quarta-feira, 18 de maio de 2011

ZONA CULT ZONA CULT ZONA CULT...

1 SOM

“Leeonard Cohen Songs From The Road”


Descobri tardiamente esse cantor/compositor canadense. Mas depois que ouvi “Live in London” (2008) me perdi nas vezes que botei na estrada feito trilha sonora pelas minhas andanças por aí. Cohen começou como escritor e só depois dos 30 anos se iniciou como cantor, com aquele vozeirão rouco, meio country, meio folk. Então? Nunca é tarde para descobrir Leonard Cohen. 


1 LIVRO

“Diário da queda”
Do porto-alegrense Michel Laub, ex - editor da revista Bravo! e coordenador de internet do Instituto Moreira Salles. Esse é seu 5º romance que tem como ponto de partida na queda anunciada no título:  num colégio israelita em Porto Alegre, o bolsista gói João é alvo de bullying... Já considerado um dos mais importantes lançamentos de 2011.

 

1 FILME

“Abutres”
Mais um bom “argentino” com Ricardo Darín, o mesmo ator do mais excelente ainda "O segredo dos seus olhos".
Fora da ficção, “Abutres” obrigou a Argentina a discutir mudanças na legislação de seguros para acidentes de carro. O  filme denuncia abertamente uma máfia que se tornou famosa ganhando dinheiro de seguros por acidentes, na maioria, provocados.


VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? 

Margarita Rosa Gaviria Mejia, pos-doutorado em Sociologia da Violência, UFRGS
 “Como professora de antropologia tenho sede de encontrar inter locutores para discutir questões humanas e sociais; de despertar a sensibilidade social em meus alunos,  de lograr que parem para refletir no mundo que os rodeia, no papel que desempenham na sociedade e seu significado, que reconheçam que tudo tem um significado, e nada é por acaso. E mais, sede de lograr que experimentem o prazer de romper com as visões de senso comum, e em abrir o olho crítico, que preferem manter fechado.”

BOAS CONEXÕES

Lajeado



Sexta: LARVÁRIAS, peça teatral da Cia do Giro. Com Adriano Basegio e Daniela Carmona, que também assina a direção. Às 20 hs no Teatro do SESC. Ingressos de 5 a 16 reais.

Sábado: show Trem da Utopia, com Álvaro Santi e Caixaprego. SESC. 20h.


Arroio do Meio


Quarta: filme “Desafiando Gigantes”, 19h, no Cineclube Real,  junto à Secretaria de Educação e Cultura


Filme “O Quatrilho”, na Casa do Museu, 19h. Entrada livre.

DO MEU BLOQUINHO...

Photo by Alicio de Assunção
Saúde é saúde... Tem gente que contraria todas as campanhas do “Mexa-se”... Por exemplo, o seu Arlindo Palm, tesoureiro do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos. Passou dos 80 anos sempre sentado no seu camarote em frente à antiga Souza Cruz, na Alberto Pasqualini. De olho em tudo, o homem.

Aliás, acho que faz uns 45 anos que seu Arlindo está lá, sentado, vendo seus amigos caminharem, se exercitando.
Resultado: ele aqui “incomodando” e os companheiros, desolados, espiando lá do céu. Se é que o paraíso não é fraude.

HOLOFOTE NO VALE


Monumento em Encantado 
junto à Praça Centenário
Dica




 Tire da Gaveta!
O Instituto Estadual do Livro avisa que está  recebendo inscrição de obras inéditas nas categorias poesia, conto e narrativa longaromance ou novela –, para novos autores – sem livro publicado ou com até um livro com ISBN –, nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul.


As obras selecionadas integrarão o catálogo de Coleções IEL para o ano de 2011. O prazo se estende até o dia 4 de julho.
A previsão é de publicação dos trabalhos em outubro.


Os originais devem ser entregues na sede do IEL, em Porto Alegre (Rua André Puente, 318, CEP 90035-150).

2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Laura a dúvida que colocas sobre o paraíso ser fraude é totalmente procedente, partindo do fato de que as religiões nunca foram coisa do divino e sim criação do próprio homem a fim de responder a si mesmo várias indagações, indagações estas que deram origem às religiões. Parece redundância o final, mas não é.

Laura Peixoto disse...

Valeu Jorge!

E à propósito:
perderam os leitores um belo e poético espetaculo ontem no SESC.
A questão do casulo, das larvas, dos relacionamentos veio de encontro ao deploravel momento que Lajeado vive.