sábado, 30 de abril de 2011

VARAL DE PEDRO MARTINELLI


" Nunca ousei ser  um radical na juventude,
por medo de me tornar um conservador 
depois de velho."
Robert Frost

HIPOCRISIAS


Quando terminou o feriadão de Páscoa, as tristes estatísticas rodoviárias: só nas estradas federais foram 175 mortes e 2.274 feridos. No estado 31 pessoas perderam a vida  e 4.714 condutores foram multados. Desses, 1.142 por excesso de velocidade, 640 por ultrapassagens proibidas, 565 por não usarem o cinto de segurança e outros 60 por embriaguez.  Um verdadeiro Haceldama como diz a Bíblia, só que em campo brasileiro.
*
Pressa. Desatenção. Bebedeiras.
Mas, há quem diga que a frota de veículos aumentou escancaradamente, enquanto as estradas continuam as mesmas.
Dizem também que no volante perdemos nossa identidade humana e assumimos a de predadores bestiais.
Eu não  digo nada. Só observo de cantinho...

De um lado, as divertidas e sensuais publicidades das grandes cervejarias: beba com moderação. Mas, beba! Do outro, a Lei Seca.
E na esquina, postos de gasolina vendendo bebida alcoólica.
O mesmo com a Campanha do Desarmamento:
De um lado, a bandidagem cada vez mais fortemente armada.
Do outro, o cidadão cada vez mais desamparado.
E na esquina, a Polícia mal equipada. E mal paga.

Assim podemos seguir traçando paralelos sobre o Meio Ambiente, Cultura, Obras, Saúde, enfim. A moral de cueca. E as cuecas esfarrapadas e sujas.
É o nosso mundinho Fábula de Esopo: de manhã, missa. De noite, espíritos imundos. 
Ou coisa que valha.
*
Dias desses, saindo de um restaurante em Estrela, vi um homem de 60 anos, ou mais, jogar na calçada a bituca do cigarro. Ao seu lado, uma lixeira. Do outro, o neto.
É tão pouco? Mas faz tanta diferença. Lixo no lixo, não dirigir quando beber, apagar a luz quando... Até posso ouvir meu pai:
- Primeiro os mais velhos...
- Fecha a porta do armário!
- Antes lava as mãos.
- Respeita tua professora!
- Escova os dentes agora.
Educação vem de casa. E se não vem acabamos nos deparando com a face monstruosa da humanidade. Essa que nos rodeia e que mata no trânsito, mata nas sinaleiras, mata nas escolas.
*
À propósito: minha solidariedade à Fazenda Vilanova, em situação de emergência devido ao temporal da semana passada. Como o prefeito, a descrença na Defesa Civil: “Receberemos o dinheiro depois que tivermos reconstruído toda a cidade.”
Se receberem.
Se.

* Minha crônica nos jornais Opinião, A Hora e http://www.regiaodosvales.com.br/noticia/noticia.php?id=32650

MORRO GAUCHO SOBREVIVE?

No alto dos seus 600m, ainda viceja parte da Mata Atlântica, com Palmitos, Figueiras, bromeliáceas, orquidáceas... E com espécies de animais e plantas em perigo de extinção, como o papagaio Sabia-Cica, o Macaco-Prego, a ave Pavó, Bacurau-tesoura-gigante...


Será que conseguiram transformar em área de proteção ambiental?

O que pode haver de mais bonito em Arroio do Meio que vale uma vida de preservação?

Penso nisso quando vejo as imagens divinas de Cláudio Zagonel Neto no Morro Gaúcho e redondezas.

PROJETO PORTAL CULTURA SESC

Ontem à noite, fomos prestigiar o espetáculo de teatro amador de Encantado, com o Grupo Artes e Sonhos da Escola Estadual Monsenhor Scalabrini apresentando “Conversando com os livros”.

O destaque ficou por conta do ator e diretor Daniel Burghardt, que um dia pretende ingressar na faculdade de artes cênicas da UFRGS.
E deve! Ainda vai fazer muito sucesso.

Na pequena, mas significativa platéia:

Rodrigo, Andréia e Mariana Mafassioli Branchier

Carolina Diehl Kochenborger e Anna Carolina Schuh Vier

 Fredolino, Gema e Clarissa Ferreira
 Patrícia Yomazzini, João e Roberta Ferreira
 As atrizes Maria Flavia Dresch e Solange Brandt
 Joel Regis, Mateus Felipe e Alexsandra Schaifer


Ana Carolina Ferreira, Milena Giacomini e Zenaide Casimiro

DELUBIO, A VITORIA DA PODRIDÃO


Integrantes do Diretório Nacional do PT aprovaram na noite de hoje (29) o retorno ao partido de Delúbio Soares, considerado como pivô do mensalão de 2005.
A vitória de Delúbio foi esmagadora. Ele contou com apoio de 60 dirigentes. Apenas 15 votaram contra. Outros dois não opinaram.
Apesar de não ter participado da votação, o ex-presidente Lula foi um dos que apoiaram o retorno do ex-dirigente.
A expulsão de Delúbio, tesoureiro do partido por cinco anos, ocorreu no auge do escândalo do mensalão, em outubro de 2005.
No ano seguinte, ele foi considerado pelo então procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza como um dos líderes do suposto esquema de corrupção.
O esquema do mensalão envolvia a compra de apoio de congressistas para projetos de interesse do governo.”

DA SÉRIOE: COMIDINHAS...


“Catação de formigas é o serviço que os índios brasileiros prestaram ao chefe Alex Atala do restaurante Dom para ficar em 7º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo - eleição feita anualmente pela revista britânica Restaurant.”

LONDRES X COLINAS


A imponente abadia de Westminster onde casou Katty e William tem história. Se interessar, clique no wikipédia. Ta tudo lá. Cada um que subia ao trono inglês construía mais uma torre, um capela.

Essa obra monumental de arquitetura já foi dos monges beneditinos. Em 1534, o terrível Henrique VIII corta relações com Roma, rejeitando sua autoridade, só porque o papa Clemente  VII não autorizou a separação entre ele e Catarina de Aragão. Daí a origem da Igreja Anglicana. Palco de coroações e de enterros grandiosos. E de sepultos famosos como Newton, Darwin, Dickens e mais uns três mil não tão famosos assim.
Os anglicanos se baseiam numa doutrina de inspiração protestante.



Depois do casamentão inglês, lembrei que nas minhas andanças pelo Vale do Taquari descobri essa igreja em Colinas.
Na lateral, se não me engano, li que era Anglicana.
Quem é da região que me corrija...
E se não me engano mais ainda, o bairro Igrejinha, criado em 1995 em Lajeado  leva esse nome por causa de uma Igrejinha que lá existia. Na sua origem, também anglicana. Mais tarde, adventista.
To variando?

STYLO CAMUFLAGENS URBANAS


 Trajes desenvolvidos especialmente para os anti-sociais e para aqueles que não desejam ser reconhecidos em lugares públicos como, por exemplo, em Lajeado na esquina da Alberto Pasqualini com Gal. Mallett, às 23h...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

VARAL INGLÊS



Photo by David Redfern

“Veja bem, a bala é falsa,
mas o sangue é de verdade!”

HUMOR DO DIA

TRILHA SONORA


PRÉ - DIA DAS MÃES...


Photo by Elena Metcalf
A Pascoa tardia quase encosta no Dia das Mães... Nas escolas a criançada já prepara seus presentes. Penso que nada, absolutamente nada, se compara com os cartões criados por elas: alinhavados, borrados, manchados. Ou bem recortadinhos.
Pena que depois os filhos crescem e a gente fica no prejuízo:
sem cartão. Ainda bem que a Gabi ainda não cresceu!..

EM TEMPO DE BANDA...


Banda da Marinha nos Dick ontem à noite
Jornal O Informativo

... a Secretaria de Cultura e Turismo de Teutônia convida todos os alunos de música da cidade para a participar da Banda Juvenil  que a prefa pretende criar.
A inscrição pode ser feita gratuitamente no Centro Administrativo ou no Centro Cultural 25 de Julho, no Bairro Languiru.
Mais informações pelos telefones (51) 3762-1263 ou 3762-1033.

A REALEZA INSPIRA


Tela de Evandro Prado na expô handMADE, Sampa.

RIO X GOOGLE: TIREM A ROCINHA DAQUI!


O Rio de Janeiro tem 481 favelas e 144 complexos com favelas. Todos bem destacados pelo Google Maps.

Só que, a quatro anos dos Jogos Olímpicos na cidade, o Google Maps dá o mesmo ou mais destaque a favelas e complexos que aos bairros da classe média carioca, deixando o governo enlouquecido.  Desde 2009, o governo carioca pede correções.

O que então se apresentava como "impossível" para a Google  tornou-se agora alterável "no prazo de seis meses a um ano".

"Um absurdo!", queixou-se a prefeitura do Rio, chefiada por Eduardo Paes.
"Não tivemos intenção de difamar", desculpou-se o Google, que mostra com mais destaque a Favela da Vila da Imaculada Conceição do que o bairro Cosme Velho, onde se situa o bondinho do Corcovado.

 O certo é que numa era em que o Rio e todo o Brasil pretende estar mais maquiado possível por conta do Mundial 2014, dos Olímpicos de 2016 e da suposta liderança dos BRICS, tirar (ou pelo menos esconder) as favelas do mapa é prioritário.

Nem que para isso seja preciso pôr a Google de joelhos.
Fonte: IONLINE

MAIS SEGURANÇA...



“A Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) deve entregar nesta sexta à Secretaria de Segurança Pública (SSP) a lista de solicitações a serem implementadas em órgãos de segurança sediados em Lajeado:
Prioridade n°1- Construção de um presídio, como ferramenta fundamental da repressão e ressocialização.
Prioridade n° 2 – Implantação de políticas públicas estaduais no enfrentamento à drogadição.
Prioridade n° 3 – Mais efetivo, aparelhamento e modernização das polícias (Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Patrulha ambiental).
Prioridade nº 4 – Instalação do núcleo regional do IGP na comarca de Lajeado.
Apoio comunitário
A entidade discutiu também a ampliação da Delegacia de Polícia de Lajeado.”

VEJA MAIS POBRE

Do jeito que a revista VEJA acumula processos, deve acabar quebrando. Ou contrata advogados mais competentes.
Acabou de sair na mídia que o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do pt de Sampa, ganhou na justiça R$ 50 mil de indenização por danos morais da Editora Abril.
A VEJA publicou em 2001, um  texto “difamatório” contra Marinho, por  ocasião da sua viagem à Alemanha, que tinha como objetivo tentar evitar demissões da Volkswagen no Brasil. Na época ele era presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT.

Outro que entrou contra a revista e ganhou foi o  procurador da República em Rondônia, Reginaldo Trindade: deve receber  R$ 35 mil por danos morais. Trindade se sentiu vitimado pela VEJA na matéria “Sequestro Fajuto”, publicada em abril de 2008. Segundo a ação na justiça, a revista o acusou de ser conivente e omisso com a exploração de madeira e diamantes na Reserva Roosevelt, onde ocorreu uma chacina de 29 garimpeiros por índios cinta-largas em 2004. Na época, um representante da ONU estava em companhia do procurador e todos acabaram reféns dos guerreiros silvícolas por quatro dias. A situação foi contornada com a chegada do ex-presidente da Funai, Márcio Meira. A revista também insinuou que o seqüestro seria um "farsa" encenada.




O ex-governador do Distrito Federal,Joaquim Roriz: R$ 100 mil de indenização, por que a VEJA, em vez de informarem o leitor objetivamente sobre denúncias, com base em fatos, gravações, testemunhos, cruzamento de informações, fez reportagens onde chamou Roriz de "Vitor Corleone".
Fonte: sganoticias.blogspot.com

KATE E WILLIAM



“Sejam quem Deus quis que vocês fossem”
Deão de Westminster

WILLIAM E KATE



Ainda não vi imagens de Catherine Middleton na blogosfera, mas pela tevê lembrou o vestido de Grace Kelly, a rainha de Mônaco: rendas transparentes, acinturado.

O casamento real deve inspirar muitos casamentos daqui para frente. Serão mais cool, para usar uma expressão que os ingleses gostam muito.
O chic será um casal de padrinhos. Voltam os pajens.

E o que mais gostei: a abadia de Westminster repleta de arvores no seu interior. Uau!
Como disse o cara do sermão: “Não vos conformeis com esse mundo, mas o transformai.”

quinta-feira, 28 de abril de 2011

VARAL ARTE


“A música deve ser ouvida no silêncio
e na solidão
porque ela conversa com Deus”
Zacharow

UM BOM TEMPERO, UM BOM BOM PÚBLICO!

O Espaço Cultural WD lotou ontem à noite para ouvir o Sexteto Temperado Brasil, formado por um trio de sopros – sax, trompete e trombone -  sustentado por uma guitarra, baixo e batera. Dentro da proposta do grupo, a pesquisa musical no mundo do blues e jazz, além da consagrada bossa nova.
Promoção da Casa de Bach e patrocínio exclusivo da Motomecânica.

Astor Dalferth, Jilvan Ferreira, Lucas Brolese, Marcos Grün, Rodrigo Görgen e William Bayer mandaram ver no instrumental.

 Jilvan Ferreira surpreendendo a platéia!
 Karin e Wolfgang Collischonn
 Jacó e Esther Weiand
 Leonda  Barbieri, Juciara Hregory e Adriana Gonçalves
 Leonel e Karina Pretto e Ana Paula Kappler
 Irene e Bárbara Klufke
 Marcos Eidelwein e Alessandro Cenci 
 Margarita Rosa Gaviria Mejia e Juan Carlos Dominguez Soler
 Lucas e Nicolas Gabe

João Kroth e Lucas Horn

EITA RINCÃO DOS CASCALHOS!

 @ Classificador de Veículos usado para evitar que caminhões e ônibus deixem de pagar o pedágio...
Fica ao lado da Praça de pedágio de Rincão do Cascalho, em Portão.
Veja que pela sinalização dever ser algo oficial e previsto no código de trânsito.
Passo semanalmente por lá, e quando não está chovendo, enfrento o classificador.


Os postes laterais não existiam no projeto original, mas com o tempo alguns caminhões, subiam com uma das laterais por cima do classificador, para ludibriar o classificador, o que obrigou a colocação destas balizas.”
Roberto Ruschel

PROJETO PORTAL CULTURA SESC


Nesta sexta-feira, 29, a peça “Conversando com os Livros”, do grupo Artes e Sonhos, de Encantado.
 A apresentação ocorrerá no Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135), às 20h.
A entrada será R$3,00 para comerciários na apresentação do cartão Sesc-Senac e R$5,00 para público geral.

“Conversando com os Livros” conta a história de um professor que fica preso em uma biblioteca durante um feriado de carnaval. Durante este período, a magia acontece e os livros ganham vida. O espetáculo também aborda a importância da leitura. 
Fonte: Assessoria de Comunicação

NÃO AO BEATO WOJTYLA

Nem todo mundo é à favor da beatificação do Papa...

Um Papa autoritário: João Paulo II pode ter sido uma figura "empática" fora da estrutura hierárquica da Igreja, mas dentro fez-se notar "pelo regresso ao autoritarismo espiritual", critica Pedro Freitas, coordenador internacional do Movimento Internacional Nós Somos Igreja (MINSI). 

"Foi, de fato, um Papa que se abriu ao mundo e que batalhou pelo ecumenismo, mas dentro da Igreja foi uma figura autoritária, do ponto de vista teológico e do ponto de vista do pensamento dos bispos e religiosos", defende.

 Exemplo disto foi o afastamento de vários teólogos e bispos durante o seu Papado - como o suíço Hans Küng, afastado do ensino, ou o padre brasileiro Leonardo Boff, impedido de publicar. "Pode ser interpretado como uma tentativa de silenciar todas as teologias que fossem menos próximas às do Vaticano", sustenta o movimento. 

Esta "tendência" de João Paulo II para o "autoritarismo espiritual" - que o levou a "desacreditar a teologia da libertação" - terá contribuído para "o abuso sexual de milhares de crianças no mundo inteiro", acusa o MINSI. 



Pedro Freitas recorda que existem "documentos que provam" que o antigo Papa sabia de alguns abusos. "E não afastou os responsáveis, para proteger a hierarquia da Igreja", critica.

Beatificação precipitada são fatos, diz o MINSI, que "chocam" com a imagem de popularidade de João Paulo II. "Por isso, a vida de Wojtyla é uma contradição: ele deu uma imagem de proximidade, como nenhum outro Papa fez", admite Pedro Freitas.

O movimento opõe-se à beatificação no próximo domingo. "Em face de tantas ambiguidades, a figura de João Paulo II deveria ser analisada com mais calma e, ao invés disso, o processo ainda foi acelerado. Não dizemos que Wojtyla não possa merecer a santidade, mas é precipitado demais". Até porque os santos existem dentro da Igreja "para que as suas vidas sirvam de exemplo para os fiéis e mais importante do que ter havido um milagre é a figura completa da pessoa".

DA COLUNA DO FREITAG


“Quero aproveitar para elogiar a ornamentação da cidade, tendo em vista a Festa de Maio e o Festival do Chucrute.


Desde a entrada da cidade, todo os postes receberam banners muito bonitos. E Andreas Hamester lembra: amanhã às 20h acontece o lançamento oficial do Festival no Salão da OASE, sábado tem entrega de brindes a partir das 9h no Pórtico de Estrela e dia seis acontece apresentação de danças no Unicshopping de Lajeado às 20h.


Dia sete tem desfile dos Grupos Folclóricos em carros alegóricos em Estrela e Lajeado e 14 acontece o primeiro baile. O segundo, é dia 21.
Falando em Festival do Chucrute: ele chega em sua 46ª Edição, sempre com muito sucesso. Inicialmente, era realizado no Ginásio Esportivo da Soges, depois foi levado ao Cristo Rei, pois lá era maior.


Folha de Estrela