terça-feira, 26 de março de 2013

PARTO HUMANIZADO: A MODA DA VEZ



A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Comissão de Integração Ensino-Serviço convidam para o Seminário  Regional para Humanização do Nascimento que acontece no dia 5 de abril, sexta-feira, no auditório do prédio 7 da Univates, das 8 às 12 h  e das 13  às 17 horas.

O Seminário quer chamar atenção para os excessos de cesarianas que estão acontecendo nos hospitais  da região, para a morbimortalidade infantil e para o grande número de nascimentos de prematuros precisando de internação em UTI, revelando a necessidade de qualificação dos profissionais da rede.
Entre as ações previstas no Plano Regional de Educação Permanente em Saúde está o Projeto Humanização do Nascimento. O cenário na nossa região tem mostrado a necessidade de aprofundar essa temática, fortalecendo a linha de cuidado materno-infantil proposta pela Rede Cegonha.

Inscrições: com certificado, no site da UNIVATES (www.univates.br/eventos) ou credenciamento, a partir das 8 h, no local do evento.

Público alvo: gestores, trabalhadores de saúde da atenção básica e hospitais, GTMs e visitadores do PIM, conselhos municipais, movimentos sociais, docentes e estudantes.


“Parto humanizado ganhou adeptas nos últimos anos: Gisele BündchenJuliana Knust e  Daniele Suzuki fizeram também. Dizem.

“O parto humanizado resgata o direito da mulher de escolher o que será melhor para ela e seu filho, sem ter que simplesmente aceitar as regras dos médicos e hospitais", explica a conselheira perinatal Fadynha, profissional que ajuda nos desejos da mãe na gestação e no parto. Essa escolha vai desde uma massagem durante o período das contrações até a posição na hora de ter o bebê.

Cada vez mais procurado, o parto humanizado é, de acordo com a obstetra Valéria Siqueira, um conceito de dar à luz da maneira mais natural possível.

"Trata-se de um parto feito num ambiente harmônico, com o mínimo de intervenção externa. Mas ainda não existe definição protocolar para esse procedimento.”

* Um parto mais receptivo para a chegada das crianças neste mundo é tudo que se quer. Os que já assisti são terríveis: frios, em salas super iluminadas e barulhentas, com enfermeiras quase agressivas dando banho nos recém-nascidos. Um horror. E tem gente que ainda filma esse trauma.
Parto humanizado, se moda, que pegue!





Nenhum comentário: