segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

DOCE DE MÃE


Fernanda Montenegro volta a Globo dia 27 de dezembro no especial “Doce de Mãe”, uma comédia deliciosa e humana escrita por Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco especialmente para Fernanda.

Na história, Picucha fica sabendo que sua empregada Zaida há 27 anos com ela, representada pela experiente atriz gaúcha Mirna Spritzer,  vai deixá-la. Acaba Picucha convocando os quatro filhos para contar a novidade:  quem vai cuidar da mãe no fim da vida?
Mas a rotina  de Picucha é movida por duas grandes paixões: o samba e a culinária. E sem temer a morte cita Fernando Pessoa para explicar a Zaida esse sentimento:
 “A morte é uma curva da estrada, morrer é só não ser visto”.

Mas, é na cozinha que Picucha revela seu talento agregador:  ambrosia de derreter na boca, cuca de banana dourada, bolo malhado, figo recheado com nozes, “cuecas viradas”, e nada é tão especial quanto as panquecas flambadas, que acabam causando discórdia na família. Disputadas garfo a garfo, são sempre o destaque do Natal quando Picucha convida os filhos para um jantar especial onde servirá as panquecas flambadas: Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Suzana (Mariana Lima), Fernando (Matheus Nachtergaele), a neta Carolina (Elisa Volpatto) e a nora Florinha (Áurea Baptista).

Em clima de festa, com brindes de champanhe, Picucha anuncia o casamento de Zaida e sua imediata mudança para outra cidade.
O que era para ser um momento alegre deixa todos em estado de choque.

O programa foi gravado em setembro, em Porto Alegre e beira a realidade de muita gente. Um drama que esta na ordem do dia. Só em Lajeado, dezenas de famílias estão internando suas mães em asilos e casas de saúde. Sinal dos tempos. Nossos pais duram mais, os filhos trabalham mais e as cuidadoras estão trabalhando nos aviários.

Mas Picucha da de dez a zero em qualquer “Doce Mãe”.
“É uma história real, crível e muito engraçada. Ao mesmo, traz uma reflexão sobre as relações familiares, sobre a questão do idoso e de como as famílias se preparam para cuidar dos mais velhos.” - diz a diretora Ana Azevedo.

Assista na próxima 5ª feira, logo após “Salve Jorge”.

Nenhum comentário: