segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

RENÚNCIA DE BENTO XVI


"Caros irmãos,
Eu os convoquei para este consistório não apenas para três canonizações, mas também para comunicá-los de uma decisão de grande importância para a vida da igreja.
Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, tive a certeza de que minhas forças, em consequência de minha idade avançada, não são mais adequadas ao exercício do pontificado. (...)

Por essa razão, ciente da seriedade deste ato, com plena liberdade eu declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, de forma que em 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a sede de Roma, a sede de São Pedro, estará vaga e um conclave para eleger o novo pontífice deve ser convocado por aqueles que têm competência para isso.
Caros irmãos, eu os agradeço sinceramente, por todo o amor e trabalho com os quais têm me apoiado neste ministério, e peço perdão por todas as minhas falhas. (...)


* A primeira surpresa de fevereiro: nessa segunda-feira,  Bento XVI, 85 anos, anunciou ao mundo que abandona o maior trono religioso no próximo dia 28. O papa  fez o anúncio em um pronunciamento perante um grupo de cardeais no Vaticano. Pitacos bombaram nas redes sociais...

ATUALIZANDO...
Quem sabe também Senador Emérito?

Um comentário:

Anônimo disse...

Confirmado. Segundo a agência de notícias Reuters, o Papa Bento XVI decidiu renunciar após ver a Viviane Araújo desfilando na Salgueiro a frente da bateria.

Dia 01 de março, o cardeal Ratzinger estará no Rio para conhecê-la pessoalmente.