domingo, 15 de maio de 2011

JASON DECAIRES TAYLOR


 Ele começou no grafite e arte urbana, mas foi a paixão pelo mar que lhe trouxe sucesso e realização profissional. 

Jason deCaires Taylor, um artista que se considera de nacionalidade indefinida por ter vivido em diversos lugares do mundo, desenvolve um trabalho único, criativo e visualmente lindo, criando “recifes de corais humanos“. São estátuas de pessoas em tamanho real, em diversas situações, submersas no fundo do mar caribenho, ao longo da costa mexicana.
 DeCaires, o Parque Nacional Marítimo e a Associação Náutica de Cancún vão convidar outros artistas para contribuir para o museu submarino.
 As esculturas de cimento de Jason DeCaires Taylor vão ajudar na recuperação das barreiras de corais. Com sua obra, DeCaires tenta unir a arte e o meio ambiente .
Sua obra  'A Evolução Silenciosa '  é inspirada em pessoas reais - na maioria mexicanos comuns - que foram transformadas em esculturas submarinas para dar abrigo à vida marinha .O escultor conta que há enorme pressão sobre os corais na região de turismo intenso. Sua intervenção tenta representar a responsabilidade de todos sobre os danos ambientais, sob uma perspectiva ' otimista ' .




A composição química e o acabamento em cimento das esculturas promove a colonização da vida marinha, que com o tempo vai cobrir as esculturas em cores diferentes .As primeiras peças deste museu submarino, submersas em 2009, são o ' Homem em Chamas ' (baseado em um pescador local), o ' Colecionador de Sonhos Perdidos ' e a ' Jardineira da Esperança ' , na foto acima.

Com sua arte, DeCaires quer ressaltar que, apesar de nos cercarmos de edifícios, não podemos esquecer o quanto dependemos da natureza .


@ Anelise Vier Behs

Nenhum comentário: