quarta-feira, 29 de maio de 2013

VARAL POR AÍ...

"Pela manhã acorda tonto de luz.
Vai ao povoado e grita:
— Quem me roubou o sol
que vai tão alto?"
 Manuel da Fonse



"PORTO TRISTE"
Por volta das 4h15min desta quarta-feira, a Brigada Militar começou a retirada de manifestantes que ocupam o gramado ao lado do prédio da Câmara de Vereadores, em Porto Alegre. A prefeitura deu início à ação a fim de cortar as árvores que impedem a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, em Porto Alegre. 

Em torno de 200 homens da Brigada Militar, do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) desmontam o acampamento, que no momento contava com o manifestantes distribuídos em 15 barracas, algemando os que tentavam resistir à retirada. 


Foram detidos 21 homens e 6 mulheres, levados em um ônibus da Guarda Municipal para um posto da 1ª Cia do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro, onde serão identificados e revistados. Eles vão ser indiciados por desacato ou desobediencia à ordem policial e responder a termo circunstanciado em liberdade.


Às 4h40min, os policiais começaram a retirar a "casa na árvore" e fiscais da prefeitura se preparavam para realizar os primeiros cortes. Segundo informações preliminares, soldados do serviço de inteligência da Brigada teriam se infiltrado entre os manifestantes, para servir de apoio ao resto do pessoal mobilizado. 
MANIFESTAÇÕES NO FACEBOOK:


Grafar

“Operários da empreiteira Toniolo Busnello estarão à vontade para cortar as árvores.

“PORTO TRISTE, a prefeitura está conseguindo mudar o nome de nossa cidade

“Toniolo Busnello não é um dos financiadores de campanhas políticas? Seria bom o pessoal averiguar isso

"E o prefeito propositalmente passeando pelos EUA com a patroa e CCs numa atividade "imprescindível" para nós. Deveria ser corajoso o suficiente e acompanhar mais uma das aberrações dessa administração de quinta categoria. Não. Cai fora. E deixa seus cães de guarda fazendo o papel sujo, pensando no governo do estado. O que me dá mais medo ainda."


EXPOSIÇÕES

Juremir Versetti


MELHORES UNIVERSIDADES GAUCHAS


O ranking das melhores universidades da América Latina, elaborado pela QS Quacquarelli Symonds, listou quatro representantes do Rio Grande do Sul entre as cem mais bem colocadas na lista.
A Universidade de São Paulo (USP) está no topo pela terceira vez consecutiva.

As gaúchas entre as 300 melhores:

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — 14º lugar
2. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) — 41º
3. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) — 70º
4. Universidade Federal de Pelotas (UFPel) — 87º
5. Universidade Federal do Rio Grande (Furg) — 119º
6. Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) — 125º
7. Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) — 181º
8. Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) — 191º
9. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) — 191º
10. Universidade de Caxias do Sul (UCS) — 201º
11. Universidade de Passo Fundo (UPF) — 201º
12. Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí) — 251º

Os dados levam em conta sete critérios que cobrem pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença na internet.



YOGA
Mangala Espaço de Yoga para crianças e adultos ofereceu uma aula ao ar livre no Jardim Botânico, no último sábado, à tarde. A pratica foi orientada pela psicopedagoga Letícia Mury Girardi.
Mangala: av. 7 de Setembro,77 b. Florestal  8116-3268 ou letimangala@gmail.com




ARROIO DO MEIO: CULTURA

 O Vocal Nota Livre promove a 6º Noite do Coração. 
Será no dia 7 de junho, às 20h, no Centro Comunitário de Rui Barbosa. Na regência de Maria Fernanda Giacomet.

O Nota Livre tem na presidência Maria Boscaini Krunitsky e integra o Núcleo Municipal de Cultura com apoio da administração municipal.  

Jantar: R$ 22,00 por pessoa.
A Biblioteca Itinerante Mala de Garupa esteve ontem de manhã na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano. O grupo de cavalarianos que fez a entrega  das malas de garupa foi recepcionado  ao som de gaita, violão e versos apresentados por alguns alunos.
O acervo literário e audiovisual permanecerá à disposição da comunidade local para leitura e pesquisa por 15 dias, encerrando na próxima sexta-feira, 7 de junho, com mais uma Tertúlia de Integração.
O projeto Biblioteca Itinerante Mala de Garupa foi idealizado pela coordenadora cultural do CTG Querência, Regina Izabel Rodrigues, e tem na coordenação e execução esta entidade tradicionalista.
Com recursos do Prêmio Empreendedor Cultural, o projeto realizará sete itinerâncias durante o semestre, contemplando as comunidades de Rui Barbosa, Forqueta, Dona Rita, Arroio Grande, São Caetano, Aimoré e Barra do Forqueta. 
Marcando a passagem da Semana Brasileira do Alimento Orgânico, o Cineclube Real promove excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 29, às 19h, a exibição do documentário "Muito além do peso", em parceria com o Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta, Associação Ecobé e apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari. 

De acordo com a dirigente cultural, Angélica Diefenthaler, através de fatos reais, o filme leva o espectador a refletir sobre a obesidade, que atualmente é percebida como a maior epidemia infantil da história, registrando 33% das crianças brasileiras acima do peso indicado. 

Exibido no mês passado e ciente da importância do tema, o Cineclube realiza uma nova sessão deste impressionante documentário, contando com a presença da nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura, Joice Johann, que irá coordenar o bate-papo com o público após a exibição do filme. 

Toda a comunidade é  convidada  a prestigiar a programação, com apelo especial aos  pais.  A censura do filme é livre e a entrada é franca. 

O Cineclube Real está localizado na Dr. João Carlos Machado, 1000, junto ao prédio da Secretaria de Educação e Cultura.

O HUMOR DE EUGENIO NEVES

CICLOFAIXA X ESTACIONAMENTO
photo by Jean Carlo Hansen

Muitos ciclistas compareceram, ontem na Câmara de Vereadores para saber do futuro das ciclofaixas em Lajeado.
Conforme Alexandre Schultz Bier, no facebook: 
“Deu para ver, também, que o discurso adotado pela Casa foi o de "é preciso um diálogo" antes de qualquer coisa. 
Vamos fazer com que eles cumpram a promessa, nos chamem para o diálogo - e que este projeto não vire um projeto de comissões internas. 
O Vereador Sérgio Rambo prometeu pelo menos dois encontros nesta ou nas próximas semanas para discutirmos os pontos do projeto dele e alternativas. 
Vamos também cuidar para que ele de fato faça tais encontros e que nós, ciclistas, sejamos ouvidos, afinal é para nós que se destinam as ciclofaixas e as prometidas ciclovias.”


À PROPÓSITO

371 km de ciclovias em Paris...

Desde 2001, a capital da França tem realizado esforços significativos para facilitar a circulação de bicicletas na cidade.

260 quilômetros de ciclovias foram criadas durante os seis primeiros anos do mandato de Bertrand Delanoë. 
Os corredores de ônibus foram abertos aos ciclistas e organizados para facilitar esta convivência, e algumas ciclovias existentes foram melhorados e melhor protegidos.

Além das ciclovias, nos domingos e feriados, pedestres, patinadores e ciclistas podem desfrutar de pistas livres.

O plano de bicicleta adotada em junho de 2010 por unanimidade pelo Conselho de Paris  foi revisto com  pressão do Partido  Verde e contemplou 2.000 novas vagas de estacionamento para bicicletas e a construção de 440 km de ciclovias.

Metade desses lugares será construída nos parques de estacionamento.  À propósito:  desde maio já é possível usufruir da ciclovia  na Champs-Elysées, o refinado centro parisiense.

A mensagem é clara: o carro não é bem-vindo no centro da cidade.

Vlad Martinez

Para 2014 serão 700 km de ciclovias na capital dos franceses.

Enquanto isso em Lajeado... O vereador Rambo, dono de uma loja de construção no bairro Conventos, quer transformar as ciclovias em estacionamento.

De Paris, o leitor Vlad Martinez colabora:  mostra que a ciclovia na cidade tem horário diferenciado.


Pode ter mesmo. Com 400 km de ciclovia na cidade, pode ter!

DO MEU BLOQUINHO...
.domingo de sol. rumo a Palmas, interior de Encantado. valia o dia lindo. valia os amigos. novos e velhos. 
 .valia pedalar e caminhar em grupo.
 .valia  pensar sozinho.
oito quilometros pelo interior  com todas as belezas a que se tem direito.
com todo o ar puro e silêncio que merecemos.
.os registros fotograficos são de Claudio Z. Neto.
.cascata da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Local doado por Francisco e Flora Sacchi em 1940.
.o grupo é pequeno, mas o sentimento é grande.

 ATÉ MAIS...


5 comentários:

Anônimo disse...

afro descendentes, indios, ciclistas, lesbicas, cachorreiros, gays, bolivia, irã, cuba...é o país tentando crescer através das minorias e de parceiros do terceiro mundo.

Anônimo disse...

o glorioso coordenador do trânsito de lajeado bem que poderia ir pra Paris para dizer que aquilo lá não é ciclovia e, sim, ciclofaixa. Com empáfia e postura digna de quem é especialista em generalidades.

Anônimo disse...

Eu ainda não entendi... o problema pra falta de lugar pra estacionar está nas, sei lá, 15 vagas que serão liberadas próximo ao Castelinho com essa proposta? Porque o resto da ciclovia nem passa pelo centro...

Não seria mais fácil convencer os 60.000 veículos de Lajeado que é melhor usar meio alternativos se não quiserem dar voltas e voltas para achar lugar? Podemos tavez derrubar a praça central onde entrariam vários veículos ou rebaixar a "varanda" da prefeitura, onde entrariam uns 20...

Não tenho certeza, mas antes já não era proibido estacionar na frente da igreja?

Lenio Marobin disse...

A segunda foto do artigo "A propósito, 371km de ciclovias em Paris" mostra ao fundo o Portão de Brademburgo e a Fernsehturm (torre de TV) de Berlim.
Lenio Marobin
London,UK

Anônimo disse...

Passado todos esses dias o que aconteceu com as ciclovias de tua cidade? Virou estacionamento? Os jornais daí não deram nada. tão apoiando a ideia jaque estao todos babandoos ovos da nova prefeitura e por isso quietos. imagina perderem a boquinha publicitaria, né?
ressuscita, laura.

Fernando R.