quarta-feira, 11 de agosto de 2010

LICITAR PRA QUE?

Em março deste ano a prefa de Lajeado botou na rua uma licitação para adquirir vários gêneros alimentícios para as Escolas de Educação Infantil Municipais e Comunitárias:
1.800 pacotinhos de açúcar baunilha
, 1.200 pacotes de 5kg de açúcar não refinado, 200 pacotes de açúcar mascavo, 1.000 pacotes de 1kg de arroz integral, 3.000 pacotes de bolachas amanteigadas, e mais 3.000 de bolacha Maria e ainda 2.500 pacotes de biscoitinho salgados com gergelim, 1.400 pacotes de chocolate em pó solúvel, 900 unidades de café em pó extra forte a vácuo.... enfim, e otras cositas.



Vencia quem apresentava o melhor preço.


Mas olha só o que aconteceu com o café fabricado aqui na região: foi desclassificado porque o café não era cheiroso o suficiente. Laudo de uma nutricionista da Prefa, ahã...
Resumindo: licitação impugnada.
Novo edital... O fabricante pegou um café famoso no Brasil, colocou dentro da sua caixa e apresentou na licitação. Novamente não foi escolhido por objeções incríveis da nutrici da prefa: rendia pouco, não passava pelo filtro, apesar da empresa ter o melhor preço.
Como assim, não passa pelo filtro?- quis saber o fabricante.

O produto foi reprovado: “POUCO RENDIMENTO, DIFÍCIL DE PASSAR PELO FILTRO”. Dessa forma, a empresa X está DESCLASSIFICADA”, consoante Ata nº. 094-01/2010”.

Maior buchincho. A empresa abriu processo contra a digníssima prefeitura e indicou os laboratório da UNIVATES para realizar testes com o seu café, com o auxílio dos profissionais da área de Nutrição.

Aos leitores, seus próprios pensamentos.

Porque dos meus, sei eu.

ESCLARECIMENTO:

@ " Para esclarecer a opinião pública e aos que enviaram comentários sobre a matéria " Por que licitar" a Secretária de Educação de Lajeado informou :

NÃO PROCEDE A INFORMAÇÃO DE QUE A LICITAÇÃO TENHA SIDO PARA MERENDA ESCOLAR. PORTANTO, OS COMENTÁRIOS ANEXADOS À MATÉRIA POR LEITORES COM RELAÇÃO AO USO DE CAFÉ POR ALUNOS E PROFESSORES SÃO INDEVIDOS.

ESCLARECEMOS AINDA:

a) Merenda Escolar adquirida é apenas para aluno;
b) A Prefeitura jamais pagou conta de erva para o chimarrão dos professores e também não mantém o café (A conta é paga por um "caixinha" de professores);
c) A Merenda é controlada pelo CAE- Conselho da Merenda Escolar e os cardápios são realizados segundo criérios rígidos de alimentação escolar."

Rejane Ewald



5 comentários:

Anônimo disse...

Bem..Se o propósito era atender crianças , o café não estar adequado não deveria interferir no resto todo..
Troca por achocolatdo....Prá que dar café prá criança assim tão cedo na vida ?
Se vê que as intenções e propósitos de políticos são sempre envoltos em idiotices...Certamente tem um fornecedor que não conseguiu fazer preço bom e quer a licitação de qualquer jeito e isso influenciou na análise dos produtos oferecidos inicialmente..
Vai atrás de político !
Tudo rafêdo vestido em roupas bonitas..

ismael caneppele disse...

café pras crianças?
por isso dps esse povo se acaba no pó. pq café já não dá mais conta.
desvendei o motivo de Lajeado ter tanto drogado. bingo pra mim.

Anônimo disse...

Q U A D R I LH A

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Gostei da presença de espírito do proprietário da empresa em substituir na caixa o seu café pelo de um concorrente, ou seja, escancarou a perseguição a sua marca. E mais uma vez fica claro o quão lícitas são essas licitações.

Eu sei de outras, onde 2 ou 3 proprietários combinam entre si quem vence a licitação x, y e z. Ou seja, revezam na boa para evitar brigas e "cafés que não passam pelo filtro".

Rejane Ewald disse...

Rejane Ewald continua no aguardo da publicação do seu comentário que afirma não se tratar de merenda escolar.