quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

W. EUGENE SMITH: A VIDA COMO ELA É


“Eu sou um idealista.
Muitas vezes eu sinto que eu gostaria de ser um artista em uma torre de marfim.
No entanto, é imperativo que eu fale para as pessoas, então eu devo abandonar a torre de marfim.
Para fazer isso, eu sou um jornalista e um fotojornalista.

Mas estou sempre dividido entre a atitude do jornalista, que é um gravador de fatos, e do artista, que muitas vezes esta  necessariamente em desacordo com os fatos.
Minha preocupação é princípio de honestidade, acima de tudo honestidade comigo mesmo ...” disse certa vez  W. Eugene Smith, fotógrafo norte-americano  (1918-1978).
 Família de civis japoneses cercada por fuzileiros navais norte-americanos após a batalha pelo controle de Saipan, no Japão – Julho de 1944 

Tomoko Uemura in Her Bath Minamata, 1972


  É no dia a dia, que se faz, ou não, o fotojornalista...  E Eugene Smith é uma unanimidade entre os profissionais das câmeras pela obra que produziu e pelo que representa para a fotografia jornalística e editorial.

O mundo continua em guerra e sua obra é de uma contemporaneidade que nos cala. Enquanto o resto do mundo se diverte.

Nenhum comentário: