sexta-feira, 20 de julho de 2012

TEMPO DE HOMENAGENS

1901-1952

Dia 25 de julho é o dia do Colono, do Escritor, dia do São Cristóvão por isso também dia do Motorista. Aqui no rio grande do Sul também é reconhecido como dia da Imigração Alemã. No calendário maia é o Dia Fora do Tempo

Mas, em Santa Catarina comemora-se – ou não –  o Dia Internacional da Mulher Negra. A data homenageia a jornalista e educadora Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a integrar a Assembléia Legislativa daquele estado.

Antonieta, do Partido Liberal Catarinense,  foi deputada  entre 1935 a 37, como suplente convocada. Depois, entre 1947-1951, pelo partido Social Democrático.

Hoje, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina concede anualmente a Medalha Antonieta de Barros a mulheres com relevantes serviços em defesa dos diretos da mulher catarinense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Antonieta de Barros. Aqui em Lajeado outra mulher fez história sendo a primeira vereadora, a primeira prefeita, nunca perdendo uma eleição, vencendo preconceitos e dificuldades de toda ordem, inclusive deputados, raposas, medalhões, mídia petralha, etc.