quinta-feira, 7 de junho de 2012

ASFALTO BURRO, MAS LUCRATIVO PARA MUITOS...



“O progresso por meio do asfalto, que para muitos é visto como inevitável, é questionado por ambientalistas, que observam o impacto gerado pela massa cinzenta.

O geólogo Everaldo Ferreira, que coordena o Curso de Engenharia Ambiental da Univates, cita dois pontos danosos, em termos ambientais, quando se trata de asfalto.

1  “O asfalto eleva muito a temperatura e é uma das razões que têm deixado as cidades muito quentes. Basta perguntar para as pessoas que antes não tinham asfalto em frente da casa para saber quanto elas notaram a sensação de abafamento depois da pavimentação.”

2 Com o asfalto sendo impermeável, o escoamento natural da água se altera. A chuva que deveria se infiltrar lentamente na terra até atingir o lençol freático, acaba muito rápido sendo transportada superficialmente para os rios e afluentes. 

O professor da Univates também recomenda para construção das vias o uso de concreto, uma experiência já presente nas ruas de Lajeado. Em três paradas de ônibus se optou pela retirada do asfalto e o assentamento do concreto. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Se a opinião sobre qualquer assunto vem da "fonte Univates" ou é mentira, ou veio da internet. Dá prá acreditar?

elacy disse...

Bom dia Laura, agora que um Doutor falou quem sabe, o povo começa a pedir calçamento ao invés de asfalto dentro da cidade, principalmente na frente de suas casas. Laura eu me esqueci de dizer, no outro dia, que o que ainda salva o centro de Lajeado de sua feiúra, são os Garis que são bons, porque depois que eles passam que é de manhã cedo, deixam a cidade limpa, conseguem limpar até as lixeiras, que alguns empresários entulham de restos de refeição, e de manhã cedo estão espalhados pelas calçadas, e também pela Julio que ainda não tem asfalto. Um abraço elacy