima

PRIORIDADES NA CÂMARA

 O vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB)  aprovou projeto seu que determina a extinção de vagas específicas para veículos oficiais nas vias municipais.

Para  Ranzi, além do elevado número de automóveis registrados na cidade – 72,5 para cada 100 lajeadenses, o Código de Trânsito Brasileiro não contempla a reserva de vagas para veículos oficiais. Permanecem as vagas para veículos de segurança e emergência.

Claro....  os vereadores Círio Schneider (PP), Mozart Lopes (PP), Carlos Kaiser (PP), Waldir Gisch (PP) e Antônio de Castro Schefer (PTB), manifestaram-se contrários a aprovação do projeto.

O vereador Sérgio Kniphoff (PT) aprovou seu projeto  que proíbe do uso de andadores em creches municipais e particulares. Falou o pediatra: o uso de andadores traz riscos consideráveis à segurança da criança, além de deixar de estimular certos músculos, o que pode atrasar os primeiros passos da criança.
Todos os vereadores foram favoráveis a matéria, menos Círio Schneider (PP), claro...

Os vereadores autorizaram a Prefeitura a custear despesas de transporte para o Concurso Garota Verão, que ocorre em Capão da Canoa. O valor é de R$ 3.200,00 para Caroline Escouto Schwengber, que estava presente no plenário acompanhando a votação.

Cada um com suas prioridades...




A HISTÓRIA DE LAJEADO ABANDONADA


Jornal A Hora dias atras trouxe reportagem sobre o descaso com essa casa em Lajeado. Craqueiros  invadiram a história... É impressionante a negligência  da administração passada com a memória dessa cidade.

Ontem fui até o Parque Histórico e fiquei chocada. Dezenas de peças de museu atiradas, esquecidas. Peças que foram doadas por moradores de Lajeado.


 O coordenador do Parque, Carlos, faz o que pode e montou uma sala de aula de antigamente. Mas falta gente, recursos, admite. Quem sabe um mutirão com os estudantes de História - pensei. 
Deu dignidade a varias peças que estavam jogadas e uma cara ao pequeno museu. A nova administração, especialmente o novo Secretario de Cultura e Turismo, tem aval técnico e boa  vontade para resolver essa questão. É uma lástima que o Parque Histórico de Lajeado esteja atirado as traças, num abandono implacável, com as casa se deteriorando.

Clube de fuscas, de associações cervejeiras e afro, e sei la o que, não se dignaram a dar um apoio ao local, querem só placa bonita pra marcar presença.

AGENDE-SE: YÔGA NO PARQUE


Com  a instrutora Cristiane Marques, dia 2, sábado, as 9 da manhã.

“Traga algo para praticar em cima: tapetinho, colchonete, algo que fique firme no solo. Use roupa bem confortável. Muito importante também é lembrar de usar o filtro solar e carregar uma garrafa de água mineral.”

UNIVATES VOLTA AS AULAS, OFICINA GRATUITA...

Por falar em Univates... E deixando de lado a crise do estacionamento e as badernas nos finais de semana que acontecem por aqueles lados, vem aí uma oficina gratuita: “Uma conversa sobre a contação de histórias”, ministrada pela professora doutora Rosane Cardoso.  

Será  no próximo dia 19 de março, a partir das 19h10min, na Brinquedoteca, sala 102 do Prédio 9.

Os objetivos da oficina são: 
aproximar teorias sobre a contação de histórias; desenvolver práticas por meio da exploração, compreensão e interpretação de textos; escolher textos para diferentes idades; conhecer técnicas de desinibição, socialização, sensibilização e de colocação de voz; orientar sobre o tempo e o espaço cênico da narração; e debater sobre questões implicadas na arte de contar histórias. 

A atividade é voltada a alunos de Pedagogia, Letras, Psicologia e demais interessados.

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5543.

DO MEU BLOQUINHO

.a cidade e seus contrastes. em uma ponta da cidade, o sem teto alugou o gramado e acampou. no outro extremo uma loja onde você pode alugar tudo para montar uma festa de luxo. é da vida. o que não é da vida são as falcatruas que empurram essa humanidade a viver na rua ou aparentar uma riqueza que falta no mais recôndito do âmago. luxo e miséria, o antagonismo de todas cidades. umas mais, como em Lajeado.

CTG INAUGURA NOVA SEDE


REFLORESTAR VALE VIDA

A iniciativa do fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Wanick foi premiada ano passado, durante a Rio+20: seu Instituto Terra plantou mais de 1,7 milhão de árvores nativas em áreas de Mata Atlântica, desde 1999.

Os esforços do instituto estão localizados entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com maior ênfase para a região do Vale do Rio Doce, que há anos vem sofrendo grande degradação ambiental.
O empenho em prol da preservação e recuperação da flora também se reflete na fauna. “A cobertura vegetal dá suporte para toda a fauna e, com isso, a quantidade de aves e mamíferos aumentou no local, porque eles têm mais alimentos depois que foi feito o plantio da área”, explicou o analista ambiental Jaeder Loper Vieira, em declaração ao Globo Natureza.

Ao todo o instituto já foi responsável por 710 hectares de área reflorestada, somente na Mata Atlântica. Como resultados deste trabalho, já foram catalogadas mais de 172 espécies de pássaros e 64 espécies de animais terrestres, algumas delas ameaçadas de extinção.


* É por essas e outras que as aves estão desorientadas, pulando muro, literalmente, nas cidades...

DO FEISSIBUQUI


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VARAL EM MOSTARDAS

“A única maneira 
de ser um amigo,
é sê-lo.”

Ralph W. Emerson

TRILHA SONORA


ENFIM...

Santiago via facebook

...e também a cidade, alegremente, 
ao seu ritmo normal. 

BOOKAFÉ


A gente passa uma semana fora e quando volta, a promessa de uma boa novidade no centro da cidade...
Aguardar...

SESC CONVIDA


E dia 24 de março tem oficina teatral em Lajeado com o Grupo Mototóti. Inscrições no SESC!

COSTANEIRA MAIS VERDE

photo by Edson Porto Cardoso

Em tempos de ecologicamente correto, a empresa Costaneira dá um belo exemplo... Foi notada e elogiada nas redes sociais:

“Deve ajudar muito no controle da temperatura, porque é bem onde pega o sol da tarde. Pode (e deve) ser uma ótima alternativa para economia de energia.”

“Fico muito contente em ler todos estes comentários, agradeço a todos, pois foi uma honra ter projetado e executado este jardim vertical para o Sr. Donald, dono da Costaneira. Ele trouxe a idéia de fazer um JV da China para aquela fachada, porém as condições, técnicas e estruturas, além das plantas e o desenho paisagístico foram totalmente diferentes de lá, devido a vários fatores. Fico contente tbm em ver o JV se mantendo muito bem!”

“Predio novo da Costaneira... tá assim a uns 6 meses pelo menos... lindo mesmo.”

MOSTARDAS: NA ROTA DAS FIGUEIRAS E FARÓIS

Ferias de uma semana. Entramos na freeway e quebramos  por Viamão.
Vale o passeio. A estrada do inferno virou estrada do céu. Toda asfaltada. Nunca vi tanta figueiras juntas. E comecei a pensar que  precisava trazer uma...
Deixamos Solidão para trás e continuamos. Em todos pátios, potreiros, campos, centenas de figueiras. Com tantas e tantas, quem se importaria se eu desencavasse uma pequena para transplantar na minha cidade onde  a pau e corda só tem duas?
Entrada de Mostardas, distante 200 km de Porto Alegre: uma figueira de cada lado da RS 101... Com certeza deverias ter um horto onde poderia comprar a minha.
 Casa de Cultura de Mostardas. Do início do século XIX. Quem nasce em Mostarda é mostardeiro? Não. É mostardense. Mostardas pertencia a São Jose do Norte. Foi colonizada pelos açorianos desde 1738. Mas só em 1773 passaria a “freguesia”. Se interessar, toda a história aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mostardas
 Quem explica tudinho é dona Luíza. Com orgulho mostrou imagens, documentos e a cópia da certidão do nascimento do filho de Giuseppe, de Nizza, Itália e  de  Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita), de Laguna: Domenico Menotti Garibaldi, vindo ao mundo em 16 de setembro de 1840, ali pertinho, embaixo de uma figueira, no rancho da família Costa, em São Simão, distrito de Mostardas. Virou ponto turístico: Pedra da
Anita.
 
Dona Luíza abre o expositor e mostra o acervo histórico dos colonizadores na Sala Açoriana. Tudo muito simples, mas bem organizado. Na casa, a Biblioteca Municipal Mathias Velho.

 Em frente à praça, a Igreja São Luis Rei da França, de 1773, construída em estilo barroco. Entramos.

Lindinha, teto de madeira e um altar  neo-clássico, de 1817. Dizem que é uma das cincos igrejas construída neste estilo. Ignoramos o piso e nos concentramos na arquitetura.
 O centrinho tombado pelo Patrimônio Histórico do Município desde 1989, com casinhas de arquitetura açoriana do princípio do Século XIX, e seus telhados com “eira e beira”.
A antiga Câmara municipal.
Como sempre, o estrago promovido pelos políticos. A Câmara de Vereadores nova, vulgarizando o conjunto histórico. Uma lástima.
 Parte do comercio soube preservar e não polui sua própria história.
 Dentro do mercado, junto as panelas, cordas, secos e molhados, uma barbearia. Por que não?

 Hospital. Na esquina mais uma figueira. Descubro que não há horto, portanto não há figueiras para vender.
Pelo censo de 2010, um pouco mais de 15 mil habitantes vivem em Mostardas. Não vi, mas uns 70 km antes de chegar, o Farol da Solidão, de 1929, e com 21 metros de altura. Foto da internet.
 Almoçamos no Ed Mundo's. Comidinha caseira bem gostosa. Diz seu Edmundo Luz que ta indicado na revista Quatro Rodas.
Seu Edmundo foi muito bacana e generoso: ganhei dele uma figueira. Plantadinha em um vaso. Agora tenho um butiazeiro de Santa Vitoria do Palmar e uma figueira de Mostardas!
Olha a Ceee aí... Também em uma casa açoriana preservada. Bacana, não é?
 Quem vai a Mostardas traz um dos famosos "cobertores mostardeiros", de densa lã cardada e colorida em tons de marrons. Explico que na minha cidade faz  45 graus e temos poucos dias de inverno e poucas arvores também.
Ainda se acha um calçamento antigo. Mas o asfalto também domina os cenários.
 O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é um atrativo a parte. Atualmente, administrado   pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
 
 O cenário é lindíssimo. Com uma boa trilha sonora de fundo, emociona mesmo...
Dentro da área do parque, na costa, o Farol de Mostardas. Não vi. Erramos o caminho e chegamos numa vila abandonada de pescadores, meio tétrica. Voltamos. Essas fotos são da internet para mostrar o que perdemos por não insistir. 
De Mostardas fomos a Tavares, bem pertinho, apenas 30 km de distancia.

Também açoriana, dos idos 1730. Quem nasce em Tavares é tavarense... 5.300 e poucos habitantes, se não diminuiu. Tocamos  direto até a Lagoa dos Patos.
Prainha linda, de areias brancas, poucas casas. Vale abrir a cesta de piquenique e um vinho ao entardecer.
Outro farol que não vimos... Nas margens da Lagoa dos Patos, há 11 km de Tavares,  o histórico Farol Capão da Marca, inaugurado em 1849 pelo próprio Imperador D. Pedro II. Foi o primeiro farol da então Província do Rio Grande do Sul. Região histórica essa. Tem também  o Farol Cristóvão Pereira, de 1868, apenas 25 km de Mostardas. Ai, que frustração. Mas queríamos chegar em tempo para tomar a barca em São Jose do Norte e seguir até o Hermenegildo.
 Pensava que aquela região era terra das figueiras, mas não. É a terra dos faróis. Sinto que preciso voltar um dia. Um belo texto do Santo Agostinho, no seu livro “Confissões”, ensina que os homens viajam para se maravilharem com a altura das montanhas, com  as ondas imensas do mar, os longos cursos dos rios, o vasto âmbito do oceano, o movimento circular das estrelas... Mas passam por si mesmos sem se maravilhar. Ainda bem que não perdi esse deslumbramento para com a natureza, nesse caso, aqui tão pertinho da gente.