quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DE LAJEADO ABANDONADA


Jornal A Hora dias atras trouxe reportagem sobre o descaso com essa casa em Lajeado. Craqueiros  invadiram a história... É impressionante a negligência  da administração passada com a memória dessa cidade.

Ontem fui até o Parque Histórico e fiquei chocada. Dezenas de peças de museu atiradas, esquecidas. Peças que foram doadas por moradores de Lajeado.


 O coordenador do Parque, Carlos, faz o que pode e montou uma sala de aula de antigamente. Mas falta gente, recursos, admite. Quem sabe um mutirão com os estudantes de História - pensei. 
Deu dignidade a varias peças que estavam jogadas e uma cara ao pequeno museu. A nova administração, especialmente o novo Secretario de Cultura e Turismo, tem aval técnico e boa  vontade para resolver essa questão. É uma lástima que o Parque Histórico de Lajeado esteja atirado as traças, num abandono implacável, com as casa se deteriorando.

Clube de fuscas, de associações cervejeiras e afro, e sei la o que, não se dignaram a dar um apoio ao local, querem só placa bonita pra marcar presença.

10 comentários:

Anônimo disse...

Até onde eu sei o parque histórico foi criado pela gestão pp, que encerrou ano passado. Até quando vão ser acusados? Daqui a quantos anos o pt vai passar a responder por sua gestão? Aí fica fácil, vira vidro e continua sendo pedra...

Anônimo disse...

Parte da cidade jogada as traças!!! E isso é tão claro, mas parece que o governo da cidade não vê que só tem craquento lá "fritando a mente". O lugar é bacana mas é impossivel fazer uma caminhada ou atividade física até o final da ciclovia e não ficar com um sentimento de insegurança.

Clara disse...

Olá

Sou estudante de História e ja levantamos essas discussão diversas vezes em sala de aula. o Parque Histórico de Lajeado pode ser conciderado um local de curiosidades e talvez de um história e memória forçada, empurrada "guela abaixo" anos no Vale do Taquari. Se te interessa pelo assunto, te aconselho uma dissertação de mestrado feita por Gisele Baller chamda de "Espaços de memória e construção de identidades : estudo de dois casos na região de colonização alemã no RS". Um ótimo ponto de vista sobre esse caso.

Ahh, encontra o texto disponível em pdf na intrenet

Anônimo disse...

não te preocupa que agora tudo vai melhorar, pelo menos no discurso. falando nisto hoje li no Jornal Informativo, a declaração de uma secretária, que uma câmara de vigilância de rua custa para o poder público cerca de R$ 500,00 por mês em energia eletrica. Tem algo podre nesta informação.

Anônimo disse...

Concluo que Lajeado, em termos de preservação de sua história, é igual a ZERO. E não é por falta de estudo já que há aqui uma "quase" universidade. Isto se chama ignorância! Ou estou errado?

Anônimo disse...


E onde andam os estudantes do curso de história da univates? Ficar só no discurso não dá!!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Torço para que meus netos não venham a serem alunos de uma “profe” de história que não sei como passou no vestibular cometendo tantos erros em tão poucas linhas. Essa “profe” ainda não percebeu o mentiroso registro histórico que diz ter havido colonização ALEMÃ quando à época não havia a Alemanha como estado. Esse patrimônio que a “profe” desdenha acredito que poderia interessar à Universidade aí existente. Sei que universidades particulares visam especialmente o lucro, mas mesmo assim cresceriam perante a comunidade adotando tal patrimônio.

Jones Fiegenbaum disse...

Sou formado em história pela univates, com mestrado na área pela Unisinos. Primeiro, o parque é temático, TEMÁTICO, cuidado com o termo histórico. Todo seu processo, eu to falando TODO, foi executado de forma errada. Quando de sua instalação, foi buscado uma acessoria para o caso, porém, os portadores da identidade alemã do vale, com os recursos oriundos da linda Alemanha acharam que sabiam dar conta do recado por eles mesmo. Hoje, esse parque nem mesmo tem reconhecimento dentro dos órgãos estaduais e federais, porque foi criado de forma errada. Como vão querer recursos se a base de sua execução foi errada. Outra coisa, sim estudante de história fica no discurso também, ele estuda, ele aplica conhecimentos, mas quem sabe ele está tentando dar voz aos que nunca tem a chance. O discurço do europeu colonizador e abençoado ja cansamos de ouvir.

Anônimo disse...

acho bom vocês se informarem sobre o que o iphan pensa sobre esse "parque histórico" inventado pelo pp.

Anônimo disse...

o que o iphan pensa pouco importa, e os lajeadenses? No mais, não há desculpas para falta de verbas, tá tudo dominado...