terça-feira, 7 de maio de 2013

VARAL DA INSISTÊNCIA

Ilustra by Martin Lewis

"Você não vai poder ficar em casa, irmão.
Você não vai poder sentar, ligar e dar o fora.
(...)
A revolução não será televisionada.
A  revolução não terá reprises, irmão.
A revolução será ao vivo."

Oil Scott-Heron
Musico americano/1970


DO MEU BLOQUINHO...
A vida pode ser assim: regularizada, carimbada, oficializada, legalizada. Na Alemanha de Hitler, era. Você que chegou por acaso nesse blog, saiba que essa é a minha cidade, Lajeado. Leio que os secretários do meio-ambiente do estado e de Porto Alegre foram presos, envolvidos até o pescoço com a corrupção: licenças fraudulentas, empresário pagando por fora para ter seus loteamentos aprovados e dezenas de outras falcatruas. Como se no interior fosse diferente.
Torci muito para que o Ministério Público tomasse uma atitude em Lajeado. Mas não se manifestaram. A empresa do galinheiro detonou com a barranca do rio Taquari, colocando um cano para botar para fora os dejetos. Ou seria para captar agua diretamente? O MP nunca se manifestou.  Agora torço para que a Polícia Federal visite Lajeado. Tem muita coisa para investigar. Muita mesmo.
Isso não significa que a atual secretaria não mereça uma visita. Merece. Conivência com os podres do passado também merecem passar pelo crivo federal. A história do lixo convence quem?
Lajeado: falta bom senso.
Dizem que o neonazismo é forte na região.
Não tenho dúvidas.

ATUALIZANDO:  REPERCUSSÕES NO FACEBOOK

“Umas tem mais e outras menos... mas todas tem! uma agressão!”

 “quando soube disso não acreditei, tive que ir "in loco" p/comprovar....poramorrrrrrrrrrrrrrrrrrr.....”

“Não acredito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

“Estrela entrou com tudo na onda, mas está cortando bem mais rente... rente ao chão. Em diversos locais... Pois essas "perigosas árvores antigas" seriam um risco.”
 “Alguém lembra do córrego e dos martelinhos movidos a água q tinha naquele terreno dos plátanos decapitados????”

 “Que triste!”

“brincadeira, gostaria de saber quantas árvores eles vão ter que plantar, pelas platanas que mataram?”

 “Isso não é poda, isso é extermínio”

“tentamos salvar elas...............bem vindos a Lajeado!”

“Não entendi o motivo do "crime"....”

“ALÔ...SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE..???”

* Ex-secretaria, né? A vingança de Simone... Que autorizou e o atual secretario apoiou.

“o que restou vai morrer...”

“isto é derrubada ou poda?”

“È CRIME AMBENTAL....”

“Quando convém ao interesse de alguns, não é crime, outras vezes é.”

“Deceparam as árvores e acabaram com o túnel verde que existia. Talvez melhor seria cortá-las, pois no futuro tornarão a cometer o mesmo crime que chamam de "poda".”

“Realmente vergonhoso a falta de sensibilidade e desrespeito com a população, os plátanos eram um patrimônio de Lajeado, só falta agora cortarem os ipês... Basta observar nunca se derrubou tantas árvores como nestes últimos 3 meses, será que há algum incentivo de construtoras ?? O tempo e a PF dirá...”

“fdp mesmo”

menos árvores, mais poluição”

“se prestarem atenção, patrolaram o terreno, só falta agora derrubarem o bambuzal. E pensar que naquele terreno havia uma roda d`Água musical, até o córrego sumiu, agora há um córrego de esgoto, basta olhar para o cano que saia do edifício grudado no terreno...”

“Tem alguma arvore que foi retirada irregularmente? Se fossem o proprietário desse valioso terreno, o que fariam ???”

“É uma vergonha!!!!!”

“ Hipocrisia!”

“Vergonha é morar no mesmo bairro de alguns governantes, ter nossas árvores decapitadas, não ter calçadas (em estado bom para uso), ter um elefante branco no meio do bairro que pretende ser um prédio de 20 andares, pagar um IPTU caríssimo, ter perdido o sol da tarde, sermos carregados por mosquitos todo verão entre tantos problemas.”

“Que paisagem horrível!!Será que as nossas autoridades já foram olhar? O pior é levar algum visitante olhar o Parque do Engenho!!!!”


“Eu moro ali e lamento toda a vez que passo e não aceito terem deixado cortar estas arvores... Eu tinha outra imagem de nossos governantes... achei que iam segurar a barra desta quadra que faz parte do engenho e até reestruturar todo o espaço , pois precisamos mais lugares maravilhosos para as tardes de bate papo e chimarrão... lamentável...”

Começa nesta sexta-feira um evento bem bacana em Porto Alegre: 6ª Festa Literária.
Bota na roda diversos escritores brasileiros, entre eles Cristovão Tezza, Altair Martins, Luiz Ruffato, José Castello, João Gilberto Noll, Marcelino Freire, e muitos outros.

Dia 12, domingo, a participação do escritor lajeadense, Ismael Caneppele na mesa de bate-papoTravessia: da poesia à tela”, onde debate cinema e versos com o professor e poeta, Diego Grando, o escritor de Belém, Vicente Franz Cecim e o poeta pernambucano, Wilson Freire.

Às 17horas, na Palavraria, bairro Bom Fim.
À PROPÓSITO...

Dia 13 de maio, segunda-feira, no Centro Cultural Dr. Wilson Dewes, em Lajeado,  exibição do filme  “Os Famosos e os Duendes da Morte”. Na sequencia,  bate-papo com Caneppele. Às 19h30.


OFICINA DE FOTOGRAFIA
Claudio Zagonel Neto

Aulas terça de noite ou sábado de manhã.

Cel: 9299 9688

EMAIL OBSERVADOR
 @Espírito Santo copiou Berlin e Lajeado não fez por menos, copiou dois. E pagou pela cópia.” Autoria preservada

PARABENS CEEE!
Esperamos que seja verdade.

SESC: PRATAS DA CASA

ARROIO DO MEIO

“O Cineclube Real exibe nesta  quinta-feira, dia 9, às 19h,  Cinema Paradiso, filme italiano de 1988, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore.

  Após a exibição do filme, haverá um bate-papo de interação entre o público, com a presença da convidada especial Maria Cristina Schnack, historiadora e pesquisadora lajeadense. A entrada é franca.”

Maica Gebing
A. Imprensa


CAMINHOS DA COLÔNIA: COQUEIRO BAIXO




”A iniciativa que agita o turismo rural no Vale do Taquari chega dia 19 de maio ao município canção da região. Seis quilômetros de pura emoção em meio a natureza entre as localidades de Linha Pedras Brancas e Arroio da Laje."

Investimento: R$ 40 (translado + lanche + almoço)
Inscrições: 9583-2672 ou valenews@certelnet.com.br

Foto de Alicio de Assunção

CONVITES

1
"Convido a todos para prestigiarem a palestra “Energia solar para um mundo melhor”, ministrada pelo engenheiro elétrico Luis Alberto Maccarini, a ser realizada amanhã, 08/05, às 14h, no auditório do Jardim Botânico de Lajeado.

A entrada é franca e a atividade é parte integrante da reunião ordinária do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Lajeado, e é promovida pela Ong Ecobé."

Elenice Gobbi

2


ARTE NAS RUAS
 Arte pública, pop, pode canalizar uma distração ou reflexão mas, principalmente, a proposta de um rompimento com a paisagem, com o cenário infame de concreto e asfalto.

 Sim, a arte das ruas não precisa de lógica. Que surpreenda, rasgue a rotina.
 Grafite, esculturas, telas, enfim. 
Literalmente, tem aquelas que ensinam ao pé da letra.

 Tempos atrás sugeri que galinhas fossem espalhadas por Lajeado, depois de transfiguradas por artistas.

A inglesa Katharina Fritsch acreditou.
Sempre haverá discussão. Espera-se.



 HORÓSCOPO...

às vezes acredito. acredito mesmo.


8 comentários:

Anônimo disse...

Não esquecendo que a empresa que fez o logo da prefeitura de lajeado, copiado ou não, foi também contratada EMERGENCIALMENTE por 400 mil/ano, a exemplo da empresa cumpanhêra do lixo...

Anônimo disse...

o retrato do PT de Lajeado é o PT de Brasília. Quem seria o nosso Jose Dirceu. Porque está claro: ele existe.

Anônimo disse...

O dinheiro que os ditos criadores da marca cobraram deve ser imediatamente devolvido para o caixa da prefeitura. Caso prefiram ficar com o dinheiro, teremos um crime. Como fica mesmo? Lajeado pode mais. Ou menos. Mais ou menos.

Anônimo disse...

Por que os governos precisam de logotipos? Não é melhor poupar este dinheiro e usar o brasão do município, estado ou país? É por isso que pagamos tanto imposto e não sobra para a saúde e educação!! VERGONHA!

Anônimo disse...

um governo tem um logotipo para mostrar seu modo de ser. se viste o de berlim e nao conseguiu entender, pena. que Deus te ajude.

e, definitivamente, uma marca nao custa muito para um grande projeto. sugiro inclusive pesquisarem o que o sindicato manda cobrar e o que foi cobrado. possivelmente deve ter rolo nesse trabalho. pra variar.

Anônimo disse...

esqueci de dizer. este logotipo do governo federal nao nos representa. creio que fazemos parte daqueles que trabalham para o governo roubar, desviar e entregar pouco para um pais rico sem pobreza.

Anônimo disse...

Por que os governos precisam de logotipos??? Não é melhor poupar este dinheiro e usar o brasão do município, estado ou país??? É por isso que pagamos tanto imposto e não sobra para a saúde e educação!!! ABSOLUTA VERGONHA!!! (2)

Concordo plenamente...

Anônimo disse...

oi... faz algum tempo que não moro mais em Lajeado. Mas creio que deve ser aquela mesma agência que teve problemas com uma revista que tem a ver com a Câmara de Vereadores. Inclusive se pesquisar no Google por "Logo f" verá que eles fizeram um logo para um Posto de Gasolina, que agora é Shell, bem parecido com um logo de antivírus....