segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FERIAS...

Photo by Joice Schuh

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VARAL 120 ANOS DE LAJEADO!

“Olho por olho

e o mundo acabará cego.

Mahatma Gandhi

DA SÉRIE: GRANDES TRILHAS SONORAS...

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/lajeado/2011/01/25/aniversario-com-fogos-vira-polemica/

COMENTÁRIOS NO CLICRBS LAJEADO...

* “ESTOU MUITO ANSIOSA PELO POSICIONAMENTO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SOBRE O ASSUNTO.
NÃO DEVERIA SER ESTA PASTA A PRIMEIRA A DEFENDER A FAUNA DO LOCAL?
QUEM CALA CONSENTE…
TALVEZ TENHAM A MESMA LINHA”BRILHANTE” DE PENSAMENTO DO SECRETARIO DA CULTURA(QUE CULTURA?)SENHOR SECRETARIO, A CULTURA NÃO É SÓ TRAZER SCHELA ” É O TCHAN” NO CARNAVAL…
PARA O MATEUS: DESUMANA É A SUJEIRA QUE FICA NO PARQUE APÓS OS EVENTOS LÁ REALIZADOS-LATAS DE CERVEJA, PAPÉIS E OUTRAS COISITAS MAIS…

* “Literalmente “queimar” o dinheiro público e ainda prejudicar a natureza. Lajeado na contramão. Evoluam seres humanos, talvez ainda haja tempo para isso.

* “Para quem caminha no parque ao redor do lago ao entardecer, e acompanha os pássaros se aconchegando em seu dormitório, não tem preço!! Além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente o contato com a natureza!! Deixem os bichinhos em paz!! Nos deixem em paz!!! Fogos, são para queimar a nossa grana! Alguém cite um benefício ao povo que a queima de fogos proporciona???? Alguém lembra de uma queima de fogos inesquecível?? Mas um bom show, sempre é inesquecível!! Existem outras maneiras bem mais produtivas e CRIATIVAS de comemorar o aniversário do município!!

FELIZ ANIVERSÁRIO LAJEADO!

Foto Arte

26 de Janeiro de 1960

COMUNIDADE MOBILIZADA

O pessoal do bairro Alto do Parque esteve reunido em assembléia na última segunda-feira. Decidiram - por unanimidade -oficializar a indignação quanto a alguns eventos que acontecem no Parque do Imigrante, principalmente, o último Rodeio Crioulo, que contou com eventos que entraram madrugada adentro, impondo narrações, ruídos e músicas quase até o amanhecer. Reclamaram dos resíduos que ainda perduram no parque, bem como o volume incrível de excrementos dos animais que lá estiveram - fala-se em mais de 2.000 animais - e que também ainda estão por lá, causando mau cheiro e a proliferação de moscas e outros insetos, fato que é comprovado pelos moradores ano após ano.

Não sei o que é pior... Eles ainda precisam convivem com rachões de automóveis, shows automotivos e eventos em geral que não respeitam a lei do silêncio noturno.

A Associação, presidida por João Pedro Reckziegel, entregou um ofício a Prefeita, onde questionam:

- a inexistência de licenciamento ambiental para as atividades desenvolvidas no Parque do Imigrante,

- a cedência do Parque para atividades não comunitárias,

- o descaso com o Parque pelo excesso de resíduos e depredações após alguns eventos,

- se a antiga promessa de transferir o Rodeio Crioulo e outros eventos para a área de terras adquirida em São Bento tem data exata para acontecer.

* Bha, gostaria de saber também... Aproveitem para observar na imagem o quanto a Prefeitura já autorizou desmatar naquela região.

FELIZ ANIVERSARIO, LAJEADO!

Sombra para uma cidade que ferve no asfalto de 36º!


MENOS FESTA, MAIS TRABALHO

A diferença de atitudes:

Em Caxias, o recém empossado Comandante da Brigada Militar, Nicomedes Barros Vieira Junior, que vai liderar 64 cidades, não participou da sua própria cerimônia de posse em Caxias do Sul, ontem.

Motivo?

O momento não é para festividades devido ao alto número de homicídios: 16 em menos de um mês – pensa o comandante.

Quis chegar já trabalhando.

Fez bem.

Para os olhos da comunidade, só cresce.

Diferente de outros – ou outras – que se deslumbram com o poder alcançado e saem por aí marcando jantar pra meio mundo.

Deveriam se inspirar mais.

KLIEMANN: CASO ENCERRADO?

Acabei de ler o livro do jornalista Celito De Grandi.

Pesquisou e escreveu sobre o Caso Kliemann, acontecido em 1962.

Família de Santa Cruz onde também nasci. Aliás, vim ao mundo roxa pelas mãos do doutor Kliemann, irmão do jovem deputado Euclides Kliemann que vem encontrar a esposa Margrit, assassinada em sua própria casa.

Minha mãe lembrava bem do buchincho que rendeu na época, com a imprensa tripudiando em cima da tragédia. Foi um dos crimes não solucionados, bem na época do governo Leonel Brizola.

Na minha família contam o que o livro sequer menciona o boato que Margrit Kliemann tinha uma amante, esposa de um dirigente de um grande clube esportivo de Porto Alegre. Essa esposa seria a única que usava um legítimo casaco de vison. E, conforme as perícias, sob as unhas de Margrit foi realmente encontrado pelos de vison. Ou seja, morreu a jovem mulher tentando se defender.

Lenda? Vai saber.

Recomendo o livro, baseado em diários, jornais e contato com as três filhas do casal, que de uma forma ou de outra, talvez saiam mais leves sem esse triste fantasma a sequelar suas vidas. De Grandi deixa para os leitores, as conclusões.

Melhor assim.




CONTRAPONTO

Hoje às 16h estaremos na Radio Independente soltando o verbo...
Sintonize: http://www.independente.com.br/

FELIZ ANIVERSÁRIO, LAJEADO!

HOJE

ATÉ TU, SINE?

@ “Lamento que o atendimento na agência do SINE Lajeado seja tão ineficiente frente ao desemprego enfrentado por dezenas de munícipes. São 20 fichas pela manhã e 20 pela tarde, mesmo que seja a prestação de uma simples informação. Sendo assim, as vagas não ficam mais expostas no mural, e logo, quem não veio procurar trabalho tira a vez de quem está desempregado. Mesmo terminado as fichas no primeiro instante de abertura da agência, após este período, os servidores negam-se a atender quem quer que seja. Ficam praticamente as horas restantes de expediente de braços cruzados. Mês passado informaram que iriam informatizar o sistema, mas até agora, nada mudou. Pelo contrário, só piorou. Por que não disponibilizar as vagas para os interessados? Ficha só para quem deseja ser encaminhado. E mesmo assim, eu próprio peguei ficha e fui encaminhado sem a devida carta de recomendação. Não sei o que acontece, mas o mínimo que se pode sucintamente resumir desta situação é o descaso com os contribuintes desempregados."

Róger D'Oliveira

Técnico em Administração de Micro e Pequena Empresa.

Tecnólogo em Gestão Ambiental

LEI NADA SECA

Tulio Millmann em ZH

AS DEZ FLORESTAS...

... mais ameaçadas do mundo.


Na última segunda-feira (24) a ONU anunciou:

“2011 - Ano Internacional das Florestas”

O objetivo das Nações Unidas não é só chamar a atenção para a preservação ambiental, mas também incentivar a reflexão sobre o uso das florestas e a relação que o homem estabelece com as matas.

Em risco crítico listadas pela ONU, a Mata Atlântica , no Brasil, com 8% da sua cobertura original ameaçada. Essa mesmo que o Vale do Taquari está colaborando na destruição também.

EÉ importante lembrar que essas áreas são consideradas "hotspots" - os locais mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, mais ameaçados do mundo.

Atualmente, existem 35 "hotspots" em todo o planeta.

As dez áreas citadas encabeçam o ranking da degradação mundial. Cada floresta da lista abriga ao menos 1.500 espécies de plantas endêmicas. Com a perda das florestas, essas espécies desaparecerão. A Mata Atlântica, por exemplo, possui 8 mil plantas, 323 anfíbios e 48 mamíferos endêmicos.

A maior ameaça das florestas é o uso da terra para a agricultura, industrialização e urbanização.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

VARAL DAS AUTORIDADES...

Um dia um homem faz besteira

e se desgraça.”

Graciliano Ramos em Vidas Secas

DA SÉRIE: GRANDES TRILHAS SONORAS

DESPEDIDA DE RAINHA

Desde o ano passado, a Rainha do Carnaval de Lajeado 2009 e 2010, Patrícia Marques Heuser, tem alterado o seu estilo de vida: trocou os patês e a avenida pelas fraldas e carrinho de bebê da pequena Maria Eduarda, de apenas 8 meses.

No ano passado, Patrícia desfilou grávida ao lado da dançarina ex-Tchan, Sheila Carvalho, coincidentemente, também grávida.

Patrícia fez bonita, Scheila fez o que pode e voltou feliz com seu cachê...

E nós, voltando para nossa aldeia...

Casada com Roque Macedo Heuser, e mais de dez faixas de concursos conquistadas por Patrícia agora repousam no fundo do armário, entre elas, um 5º lugar como a mais Bela Negra do RS, Estandarte de Ouro Melhor Bailarina na Categoria Tribos, no carnaval de Porto Alegre, em 2008, quando desfilou com Os Guaianazes.

Patrícia continua adorarando o carnaval e deve sair esse ano com a Escola de Samba Acadêmicos da Alegria, do bairro Hidráulica.

Maria Eduarda deve estar lá... no ritmo e na alegria da mãe!

RIO TAQUARI AGUARDANDO PROMESSAS...


Quando a gente fala que Meio Ambiente é oba-oba, vitrine ou faz-de-conta, as otoridades responsáveis ficam p... da cara, e nas reportagens por aí citam quem está sempre incomodando.
Meu amigo em Estrela, foi procurado no ano de 2010 para participar do pomposo Programa de Assoreamento do Rio Taquari.
Técnicos estiveram em sua propriedade apontando seu dedo inútil: derrubada de árvores não nativas junto ao leito do rio.
Meu amigo derrubou um ou dois eucaliptos e alguns pé de “uva-japonesa” porque até Setembro o pessoal iniciaria o plantio das arvores nativas. Tudo isso sob os auspícios do Ministério Público da Comarca de Estrela.
O amigo recebeu termo de compromisso com a lista de árvores que serviriam para o replantio e se ofereceu para ele mesmo plantar, já que plantou mais de duas mil árvores nos seus 9 hectares, entre quaresmeiras, manacá-da-serra, camboatás, araucárias e muitas outras. Não foi autorizado. "Trabalho para técnicos."

Até domingo último NINGUÉM retornou a sua propriedade.
Minha conclusão: se o Meio Ambiente depender do oficialismo, o plantio de arvores... sifu.

DA SÉRIE ANIVERSÁRIO DE LAJEADO

Foto Arte

26 de Janeiro de 1960


CONVITE


ESTRELA GENEROSA

Cruzes... A Promilk Agropecuária e Laticínios com sede em Estrela botou a mão na grana...

Recebeu um incentivozinho industrial do prefeito Celso Bronstrup: R$ 290 mil pra empresa adquirir uma área de terras junto a Rota do Sol.

A área de terras, com 114.288,35 m2, foi adquirida de Dirsana e Delson Heineck, no valor de R$ 290 mil. Tudo legal: a concessão do incentivo industrial está amparada pela Lei Municipal 5.425, de 12 de janeiro de 2011.

Legal, mas imoral – na minha humilde opinião. Como é que o contribuinte não grita?

Até 2015, o novo empreendimento da Promilk deverá gerar cerca de 100 novos postos de trabalho e um faturamento de R$ 250 milhões, representando mais de R$ 19 milhões de valor adicionado de ICMS.

Depois reclamam da Carminha em Lajeado... Vero!

INDIA ERÓTICA

Khajuraho é um pequeno vilarejo seco, poeirento, castigado pela falta de água e com pouquíssima vegetação. Nesse cenário devastado pelo calor, encontra-se o suprassumo dos devotos do tantra, do erotismo e da sensualidade: um conjunto de templos de mais de mil anos onde as pedras e as esculturas gozam de prazer e felicidade.

Durante séculos essas maravilhas ficaram escondidas da fúria dos invasores muçulmanos pela vegetação espessa da floresta. Mas foram redescobertas em 1838 pelos colonizadores ingleses.

Hoje a floresta não existe mais. Tudo foi devastado, com exceção de algumas árvores. Dos 85 templos originais, construídos de 95 d.C. a 1050 d.C., foram preservados 22 – que, no meu entender, são o clímax da arquitetura religiosa indiana. O divino entrelaçado com o profano.”

Na íntegra: http://revistatrip.uol.com.br

CENSURA...


Saibam os leitores que a pressão já começou

e vem de onde menos se espera...

3 EM 1

Secretário Gerson Teixeira em entrevista a Paulo Rogério, ontem, na Radio Independente acertou no calendário: Garota Verão, escolha da Rainha do Carnaval Regional e Aniversário de Lajeado. Tudo no dia 29 de janeiro, no Parque dos Dick, a partir das 19h30m.

A única coisa que pegou mal foi o local para a queima de fogos de artifício sem estampido, mas que também assusta as aves...

Mas parece difícil assimilar.

Querem soltar os fogos num terreno ao lado da concha? Como que não vai assustar as aves com dormitório tão próximo?

A Secretaria de Meio Ambiente fez estudo de impacto ambiental?

Ahahahahahaaaaaaaaaa..... Contem outra.

Queimar 4 mil também não é problema: os cofres da prefeitura estão cheios. Apesar de que para 2 minutos e meio de fogos ta muito caro.

O que os moradores reivindicam é apenas a transferência de lugar.

Quem sabe no alto de um edifício da cidade como fazem nas grandes metrópoles? Todo mundo poderia ver: do bairro Montanha até o São Cristóvão, passando pelo Santo Antonio e Alto do Parque.

O que acham?

Atualizando: Jornal O Informativo

Queima de fogos: Prefeitura pode cancelar show

A poucas horas de completar 120 anos, a comemoração do aniversário de Lajeado causa polêmica na cidade. Alguns moradores acreditam que o evento pode prejudicar as aves que usam o Parque Professor Theobaldo Dick como pousada. A prefeitura e a empresa responsável pelo evento garantem que a queima não será prejudicial. Mesmo assim, o espetáculo pode não ocorrer, apesar dos responsáveis pela exibição já terem sido contratados.
Tudo começou com um texto publicado no blog da jornalista Laura Peixoto, alertando para um suposto problema ambiental relacionado com o show de fogos de artifício - uma das atrações da festa dos 120 anos do município - que ocorre no próximo domingo. De lá para cá, até mesmo o local da queima dos fogos foi alterado. “Vamos fazer a detonação dos fogos de artifício de um terreno baldio, localizado atrás da concha acústica do parque”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Gerson Lopes Teixeira. Segundo ele, o espaço foi cedido pelo proprietário, Ari Carmiel, que também autorizou o show.”

Na íntegra: http://www.informativo.com.br/w2w_portal/interna.php?EDA=675&NID=60600

· O blog agradece o crédito recebido pelo jornal. Mas é importante que todos saibam que esse protesto contra os fogos surgiu dos moradores não alienados que residem em torno do Parque dos Dick. Aliás, estão coletando assinaturas dos que se mostrarem favoráveis a idéia ambientalista, no parque.

· E que todos atentem: é contra os fogos não contra os festejos.

SÍLVIO FERRAZ *

* Jornalista, repórter.

TOM JOBIM NO GOOGLE

* 25 de janeiro de 1928

+ 8 de dezembro de 1994



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VARAL 120 ANOS DE LAJEADO

«Costuma-se dizer que

as más ideias florescem

porque atendem aos interesses

de grupos poderosos...»

NOAM CHOMSKY

'O lucro ou as pessoas'

DA SÉRIE: GRANDES TRILHAS SONORAS

POESIA NA BENTO

De longe chama atenção. É uma das únicas árvores frondosas poupadas no centro de Lajeado. Linda, não é? Forma um colorido tapete no chão...

De perto, você sente a verdadeira função: oxigeniza nossos neurônios e protege a todos do calor com sua sombra generosa.

Como foi poupada pelo construtor alienado? Pela suspeita Secretaria do Meio Ambiente? Pela fúria assassina da AESSUL?

Até agora um mistério.


REGRAS, PORQUE SIM!

A Secretária da Educação de Lajeado, Rejane Thomas deve implantar um novo projeto nas escolas municipais neste ano: REGRAS, POR QUE NÃO?

“Vem em boa hora, exatamente em razão da dificuldade que temos em acertar o passo com relação às questões de limites, disciplina, violência e outras coisinhas mais.”

Sensível ao fosso que parece separar muitos pais dos professores de seus filhos; sensível às relações delicadas entre professores e alunos e mesmo da Escola com a Sociedade, a Secretária busca com esse projeto ”definir os valores que queremos e precisamos efetiva e concretamente cultivar na escola. Será uma longa e difícil caminhada, porque , sabemos, não raras vezes os professores trabalham horas e horas um conhecimento, um hábito, valores... e, em menos de meia hora, a sociedade, com seus exemplos, desfaz todo o trabalho. A Educação para o Trânsito, a Educação Ambiental são temas férteis em exemplos desta natureza.”

Esse projeto vem na esteira do “Programa Pais Presentes” onde a Escola busca o comprometimento da Família junto à Escola.

O projeto vai buscar orientação nas diretrizes do pedagogo Celso dos Santos Vasconcellos e do especialista em psicologia moral Yves de La Taille, da USP, que fala sobre os limites que devem ser impostos em sala de aula.

Vamos tentar fazer a nossa lição de casa pensando na criança, no jovem, sim, mas pensando muito também no professor que começa a desanimar frente e este quadro que a sociedade nos apresenta.” – assegura Rejane.

Mais informações: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:KZPAskuMcK0J:www.lajeadors.com.br/internas.php%3Fconteudo%3DnoticiasDet.php%26id%3D6898+Secretaria+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+de+Lajeado+Rejane+Ewald&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

AH, MAFALDA...


EMAIL OBSERVADOR

Cada vez que destroem uma mata nativa ou árvores em Lajeado para construir prédios, loteamentos ou simplesmente alargar ruas, a “contrapartida” seria a de plantar árvores em outro local onde ninguém sabe. É o faz-de-conta ambiental de Lajeado:

@ “...saiba vc que no ano passado, pedimos a Secret. de Meio Ambiente de Lajeado,que nos fornecesse onde haviam sido feitas as reposições obrigatórias, e p/surpresa nossa nos foi negado a justificativa era de que isso se tratava só de interesse publico, como se não fosse;

então recorremos ao MP, Sr Neidemar Fachineto, que nos informou, que deveríamos solicitar parte por parte, ou cada um, com nome completo local onde construíram p/eles poderem cobrar alguma providência.

O MP de Lajeado certa vez nos enviou por e-mail um formulário p/ cadastro da ong p/ receber recursos, dos chamados Termos de Ajustamento de Conduta, ficamos contentes pois até então nossas ações eram desenvolvidas com recursos do próprio bolso, então fomos em uma reunião do CONDEMA de Lajeado,onde estava este SR do MP que para surpresa nossa disse que não haveria + recursos a serem destinados p/as ongs. que frustração. então vc imagina como esta o Meio Ambiente por aqui.”

‘Autoria preservada

* Não preciso nem imaginar. Estamos vivenciando essa farra todos os dias. E isso que não ando pelos bairros da cidade onde a destruição é violenta. É a mídia social, alternativa cumprindo seu papel.

ABUTRES

“Quando termina um filme e começam a subir letrinhas que ninguém lê, eu procuro olhar para as pessoas. Procuro interpretar as reações de cada um. Vejo de tudo: expressões de choro, pessoas aliviadas, descansadas, felizes, enfim, naquele instante é revelado o efeito do que foi recém exibido.

É um ótimo termômetro.

Costumo, também, logo depois de terminada a sessão, pensar no que - ou se - escreveria algo a respeito. E aí acontece um fato interessante: alguns filmes não me inspiram a falar sobre cinema. E,contraditoriamente, na imensa maioria das vezes, são obras excelentes e muito bem feitas.

Foi exatamente isso que aconteceu depois de Carancho, um show cinematográfico de Pablo Trapero, com o excepcional Ricardo Darin e Martina Gusman, candidatíssimo ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e uma verdadeira aula de como fazer cinema de qualidade com baixo orçamento.”

Beto Canales

Na íntegra: http://cinemaebobagens.blogspot.com/


* Nos cinemas em Porto Alegre...

CONVERSÕES CRIATIVAS

Bem que os lajeadenses podiam copiar essa idéia londrina já que, em todas ruas por onde a gente anda nessa cidade, uma caçamba agride o cenário...

Que tal? Nesse calorzão na cidade que beira os 36º? Todo mundo com seu açude particular bem em frente a casa!

Para assistir o foguetório dos 120 anos?

Este foi um projeto criado pelo designer inglês Oliver Bishop Young onde diversas experiências acontecem dentro de uma caçamba. Pode ser tanto uma pista de skate quanto uma sala de tv. Bacana, não é?

DA SÉRIE ANIVERSÁRIO DE LAJEADO...

Inauguração da galeria de retratos de ex-prefeitos na Prefeitura?

Foto Arte

26 de Janeiro de 1960


LAJEADO 120 ANOS E UMA POLÊMICA

E dizer que tudo começou aqui no blog....

Hoje na Zero Hora, matéria assinada por Thiago Stürmer, a polêmica dos fogos de Lajeado no laguinho do Parque dos Dick ganha destaque.

O biólogo e ornitólogo Ricardo Lau que já estudou o local diz que milhares de maçaricos-da-cara-pelada buscam abrigo na ilhota no meio do lago: “Com certeza vão morrer pássaros.”

Mas para o secretário de Cultura e Turismo de Lajeado, Gerson Teixeira, organizador do evento, o discurso é outro: “Não tem cabimento. Se continuar assim, ninguém mais vai poder soltar foguete no Ano-Novo.”

É muita insensibilidade e ignorância: mudar o local dos fogos para 200m...

Os moradores prometem um protesto. Pela primeira vez isso em Lajeado: a comunidade se mobilizando contra a estupidez da Prefeitura Municipal que detona com o Meio Ambiente ano a ano.

Fogos?

Na frente da Casa de Cultura.

Com o dinheiro do contribuinte?

Que façam uma vaquinha entre os secretários Mozart, Simone e Gerson. E chamem a Carminha.

NOSSO HORÓSCOPO DE HOJE...


sábado, 22 de janeiro de 2011

VARAL VERDADEIRO

“O sucesso e o fracasso

são dois impostores.”
Jorge Luis Borges

DA SÉRIE: GRANDES TRILHAS SONORAS

BRIZOLA

* 22.01.1922 + 21.06.2004

“Leonel de Moura Brizola, o ex-governador gaúcho e carioca, protagonista do principal fato político da segunda metade do século passado- a Legalidade - estaria completando hoje 89 anos de vida.”

A esposa Neuza nasceu quase na mesma data: 21.01.1921.

“Há muitas histórias de sua coragem e bravura. Como quando ela embarcou no avião que a conduziria ao exílio,ou seja, Montevideo, e ao subir a escada, um militar lhe teria dito:

- Dona Neusa, aqui terminam seus privilégios...

E a filha do estancieiro, que pelo visto não tinha muito papa na língua, desferiu:

- E COMEÇAM OS SEUS!!!!”

http://www.deolhoseouvidos.com.br/

DA SÉRIE ANIVERSÁRIO DE LAJEADO

Foto Arte

26 de Janeiro de 1960

TEMPO DE FÉRIAS

Garopaba já foi mais bonita, tranquila, menos poluída.
Sobreviveremos?

Photos by Alizé

Garopaba:Tempo de chuva e sol.

http://portaldagaropaba.blogspot.com/

Dá para acreditar?

“Para os próximos dias, há previsão da passagem de uma nova frente fria por Santa Catarina, provocando chuvas isoladas em praticamente todos os dias.”

Ai...