sexta-feira, 17 de maio de 2013

VARAL DE OUTONO

photo by Camila Schmidt no Parque Witeck

“Ela diz, amigo!
marido, às vezes,
no momento de descontrair

os sapatos nus
lagartos ao sol
as bergamotas neste aquecer

e aquela falta de música das roupinhas no varal.”

Paulo Ribeiro
autor de “Bonja-Crônicas”

MudAR

Hoje, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado, aconteceu o lançamento  do projeto de arborização urbana MudAR, com o slogan: “Todos ganham com uma cidade mais arborizada.”

A bióloga Diana Blum Kunzel é uma das idealizadoras do projeto, junto com o Rotary Club Lajeado Engenho.

Os ambientalistas destacaram as inúmeras vantagens das árvores no ambiente urbano, como sombra, o controle de temperatura e da umidade do ar e o oferecimento de abrigo e alimentos aos animais, entre outras. 
A bióloga Cátia Viviane Gonçalves lembrou muito bem que “Lajeado é o reflexo de sua população”.

* Daí, penso, se é reflexo é porque é uma Lajeado rasa, de visão medíocre, basta ver as autorizações para inúmeros cortes de arvores na cidade autorizadas no governo passado e agora pelo novo secretário do Meio Ambiente, Jose Francisco Antunes, de Santa Cruz do Sul e governo Kelly de Moares, e pelo secretário de Agricultura de Lajeado, Ricardo Giovanella. Nada muda. Aliás, pode até piorar...

Mas, louvavel o grande objetivo final do MudAr: a educação e o engajamento da comunidade, bem como a realização de ações de impacto no ambiente urbano.

O primeira ação do MudAR deve ser o plantio de mudas de árvores amanhã:
* de Floresta não tem nada. O nome até parece deboche...

Às 10h, no Condomínio Floresta, no bairro Jardim do Cedro, junto à RS-130, no caminho para Cruzeiro do Sul. Onde deverão ser plantadas em torno de 40 mudas e, dentre as espécies a serem plantadas, está o alecrim.

* E desde quando alecrim é arvore?
E a partir das 14h30min, no Centro, na quadra da Caixa Econômica Federal formada pelas ruas Saldanha Marinho...
... e ruas Bento Gonçalves e Fialho de Vargas.


PENSANDO ALTO....


* Outras tantas ruas sem nenhuma arvore vão entrar na fila para receber as mudas de batinga vermelha, árvore nativa do Rio Grande do Sul.
 
* A  iniciativa do pessoal é elogiavel. Mas vamos aguardar para comemorar. Porque esta cada vez mais difícil acreditar nos bem intencionados e em qualquer governo.
* Como já disse o querido Santo Agostinho:
 “Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo. Cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos.”


TRISTE HUMOR...


DIA DA COSTELA NO BENTO

Nova sede social do CTG Bento Gonçalves está localizada em frente ao Parque de Rodeios de Lajeado.


No dia 26 de maio, a partir das 10h, o CTG Bento Gonçalves promoverá o evento gratuito “Dia da Costela”, com o objetivo de reunir a comunidade com diversas atividades e apresentar as propostas de trabalho da Patronagem, gestão 2013.

Pela manhã haverá mateada, brincadeiras folclóricas, e oficinas sobre lendas e desenhos. 

À tarde, haverá apresentações artísticas, explanação sobre as ações culturais da entidade, e o início das inscrições para os interessados em participar dos grupos de danças tradicionais e do curso de danças de salão.

A participação no almoço será gratuita, basta levar o pedaço de costela que irá consumir. A salada será custeada pelo CTG.

O CTG Bento Gonçalves localiza-se na rua Henrique Eckardt, nº 1816, bairro São Bento, próximo ao Parque de Rodeios de Lajeado.

 Mais informações com a Patronagem, pelo telefone (51) 9725-7389, ou (51) 8132-9200, ou ainda na rede social www.facebook.com/ctgbento.goncalves


MEDICINA CUBANA



"Há no Brasil uma grande “injustiça orçamentária”: a formação de médicos nas faculdades públicas, que custa muito dinheiro a todos os brasileiros, não presume nenhuma retribuição social, pelo menos enquanto  não se aprova o projeto do senador Cristóvam Buarque, que obriga os médicos recém-formados que tiveram seus cursos custeados com recursos públicos a exercerem a profissão, por dois anos, em municípios com menos de 30 mil habitantes ou em comunidades carentes de regiões metropolitanas.”




Só em 2011, médicos cubanos recuperaram a visão
 gratuitamente de 2 milhões de pessoas em  35 países.



“Acho estranho o governo ter falado em atrair médicos cubanos, portugueses e espanhóis, e a gritaria ser somente em relação aos médicos cubanos.
Será que somente os médicos cubanos precisam revalidar o diploma?

Sou médico e vivo em Portugal, posso garantir que nos últimos anos conheci médicos portugueses e espanhóis que tinham nível técnico de sofrível para terrível. E olha que segundo a OMS, Espanha e Portugal têm, respectivamente, o 6º e o 11º melhores sistemas de saúde do mundo (não tarda a Troika dar um jeito nesse excesso de qualidade).

Profissional ruim há em todos os lugares e profissões.
Do jeito que o discurso está focado nos médicos de Cuba, parece que o problema real não é bem a revalidação do diploma, mas sim puro preconceito. (...)

Infelizmente até a classe médica aderiu ao ativismo de Facebook. 
O cara lê a Veja ou O Globo, se revolta com o governo, vai no Facebook, repete meia dúzia de clichês ou frases feitas e sente que já exerceu sua cidadania. 

Enquanto isso, a população carente, que nem sabe o que é Facebook morre à mingua, sem atendimento médico brasileiro ou cubano. " Pedro Saraiva

DO MEU BLOQUINHO...

.antes era a cara dos políticos corruptos que não suportava mais olhar na tevê. ou ouvi-los no radio. ou ainda, encontrá-los pelas esquinas da nossa cidade. agora são os empresários criminosos. esses, que envenenam o alimento nosso de cada dia: leite e derivados, sucos, carnes, frutas e hortaliças, sem falar na falta de higiene dos restaurantes e lanchonetes raramente fiscalizados. parece que a humanidade só funciona com alguém de relho em cima. mas, e quem fiscaliza o fiscal corrupto?

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

(clique sobre a foto para ampliar)
Alunos lajeadenses ontem e...

... hoje.


OFICINA DE TEATRO
"Intimidades no Sótão"
Na próxima terça-feira, dia 21 de maio, inicio uma Oficina de Teatro no palco do Espaço Cultural Dr. Wilson Dewes.
Serão 8 encontros, das 19 as 21h.
Informações:
Idade: 18 - 80 anos
16 horas
Maio: 21 e 28 / Junho: 4, 11, 18, 25 / Julho: 2, 9

Inscrições: laurapeixe@gmail.com

Bons tempos: oficina com Amir Addad, em Encantado.








4 comentários:

Anônimo disse...

Falou até da Kely Moraes mas não falou do Schmidt, é difícil ser uma militante crítica...

elacy maria disse...

Comentário sobre o projeto mudAR
Bom Dia Laura, torço muito para que o projeto de arborização urbana mudAR de certo, e não seja apenas um faz de conta para uma foto. Não conheço todo o projeto de arborização, por isso não posso falar muito sobre ele, mas seria bom que tivesse um pronto socorro de árvores, para a gente poder contatar a qualquer hora, quando se vê chegar os funcionários da prefeitura prontos para detonar as árvores, e não somente fazer uma poda bem feita, a pedido de quem acha que sua placa de propaganda não está suficientemente visível, preferem isso a um meio ambiente mais equilibrado, sim, ás vezes tem alguns galhos que precisão ser cortados porque oferecem riscos. Laura eu também não sabia da existência da árvore chamada de Alecrim fui pesquisar acho que é uma boa escolha (não tenho conhecimento técnico sobre árvores, somente sei dos seus benefícios, e da sua importância por um meio ambiente equilibrado), pois as árvores chamadas pata de vaca segundo me informaram na penúltima vez que fui reclamar quando na detonação delas é que são árvores que dão muito trabalho de manutenção, e ai eu perguntei então porque plantaram, até hoje não tenho a resposta. O Ranzi sabe que torço por ele, pois o País precisa de políticos novos e cheios de boas intenções, alguns políticos novos, desta cidade, eu conheço e sei que estão cheios de entusiasmo e boas intenções por um mundo político mais ético e humano. Um abraço Laura. elacy

Bernildo disse...

Vejo muitas críticas à Prefeitura pela autorização fácil à supressão de árvores na área urbana de Lajeado. Mas não podemos esquecer que as autorizações são dadas em função de um pedido de alguém que, por alguma razão, quer se livrar delas. É hipocrisia condenar o corte de árvores desde que não estejam no meu terreno.

Bing Bing Coelho Ricochete disse...

Contemporizador fuleiro esse Bernildo. Árvore na calçada não é 'no terreno' de ninguém, é na via PÚBLICA ! Eu sei que por aqui, e por aí, volta e meia a coisa se confunde, mas a confusão não pode virar a regra. Árvore na calçada, em qualquer cidade civilizada - CIVILIZADA, sabe o que é isso ? - vai ter a proteção tanto do poder público quanto da população, bem educada, esclarecida ! E eu nem vou citar exemplos pra não deixar Lajeado ainda mais pra trás no quesito.