quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PROSA DE LAVADEIRA

A gente tava aqui lavando e  falando do papa Bento que pediu demissão. Pediu as contas. Deus o guarde embora eu mesma nunca tinha simpatizado muito com essa santidade alemã.

Mas é tanta treta e há  tanto tempo imperando naquele inferno subterrâneo do Vaticano, que vou te contar. Um dia a casa cai. Melhor, o palácio. Falam em corrupção como se falassem nas lavanderias dos políticos brasileiros. O Papa velhinho se tapou de nojo. Só pode.

Acho que agora é a vez do Brasil, né Zulmira? 
A gente ainda continua os mais católicos do mundo.
A Zulmira escutou no radio que o censo disse que 64,3 % de nós é católico. Não sei...A cada ano os padres perdem altar e procissão pros  espíritas e pros evangélicos. Sem falar que ta aumentando o pessoal da umbanda e do candomblé.





Mas o que mais tem crescido mesmo são os tais dos agnósticos, aqueles descrentes das verdades religiosas. 
Aqui em Lajeado a Zulmira  disse que tem  uns 52 mil católicos e mais de 39 mil evangélicos e pentecostais. E mais de mil criaturas que vivem aqui disseram que não acreditam em nada dos espíritos divinos. Virge Maria!
E não tinha ninguém da religião judaica, mas tinha 10 budistas e 9 islamitas, sabia? 
E os espíritas? perguntei.
Não chegam a mil. No candomblé e na umbanda não passavam dos 100, isso tudo em 2010.
Mas eu acho que tem muito mais. As casas e os terreiros andam entupido de gente.
Eu falei pra Zulmira que novo  papa vai ser gaúcho. Vai ser o  dom Odilo Pedro Scherer, aqui de Cerro Largo, que tá grandão na diocese de São Paulo.

Por que, bocuda? 
Óia Zulmira,  a Igreja Católica ta perdendo terreno na Europa. Tão até vendendo igreja, não sabia? E os evangélicos tão tomando conta da África onde ninguem tem interesse nenhum porque tu sabe que é uma pobreza só e padre não gosta de pobre. Aí sobra pro Brasil, né? 
Agora empresta o anil?

* fotos de Jane Mazzarino, nos Lençóis Maranhenses.



Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Obrigado Laura.
Essas conversas de lavadeiras são excelentes por isto penso que seria conveniente aparecerem com mais freqüência.