quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ARQUIVOS INÉDITOS DO DEOPS ABERTOS AO PÚBLICO

O Acervo descoberto em Santos no ano passado e sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de ser colocado à disposição do público.

São documentos do DEOPS nunca abertos para pesquisa, agora é possível consultar cerca de 45 mil fichas remissivas — nominais ou temáticas — através das quais se tem acesso a 11.600 prontuários produzidos pelo DEOPS na região. 

O Departamento Estadual de Ordem Política e Social funcionou entre os anos de 1924 e 1983 e tinha como objetivo prevenir e reprimir delitos considerados de ordem política e social contra a segurança do Estado. 




Os documentos encontrados em Santos revelam a atuação deste órgão na Baixada Santista, especialmente durante a ditadura militar. Entre as pessoas "fichadas" pelo DEOPS na cidade estão Carlos Lamarca, Frei Betto, Carlos Marighella e até o ex-presidente Lula, além de personagens da política local, sindicatos e movimentos estudantis.

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Avenida Cruzeiro do Sul, 1.777 – Santana – São Paulo/SP
Ao lado da estação Tietê de Metrô
Informações pelo telefone: (11) 2089-8100

15 comentários:

Mariá disse...

e a "Nostalgia das Ossadas" não termina nunca. Sempre desviando a atenção do que esta ocorrendo hoje em nosso país. Olha só os anjinhos que constavam nos arquivos: Carlos Lamarca, Frei Betto, Carlos Marighella e até o ex-presidente Lula. Antes uma ditadura onde você sabe quem é o inimigo, do que esta fraudulenta democracia, onde você pode até estar dormindo com êle.

O Olho do Linceu disse...

Só gente boa, Lamarca: leia-se, seqüestro do cônsul japonês em São Paulo, Nobuo Okushi. Maringhella: leia-se, autor do Minimanual do Guerrilheiro Urbano, livro de cabeceira das Brigadas Vermelhas, na Itália, e do grupo terrorista Baader-Meihoff, da Alemanha. Frei Beto: leiam o seu livro "Fidel e a Religião", onde só falta dizer que Jesus foi o primeiro comunista da história. Sobre Lula, não tenho o que mandar ler, pois não sabe nem escrever.

Dorval Fagundes disse...

Caramba, Laura... eu sei que a história geralmente não é 100% fiel a todos os lados e facetas, mas pelos comentários, dá pra ver que o pessoal da tua cidade é bem bitolado (não que eu esteja defendendo o pessoal da resistência). Se ninguém resistisse àquele governo de exceção, o que seria de nós? Olha, ninguém sonha o que acontecia naquela ditadura, onde pessoas que nem tinham nada que ver com a resistência também foram presas e judiadas da mesma forma que os procurados pela ditadura. Foi um horror. Concordo que a nossa democracia de hoje não é lá grande coisa, mas nem se compara àquele período maluco!

Roberto Ruschel disse...

Laurinha, em 1970 fui Vice- Presidente do Centro Acadêmico da Fates, hoje Univates. O Presidente era o Italo Reali. Eramos líderes estudantis, e não tivemos nenhum problema com a Ditadura. Não vi maluquice alguma, não me considero um bitolado, e sinto saudade de muita coisa daquela época.

Laura Peixoto disse...

Roberto, entendo bem que tipo de bitolado o sr. Dorval se refere.
Pesquisei jornais da época no Arquivo da Biblioteca de Lajeado, entrevistei pessoas mais velhas que ainda vivem por aqui, tenho muito material e depoimento para escrever um livro. Lajeado é um pântano viscoso onde um entregava o outro, onde os “líderes” faziam chantagem emocional, terrorismo psicológico com as pessoas pelo simples fato de não pertencerem ao “partido dos militares”; e a imprensa simplesmente se imitia mesmo. Lajeado foi de uma alienação e indiferença brutal nos anos da ditadura. Por isso, as tuas saudades de muitas coisas da época. Depois de tudo que pesquisei e ouvi, só restou vergonha. Enfim, cada um com suas opiniões.

Roberto Ruschel disse...

Laurinha, eu vivi esta época, e não a lí. A Fates, hoje UNivates foi uma inovação da revolução. Trouxe a Universidade para o interior. No INPS de Lajeado as pessoas eram atendidos com dignidade, meu paí, um balconista, construiu sua casa através do BNH, onde minha mãe viúva, vive muito bem até hoje. AGORA, lestes alguma coisa sobre o Clube dos 11, que se reunia no prédio de um orgão publico, lá perto da Univates? Entrevistastes algum deles? Tem alguns vivos ainda. Afinal qual o objetivo deste grupo? O mais curioso é que as afirmações que foram postadas pela Mariá e o Olho do Linceu não foram questionadas. Porque ? Apenas como sempre na defesa a mania de ROTULAR as pessoas que opinam, e desta vez como BITOLADOS. Afinal são mentiras o que foi enumerado pelos dois ? Laurinha, podem dizer e escrever o que quizerem, mas jamais vão conseguir mudar a história, mesmo com a aprovação da Lei em tornar os arquivos desta época, em segredo eterno. Estranho né? Porque será?

Anônimo disse...

Esse papo furado revanchista da esquerdalha de plantão não cola mais. Só mesmo com os bestas das faculdades de ciências humanas.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Respeito opiniões contrárias. A história é rica em fatos. Outrora os impérios tinham tropas de infantaria a fim de manterem ocupados os reinos que tomavam de assalto. Hoje pouco mudou, mas não mais necessitam infantaria própria, pois há tropas locais que lhes servem ou serviram. Em 64 foi assim. Brasileiros rasgaram a Constituição por ordens oriundas do império do Norte e que teve a seu lado o império de Roma.

Anônimo disse...

Cara, quanta divergência... O Ruschel fala assim porque é um burocrata disfarçado de ativista. Sempre esteve do lado errado e é um puxa saco do sistema. Quem não sabe que a ditadura foi um esquema perverso? Mas pior é este Loeffler, o cara é um ignorante religioso antiquado e pensa que sabe alguma coisa. Que atraso!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Com a devida vênia dos que defendem aquele período negro de nossa história, quantas foram as escolas técnicas e universidades criadas? Não recordo de nenhuma. E assim foi nos governos que se seguiram à ditadura. Faz pouco mais de 6 anos que um governo percebeu que havia essa necessidade sob pena de o país não se desenvolver. Estou errado?

Anônimo disse...

Se os milicos rasgaram a constituição, os terroristas rasgaram o que?

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Os milicos, incitados pelos dois grandes impérios, o do Norte e o de Roma, este através da Opus Dei que conseguiu alijar a Companhia de Jesus de falar direto com o imperador, até então a mais poderosa instituição dentro do império levaram sim nosso país à ditadura. Ao que me contesta digo que os outros não rasgaram a Constituição, mas que todo o movimento provoca reação em contrário. Penso que isto esteja bem explicado no estudo da física. Nunca fui e continuo não gostando das ciências exatas.

Anônimo disse...

bla bla bla e a ditadura era boa porque o meu pai construiu uma casa pra minha mãe... oh, meu amigo... quem ficava quietinho ganhava balinha, como muitos ainda fazem atualmente.

Antônimo disse...

país dos trouxas. defendem os terroristas e vão passar o resto da vida pagando as polpudas indenizações a criminosos. ehehehehe

Roberto Ruschel disse...

Mais dois rótulos para a minha galeria: burocrata disfarçado de ativista e puxa saco do sistema. Mas o que ficou claro é a gozadinha a respeito da casa. Não poderia se esperar nada diferente de quem é simpatizante desta escória no poder. É a falta de dignidade para com os outros. A todo momento se vê isto, quer seja no valor das aposentadorias nas filas de hospitais, etc...