segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LEGALIDADE: JÂNIO QUADROS EM LAJEADO?


Minha mãe contou que nos idos de 1960, o Jânio Quadros veio à Lajeado para um grande comício “que encantou o povo com suas promessas de varrer de Brasília os trambiqueiros que haviam tomado de assalto o erário da nação”. Logo na entrada do Salão Paroquial receberam uma vassourinha dourada que prenderam na lapela.

“Meio desconfiados escutamos os discursos inflamados dos demais políticos e as promessas do Jânio de varrer realmente o Brasil de norte a sul, leste ao oeste.  Depois o Jânio foi eleito com uma votação estrondosa e no primeiro pileque renunciou à presidência e nos deixou chupando o dedo com cara de bobos.”

Quando terminou o comício em Lajeado, desabava um toró e as ruas ainda não calçadas: "Quando chegamos em casa estávamos com barro até as canelas.
Apesar do tempo de vacas magras, tua vó  havia comprado sapatos novinhos para todos nós -  recepcionar o Jânio com dignidade..."

Tiramos os sapatos na entrada da casa, minha mãe levou para os fundos da casa e nós fomos nos secar, trocar de roupa.

“Quando voltei para recolher os sapatos eles haviam desaparecido.
Foi um Deus nos acuda, procura daqui e dali e nem sinal.
Naquele tempo ladrão em Lajeado não existia. Em desespero olhei para J. Henrique e achei ele com cara de quem tinha feito cocô nas calças.

Apertei e ele contou: veio um guri pedir esmola e como os sapatos estavam sujos, ele deu... Sai correndo para ver se alcançava o meu Samélo, mas nem sinal.”

A Legalidade provou que seria tudo muito meteoro mesmo...

  • Quem será que ainda se lembra da visita de Jânio em Lajeado?
  • Escrevam para o blog!

2 comentários:

serjao disse...

Eu tinha 8 anos,nao vi Janio Quadros,nao lembro(como poderia)de discurso algum, mas, a vassorinha na lapela, agora que mencionastes, essa imagem ficou "guardada", I don't know why??? Alguem da familia, parente...sei la, nao sei como mas da vassorinha dourada eu lembro!"The Twylight Zone"

Roberto Ruschel disse...

Laurinha, eu estive lá e recolhi pelo chão dezenas destes pins. Não lembro da chuvarada mas sim, das espetadas que levei do alfinete soldado na parte de traz das vassourinhas. Não havia completado 7 meses de governo e o varrido foi êle, TAMBEM, inventou de proibir o biquini nos concursos televisados de miss Brasil e o lança perfume no Carnaval. O mais engraçado de tudo isto é que se passaram 45 anos e estas leis continuam em vigor, é que os nossos políticos estão ocupados com outras COISAS....