quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A QUESTÃO INDÍGENA NO VALE


Em julho deste ano, o Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), deputado Miki Breier (PSB), fez um roteiro de visita a duas comunidades indígenas.

Em Estrela, 30 famílias Kaingang vivem em uma área próxima a BR-386. Há mais de trinta anos no local, o grupo aguarda a transferência para uma outra área, em razão das obras de duplicação da via.

A comunidade conta com 60 crianças e tem escola até a quinta série.
 “A principal dificuldade é quanto ao atendimento na área da saúde.

As mães relatam casos de desidratação entre as crianças em pleno inverno”, afirma Miki Breier. A tribo também destacou a dificuldade de acesso aos principais programas de renda mínima do governo federal.

Na comunidade de Lajeado, o Cacique Francisco dos Santos relatou que o grupo também enfrenta problemas em relação à insuficiência de alimentos para o grupo de 80 pessoas.

“Vivendo predominantemente do artesanato, eles reivindicam um local no centro da cidade para expor e vender os produtos feitos na aldeia”, assinala Miki.

Os dados colhidos nos dois locais farão parte do relatório da subcomissão sobre a situação dos povos indígenas no Rio Grande do Sul.

 “Quem dera as pessoas apressadas de hoje pudessem compartilhar alguma coisa, algum hábito, algum dos costumes que foram cultivados pelos nossos índios por tanto tempo. Os mesmos que cuidaram do nosso país até uns 500 anos atrás, data do início do nosso progresso.

Quem dera as pessoas estivessem menos preocupadas com as aparências ou com os próprios problemas, para pensarem se vale a pena culpar todos os índios, exigir um comportamento coerente, mas sem lhes dar a devida condição.

Eduardo Costa, na íntegra: http://www.independente.com.br/blog.php

Nenhum comentário: