segunda-feira, 9 de abril de 2012

DO BLOG DO OLIDES


Assunto que sempre me interessa...

48 ANOS DA DITADURA:
A ILHA PRESÍDIO

“Assim que o barco atracou na Ilha das Pedras Brancas, mais conhecida como Ilha do Presídio, às 10h50min do último domingo, alguns passageiros barco, sentiram um suor frio percorrer o corpo. Muitos nunca tinham sequer sonhado em um dia estar ali, numa visita, mas outros, que estiveram presos naquele local, tiveram uma sensação estranha.

Pela primeira vez, retornava ao local onde esteve preso por 90 dias e foi torturado, na década de 1960, durante o regime militar.
– Vi horrores aqui – conta Marcelo Porciúncula, de 70 anos, com os olhos marejados. O deputado Raul Pont, era uma das 25 pessoas que atravessaram rio Guaíba, em uma viagem de 25 minutos, até a ilha presídio. O deputado se emocionou ao falar sobre o tempo em que esteve preso na Ilha. “Naquela época, não fui preso... Fui sequestrado por membros da Operação Bandeirantes (OBAN) uma estrutura policial clandestina.”

Um comentário:

Anônimo disse...

favor corrigir no texto: O RAUL JORGE ANGLADA PONT "RENE", era uma das 25 pessoas que atravessaram rio Guaíba. Foi militante do Partido Operário Comunista (POC), atuando no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde foi preso em 29 Agosto de 1971.