quinta-feira, 12 de julho de 2012

A FENDER DE DYLAN



Dawn Peterson, moradora de Nova Jersey, Estados Unidos, jura com os pés juntos que guarda no sótão de sua casa  uma guitarra que pertenceu a Bob Dylan - que desempenhou um papel significativo na história do rock and roll. 

O pai de Dawn, Vic Quinto, trabalhou para Dylan como piloto , na década de 1960.

Quando Dylan  trocou seu violão acústico por uma guitarra Fender Stratocaster, no palco do Festival Folk de Newport, em 1965, os fãs mais puristas o vaiaram. Disseram que Dylan tinha se vendido ao sistema.  Mas esse momento em sua carreira  foi considerado uma data revolucionaria na contracultura dos anos 60.

Dawn Peterson conta que seu pai sempre dizia que Dylan teria deixado três guitarras no avião que o levara para o festival de Newport.   Anos depois, quando Dawn assistiu imagens de um documentário de Dylan tocando em Newport,  percebeu que a guitarra no filme  era a mesma que estava no sótão de sua casa e que contribuíra para mudar a história do rock americano. 

Especialistas que certificam guitarras para o Rock and Roll Hall of Fame, dissram que há evidências de que Stratocaster Peterson é de fato o instrumento que Bob Dylan tocou no festival de Newport em 1965.

Hoje, o valor da guita é estimado entre 300 a 500 mil dólares.







2 comentários:

Anônimo disse...

Bob Dylan, bla bla bla...

Revoltada da Cohab disse...

os homi bom tão tudo véio.