sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DADO GALVÃO & YOANI SÁNCHEZ



A autora do blog Generación Y, desde 2007,  e  vencedora do prêmio Liberdade de Imprensa, a cubana Yoani Sánchez, finalmente conseguiu permissão do governo de Raúl Castro para sair do seu país. Para isso contou com apoio  do documentarista baiano Dado Galvão, diretor do filme “Conexão Cuba Honduras”, que estréia  em Salvador, nesta segunda-feira, dia 18, com a presença da blogueira.

Galvão esteve filmando em Cuba em 2009:
“O que me chamou a atenção na Yoani foram as ferramentas que ela utiliza para narrar o cotidiano de Cuba, mesmo com toda dificuldade estrutural.”

Desde aquele ano, o diretor tem se empenhado para trazer a blogueira ao Brasil. Para isso contou com o apoio do senador Eduardo Suplicy.
Porque do escritor Fernando Moraes, especialista em Cuba, nenhuma força. Inclusive teria dito que não moveria nenhum palito para trazer a cubana ao país. Mas Dado Galvão rebateu dizendo “não um palito, mas muitos foram movidos para que ela viesse. Trazê-la é como ganhar um Oscar”. 

Dado Galvão credita as redes sociais parte do sucesso de sua empreitada para mobilizar a vinda de Yoani:  “Na época era o Orkut, depois fomos para o Facebook. Outras pessoas começaram a ajudar. Eu costumo dizer que eu fui mais ativista do que documentarista.”

Próximo projeto:
“Ir para o Uruguai falar com o presidente Mujica. Vou de bicicleta. Já estou me preparando andando e vou até lá para entrevistar um presidente que mesmo no poder mantém suas origens de luta.”
Na íntegra: http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/internacional/56729/conseguir+trazer+yoani+sanchez+ao+brasil+e+como+ganhar+um+oscar+diz+documentarista+baiano
Yoani Sánchez vem tentando autorizações para deixar seu país desde 2008. Por 20 vezes, permissão negada.  Mas, dia 14 de janeiro mudou a Lei de Imigração. Naquele dia mesmo, Yoani e o marido passaram a noite na fila até o amanhecer para obter o visto:

“Foi um momento muito duro para os funcionários desse escritório, porque eles eram os mesmos funcionários que semanas e meses antes haviam estado negando-me a possibilidade de viajar e dizendo-me que eu não estava autorizada a sair do país. Então, quando abriram as portas do escritório pela primeira vez com a nova lei em vigor, encontraram justamente Yoani Sánchez e seu marido, Reinaldo Escobar. Deve ter sido uma sensação muito difícil, não?”

Agora Yoani escreveu no seu blog: http://www.desdecuba.com/generaciony/

“O Sexto disse que vai fazer um graffiti na minha mala, uma vizinha me deu um amuleto para a viagem e um amigo marcou seu tamanho de sapato para tirá-lo um par...”

Yoani Sánchez também deve participar do 26° Fórum da Liberdade, nos dias 8 e 9 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.


3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Yoani! Todas ditaduras, as de esquerda e de direita, precisam ser combatidas!

Alvaro disse...

Como era de se esperar, Yoani chegou ao Brasil sendo ofendida por petistas pró-ditadura. Inclusive agentes cubanos estão em nosso país para vigiá-la. Para quem está atento nada disso é novidade, esperar o quê de governos que apoiam Cuba, Venezuela, Irã, Líbia ("do grande amigo Kadafi"...), etc...

Anônimo disse...

a ditadura no Brasil veste vermelho. E ai de quem for contra ela. Essa tigrada vai se perpetuar no poder.
Como? Acabam de aprovar mais 2,5 milhões bolsas-família.
Dar é fácil. Quero ver é tirar.