sexta-feira, 20 de julho de 2012

VENÂNCIO AIRES: PRESERVAÇÃO VERDE

Isso é o que se pode esperar de um verdadeiro Conselho de Cultura...
Leio na ZH que em Venâncio Aires, que exatamente no Dia Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural, na ultima terça-feira, o prefeito Airton Artus assina um decreto que tomba para o patrimônio histórico e cultural do município três árvores que, até então, eram reconhecidas apenas por suas belezas naturais e históricas.

A figueira (Ficus organesis) de Linha Silva Tavares, a açoita-cavalo (Luehea divaricata), do bairro Santa Tecla e a magnólia (Magnolia liliflora), localizada em Linha Erval Mirim, passam a ficar imunes ao corte.

O decreto refere também que qualquer projeto arquitetônico previsto para os terrenos onde estão localizadas as árvores tombadas, deverá adequar-se à preservação das mesmas. 

O tombamento foi comemorado pela presidente do Conselho Municipal de Cultura, Cloé Azambuja, que há anos estuda a história das três árvores.

Ao lado do secretário Ronald Artus, ela destaca que a figueira, conhecida como Figueira Centenária já estava imune ao corte desde 2002, no governo do então prefeito Glauco Scherer.

"As duas outras árvores receberam indicação de Noemi Machado (magnólia) e Dulce Leindorf (açoita-cavalo) e foram incluídas nessa medida de proteção", explica. 


Cloé Azambuja justifica as indicações ao destacar a necessidade de reconhecer e preservar o patrimônio do município.

"Precisamos despertar na população de Venâncio Aires o amor pelo seu patrimônio histórico. No centro da cidade não temos mais nenhuma construção com mais de cem anos. No interior estamos trabalhando para preservar o que ainda restou", reforça. 


Uma placa que será colocada em cada localidade vai  identificar a espécie de árvore e sua referência histórica junto às comunidades. 



Em Lajeado, por decisão estúpida da Prefeitura, as figueiras que existiam na praça ao lado do Pavilhão do Fernandes Vieira, no CENTRO da cidade, foram transferidas para o Parque dos Dick  e não sei se não morreram.

Venha para Lajeado, Cloé!

3 comentários:

Anônimo disse...

e nos Dick estão lindas, agora tem visibilidade pra elas, na entrada a esquerda perto das pontes....drrrrrrr

Anônimo disse...

Vá para Venâncio, Laura!

Anônimo disse, disse...

... que o teu PV ajudou a eleger, e agora pousa de Madalena arrependida!