terça-feira, 18 de setembro de 2012

VARAL DO CLASSIFICADO

hoje: 2.119 acessos

LAJEADO DE CADA UM


(clique sobre para ampliar)
A imagem captada pelo fotógrafo lajeadense, Caco Konzen, e surrupiada do feicibuki, é metafórica e propõe várias  leituras. A cidade não é nada na sua pequenez. A cidade e um reflexo das nossas neuroses e mesquinharias. Ou das nossas ambições. O concreto não é nada se comparado com as forças da natureza. A cidade numa redoma, abafada por corrupções de todos setores. Ou a cidade protegida por uma redoma onde não é permitido dizer o que se pensa sem que as liderança saquem suas ameaças. Uma cidade tão provinciana e tão sem consciência e política ambiental, que dá as costas para o rio e para sua própria história. Uma cidade sem compromisso com o bem estar da sociedade que só pensa em erguer prédios, fazer loteamentos e derrubar  arvores. E um povo sem voz, sem ética responsável. Lajeado, uma cidade sem identidade, tão sufocante que cabe em uma gota d'água do cotidiano. 

CENCI & ANDREZINHO: GALERA'S


DO MEU BLOQUINHO...


VICENTE BREYER E TRIO

Dia 27 de Setembro
Cafe Espazzo, em Lajeado.
22h

UNIVATES MENOS VERDE

É visível o desaparecimento do verde no campus da Univates. Saem as arvores para dar lugar a estacionamentos. Para onde será que migram as aves e outros pequenos animais? Do que adianta  se vangloriar de 17 hectares de mata atlântica em Encantado, se aqui em Lajeado é essa destruição toda? Então os ônibus não poderiam estacionar fora do campus, na avenida Alberto Muller? 

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...


SE PRESO, FALA...


Será que vão sumir com o homem?
O primeiro, o ex-prefeito Celso Daniel, de Santo André, também arrecadava grana para o pt, e assassinado foi. Li no site do Noblat que Marcos Valério, mais prevenido, gravou um vídeo onde coloca os devidos pontos nos iii. Fez 4 cópias.
Uma mandou para um dos principais réus do mensalão (Jose Dirceu?), para que tomasse conhecimento que existe provas caso a lama da corrupção clareie os bancos do  STF. Outras três cópias do vídeo foram guardadas no cofre de um banco.

Matam Valério ou desaparecem com ele, 24 horas depois, a esposa Renilda envia o video aos jornais O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo.

Preso duas vezes, Valério sofreu certo tipo de violência física que o fez confidenciar aos amigos que nunca, nunca mais, voltaria à prisão.
Prefere a morte.

Através de seu advogado, Marcos Valério negou haver dito que o Lula era o chefe da quadrilha do mensalão.

Mas, segundo a revista Veja - sempre ela!- o publicitário teria feito revelações a pessoas de sua intimidade, inclusive elevando para mais de 350 milhões de reais o dinheiro desviado para comprar deputados dispostos a vender seus votos para o governo.

Bom, se Lula vai dançar na próxima eleição, é cedo ainda para se dizer. 
Mas, diz o Noblat que Aécio Neves  e Geraldo Alckmin já se assanharam.

TRISTE HUMOR

... nascer para esse mundo.

DO MURAL DA INDEPENDENTE


Moradora e eleitora
Lajeado
 
Sou moradora e eleitora de Lajeado. EStou muito decepcionada ao perceber que determinados candidatos a vereadores de nosso município mantenham carros adesivados na rua Júlio de Castilhos durante todos os dias da semana ocupando as tão disputadas vagas de estacionamento da cidade. Que moral possuem para dizer que querem lutar para ajudar o povo? Trata-se de total egoísmo e de falta de ética. O trânsito é um dos maiores problemas de Lajeado e, justamente, quem quer nos reoresentar, está contribuindo para ampliar o problema.


Carlos
Lajeado
 
Bom dia! Tem candidato que acha que quanto maior a placa-cavalete, mais votos irá garantir. Isso já está passando de irritante para ridículo!!



ENQUANTO ISSO ...


AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA

ONTEM
Postagens
12/09/2010, 1 comentário
248 Visualizações de página
07/06/2012, 4 comentários
241 Visualizações de página
18/10/2011, 5 comentários
106 Visualizações de página
14/09/2012
83 Visualizações de página
13/09/2011, 5 comentários
68 Visualizações de página

ACESSOS DE ONTEM
Visualizações de página de hoje        394
                                               
Visualizações de página de ontem
1.851
Visualizações de página do mês passado
33.210



Quando você perceber que, 
para produzir,
precisa obter a autorização de quem não produz nada;
quando comprovar que o dinheiro flui
para quem negocia não com bens, 
mas com favores; 
quando perceber que muitos ficam ricos
pelo suborno e por influência, 
mais que pelo trabalho, 
e que as leis não nos protegem deles,
mas, pelo contrário,
são eles que estão protegidos de você;
quando perceber que a corrupção é recompensada,
e a honestidade se converte em auto sacrifício; 
então poderá afirmar, sem temor de errar,
que sua sociedade está condenada".

Ayn  Rand


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

VARAL DELICADO

Colaboração Tania Regina

EM TEMPO DE SEMANA FARROUPILHA...

photo by Tadeu Vilani 
(clique sobre para ampliar)

Santana do Livramento

DO MEU BLOQUINHO...

.dia desses conversávamos sobre a nossa sorte em lajeado. sorte por termos vivido um tempo de ingenuidade, de fantasia, de acreditar que os "outros" contribuíam para mantermos nossa fé nas criaturas que regiam os destinos da cidade. talvez "a cidade" não fosse melhor nem pior, mas naquela época nosso estofo cultural não exigia muito. hoje acredito que perdemos a entrada da passagem do tempo. antes de tomar a última cuia lembrei das palavras do fotógrafo Sebastião Salgado quando dizia que "a nossa sociedade é muito mentirosa. ela prega como sendo única a verdade de um pequeno grupo que detém o poder." sim, o mundo dos privilégios é distribuídos entre os campadres e salve-se quem puder. quando confrontados com suas amoralidades, ameaçam. e a gente deleta. se cala. parte."

OPS, BAIRRO AMERICANO...

É preciso andar mais pelas ruas e esquinas próximas.
As vezes, a gente se surpreende com as descobertas.

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

photo by  Sara Facio

MAIS DESMATAMENTO


Vasculhando no feicibuki, dou de cara com uma “denúncia” ambiental, ocorrida justamente no Dia Nacional de Proteção as Florestas, já comemorado. As pessoas logo se manifestaram.  Em seguida o post sumiu. Fiquei me perguntando o por que.

 “eu quero ver se algum órgão competente vai cobrar o reflorestamento dessas árvores.”

“Provavelmente o dono desse terreno vai construir algo, se for isso ele deve ter tido autorização, ou será que não se pode mais construir nada em Lajeado pq tem uma arvore no meio do caminho? A Univates esta derrubando uma "amazonia" em Lajeado a cada dia que passa, aí pode?”

“Construir a qualquer custo? Vá criar vergonha na cara  xxxx   Levanta essa bunda da cadeira e vá fazer algo para melhorar o ambiente que vai deixar para os teus filhos. Defendendo o desmatamento? Cade a consciência ambiental? Em pleno dia Nacional de proteção às florestas. Muito bonito.”

“Fotos de desmatamento eu que tenho e vou postar, maquinas da prefeitura destruindo arvores no bairro Moinhos em pleno dia. crime é o que fizeram aqui na esquina da Domenicus Malmann esquina com Castelo Branco.Destruiram centenas de arvores e até uma nascente. denunciei para secretária do meio ambiente e ela ficou tão preocupada que foi tomar um cafezinho.”

“fim da bola........e tem gente que acha isso tudo normal!!!!!!”

“O negócio não é sair cortando árvores indiscriminadamente. Mas e quando você for construir sua casa e tiver uma árvore no meio do terreno? O que vai fazer? Construir em volta?”

“O problema está na cultura do corte. Mto raramente se vê alguma obra respeitando uma árvore! Ninguém, em sã consciência, será contra o crescimento de uma cidade. Evidente que para construir é necessário cortar algumas árvores, mas o que se tem visto tem chocado.”

Laura Peixoto  “O Ceat desmatou e replantou nas "terras" em Carneiros. Agora fizeram um loteamento naquele local e desmataram tudo. Então não venham falar nesse fazdeconta de replantio. Outra vitrine: numa das gincanas do Melinho a imprensa mostrou o plantio de arvores na rua do Canal. Fizeram a calçada no local e detonaram com as arvores plantadas... Mais um faz de conta pra dar vitrine em jornal.”

“ Pior  é que a grande maioria da população de Lajeado acredita - AINDA - que pra ter desenvolvimento e progresso - PRECISA cortar árvore...parece que nem a internet tirou o interior dos anos 50.....”

“As eleições estão aí.”

* Sim... As eleições estão aí. Mas depois do sumiço da imagem, tenho minhas sérias dúvidas. A quem se quer proteger? Mudaram de opinião?

LAJEADO: 22ª FESTA A FANTASIA

Tempo ruim impediu o registro dos fantasiados 
em frente ao CTC...

 mas com o registro dos amigos do facebook...

 Jornal O Informativo
À PROPÓSITO


Os seguranças da FF trabalharam dobrado: revistavam os festeiros na entrada e na saída. Boa estratégia essa, assim...

Por volta das 3 horas pegaram um cara que mora na praia de Canasvieiras, em Floripa, levando quatro celulares e cinco câmeras digitais.

Mais tarde, um morador do bairro Floresta, em Porto Alegre: nove celulares, um iPhone e quatro câmeras digitais.

Os dois foram presos em flagrante. Só pra saber: tão presos ainda?

Um cara de Lajeado de queixa contra um segurança da FF.  O festeiro levou um tapa no rosto na hora da saída. Ou algo assim.

Mas azar mesmo foi do festeiro que veio de Porto Alegre: roubaram o o Clio dele no estacionamento próximo ao Clube Tiro e Caça.

Só espero que para o próximo ano não chova.

THE WALL NO SESC


No próximo dia 19, quarta-feira, acontece mais uma edição do Pratas da Casa Acústico: Tributo a Pink Floyd com a Banda The Wall.

 Ingresso: 1kg de alimento não perecível no SESC e troque  por uma senha – já disponível -  de acesso ao show.

Capacidade máxima: 150 pessoas.

AS MELHORES DO “MEU” FEICIBUKI




sábado, 15 de setembro de 2012

VARAL DA ÚLTIMA FANTASIA

“Choramos ao nascer
porque chegamos a este imenso cenário
de dementes.”
William Shakespeare

UM TIPO INDOMAVEL

 Futebol. Quem sou eu para divagar sobre? 
Como sempre ouço que o Vale do Taquari é um berçário de chuteiras promissoras e que em nenhum outro lugar tem campeonato amador tão grande como por aqui, também vou cobrar um pênalti nesse campinho.

 Na periferia ou clubes sociais, na zona rural ou em ginásios particulares: futebol. Atletas de fim de semana e de meio de semana. Quantos são? Quantos desde pequenos se inspiram nos ídolos de grenais, da seleção e até do Barcelona e seguem driblando suas fantasias de gramado?

Para todos esses sugiro assistir “Heleno”, direção de José Henrique Fonseca, já disponível em locadoras.
Porque se eu, que não morro de amores pelo esporte, fiquei impactada, só imagino vocês que vivem correndo atrás da bola.
Assistam “Heleno”. É um grande filme biográfico, é um maracanã cheio. Uma sensível homenagem  prestada ao time carioca Botafogo.

Deixe seus preconceitos de lado: sim, é filmado em preto e branco para conferir veracidade à época vivida pelo jogador nos glamourosos anos de um Rio de Janeiro da década de 40-50. 

Assistam “Heleno”, que apresenta uma pesquisa de época muito bacana, tanto pelos figurinos e adereços, como pelos cenários escolhidos. Tem uma direção de arte deslumbrante, lembrando filme francês com todas suas sombras e espelhos, metáfora para decadência e vaidade do personagem. Pesquisa musical bárbara, impecável, que não se sobrepõe ao filme, mas sublinha as derrotas e vitórias conquistadas. E ainda traz no papel principal, Rodrigo Santoro, 37, o gol de placa do filme. O melhor ator brasileiro nos dias de hoje – sem receio de cavar falta. E o coadjuvante Maurício Tizumba merece crédito. Sua atuação comove de tão verdadeira.

O drama de Heleno, suas conquistas amorosas e nos gramados, seu envolvimento com o vício, a doença e a decadência.

Não é um filme óbvio, e talvez por isso, as críticas da Veja, a revista mais óbvia da imprensa deste país. 
Claro que não é um filme sobre futebol, é sobre um ídolo e toda a carga dramática que ídolos transferem para suas vidas pessoais. Não é um filme com estética da Globo, mastigadinho. Longe disso. 
De pesquisa, a literatura do jornalista Marcos Eduardo Neves:  “Nunca Houve um Homem como Heleno”.
Assista e depois conversamos.

* Minha crônica jornais A Hora dos Vales, Lajeado, e  Opinião, Encantado.

CHORA CRUZEIRO DO SUL


Que Cruzeiro do Sul 
tenha mais sorte com o próximo governo...
A histórica Casa do Morro completamente destruída...
Uma vergonha para o cidadão cruzeirense.
O governo de Rudimar Müller ainda tem coragem 
de usar a fachada como símbolo 
da Expo Cruzeiro 2012. 

Ta no site da prefa:

"O solar Azambuja foi construída por ordens do tenente Coronel Primórdio Centeno de Azambuja. Em 1872, quando voltou da guerra, construiu sua moradia ás margens do Rio Taquari. 

Um ano após, uma enchente inundou-a e, inconformado, resolveu construir uma casa no alto que mais tarde ficou conhecida como a Casa do Morro. As obras consumiram cinco anos (1873-1878). 
Em 1901, a casa foi vendida em hasta pública. 

Por muitas décadas foi ocupada por inquilinos e finalmente abandonada a própria sorte. 

Suspeitava-se que nela houvesse um tesouro escondido e indivíduos inescrupulosos aproveitaram o abandono para arrebentar paredes e pisos à procura do tesouro, virando ruína. Muitas histórias de lobisomem e fantasmas corriam pela boca do povo. 

A Casa do Morro é gravura integrante do Brasão do Município de Cruzeiro do Sul"

EMAIL OBSERVADOR


@ “... piada: a festa à fantasia em meio à movimentação política.
não dá para saber quem quer fugir mais da realidade, os festeiros ou os candidatos.
não dá saber quem se fantasia melhor. quem gasta mais na fantasia...
não tem como não pensar que uma campanha política é uma fantasia bem/mal construída.
ainda bem que eles acreditam nas suas fantasias porque eu encho o saco da dramatização toda. não creio mais em nada.
eu lembro da Malu contando as suas façanhas na festa à fantasia e me pergunto se hoje elas renderão votos. 
tenho uma colega que diz que se a Malu entrar, cada uma que investigue o marido, pois são muitos votos para ela entrar e se entrar... talvez sejam nossos maridos.... será?” Autoria preservada

DO FEICIBUKI...

"A denúncia na Câmara de Vereadores, toda a repercussão em diversos perfis do face e nos jornais surtiram efeito imediato.

Hoje pela manhã, (5ªf)  funcionários da mesma empresa que construiu, faziam "REPAROS" no túnel da RS 130.

Será que estes remendos resistem à proxima chuva?"

Resistiram?

EMAIL OBSERVADOR


@ “Legal a reportagem sobre a mãe que leva os 5 filhos para a escola de bicicleta!! 

Aqui pela "terra brasilis" é raro conseguir ver e muito menos comprar algo parecido, por isso a alternativa é procurar lojas especializadas que fazem essas bicicletas "estranhas".

Na foto em anexo a minha filha, devidamente rebocada pelo seu dindo, está participando de uma pedalada de quase 40 km! O reboque em questão viabiliza passeios mais longos já que ela já não cabe na cadeirinha e ainda não tem forças para nos acompanhar. 

Já fui parado na rua por alguns pais pedindo onde comprei a bicicleta, por isso se tiveres interesse em divulgar essa informação no teu blog a loja é a Faccin Bicicletas (3713-2281) e fica em Santa Cruz do Sul.” Autoria preservada


REGRAS DE "MARKETING" PARA CANDIDATOS


Não use carro de som! Nossos ouvidos agradecem!

 Se você não tem perfil de líder não assuma nada, nem para vereador.
Liderança não se cria em um cursinho de autoajuda. Ela é forjada com tempo, experiência, maturidade, erros e sentimento. Está no sangue, caso contrário você no máximo é um chefe.

3ª  Seja objetivo em seu discurso, não perca tempo nos 15 segundos iniciais agradecendo às pessoas presentes. Vá direto ao ponto, saiba que o cérebro não consegue prestar atenção em algo por mais de 5 min. Ele devaneia rapidamente por não agir de forma linear.

4ª  Marketing pessoal é para pessoas que não tem brilho próprio. Aquelas que falam demais não me conquistam, prefiro as mais silenciosas e que vão “direto na veia” dos assuntos, pois sei que elas fazem acontecer – trabalho com t&d e sei muito bem o que estou dizendo.

 Cuidado com quem você anda. Seus correligionários podem literalmente “queimar o seu filme”. Não é uma questão de preconceito, mas sim de conceito e seriedade. Ninguém vota num rostinho bonito ou no filho do amigo sem vocação – só o dizem na frente mas na urna os dedos vão para os números de pessoas sérias.
   Tenho MBA em marketing pela Espm e não se sabe de onde surgiu este tal de “marketing político”. Lembrem que os “publicitários” Duda Mendonça e Marcos Valério estão envolvidos em corrupção ativa, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e “otras cositas más” ... Mas que baita mar”qu”eting!

 Não tire foto do lado de brinquedos novos da pracinha, nem use isto como promoção pessoal. Você está fazendo seu trabalho e nada mais. Isto lembra Odorico Paraguaçu tentando inaugurar o cemitério de Sucupira. (e nos envergonha).
 Sua trajetória de vida e as pessoas que o cercam é que diz quem você realmente é. Por isso cuidado com quem você anda ou andou pois as atitudes delas respingam em você na mesma proporção.

Depois de eleito saiba que você terá um dos trabalhos mais ingratos que existe pois todos reclamam de tudo. Você está lá para trabalhar e não para catarse em reuniões apaixonadas por soluções (just do it).
Saiba que um profissional da área privada não consegue trabalhar com decisões “debatidas” e que um profissional da “política” não sobrevive numa empresa por mais de 30 dias – também já vi isso acontecer.

10ª  Tem tanto amador na politicagem (a política já é bem outra coisa) que isto me assusta. Se eu tivesse cara de pau até tentaria algo nas próximas eleições mas não consigo bajular ninguém e tapinha no ombro é só para amigos de verdade.

E para finalizar: se você vencer as eleições, seja homem de verdade e chame seu oponente vencido para ajudar a governar!

Luciano Galvan





sexta-feira, 14 de setembro de 2012

VARAL NO PARANÁ

Colaboração Judite I. Schmatz

“A paz não é um sentimento
de parado no tempo, estagnado.
Não,
tem uma dinâmica interna,
você vai pela vida
e tem amor,
tem amizade, tem aventura,
viagem, surpresa, sexo,
alegria, dinheiro...
Tem tudo nessa paz.”
Nelson Motta
escritor, crítico musical


TRILHA SONORA HISTÓRICA




LUTA + VÃ


O lajeadense Álvaro Santi, em breve na cidade para lançar seu novo livro de poesia, avisa que ele já se encontra disponível na Feira do Livro de Lajeado, no estande da Livraria Cometa.  O livro traz prefacio do poeta Ronald Augusto:

“Luis Augusto Fischer no prefácio a Dança das palavras (1998), livro de Álvaro Santi, define o poeta em geral como um cara que “passa a vida tentandodizer, de um modo peculiar e intransferível, o que tem para dizer”. 

De minha parte gostaria de retorquir essa afirmação apenas em um detalhe – e por detrás deste detalhe vislumbro toda a beleza da poesia enfeixada em Luta + vã. Na verdade o poeta passa a vida dizendo, de um modo singular e intransferível, o que tem para dizer. A noção equivocada de que o poeta tenta dizer indica uma aposta renitente na tardia dicotomia entre forma e conteúdo. Mas um poema – e Álvaro Santi, como todo bom poeta atento ao fine excess da poesia, sabe que um poema – é feito da mesma matéria de que são feitos os sonhos, por isso um poema quer dizer muitas coisas e, no entanto, não diz.