segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENEM: AS MELHORES DO VALE



Entre as 250 escolas gaúchas, melhores colocadas no ENEM de 2009, o educandário São Miguel de Arroio do Meio garantiu o 18º lugar.
26º lugar: CEAT
81º lugar: João Batista de Melo
101º lugar : Madre Bárbara

Isso SE contei certo na Zero Hora de hoje...

O Colégio Sinodal de São Leopoldo abocanhou o 1º lugar:
aulas todas as manhãs e tardes. Prova duas vezes por semana. Simulados todas as 6ªs feiras. 60% dos profes são mestres ou doutores e recebem incentivos financeiros para se atualizarem em congressos e especializações.

11 comentários:

Anônimo disse...

Os classificados de lajeado não deveriam custar tão caro para ensinar...
Fazem um alarde muito grande , cobram uma paulada de grana e na hora das avaliações feitas por gente de fora de lajeado , conseguem colocações nada honrosas..
Centésimo primeiro lugar para o MB é uma prova disso...
Depois qdo se fala que a educação é apenas mais um negócio , muitos se irritam...

Mariá disse...

...em compensação, pela colocação das escolas públicas, para o governo é que um grande negócio. Sem boa formação para discernir sobre o certo e o errado, acabam votando PeTralhas da vida.

Anônimo disse...

É verdade..
Mas desse governo atual , não se pode sequer sonhar com educação de qualidade..
O próprio presidente é um fascínora analfabeto de pai e mãe....Esse Lula poderia ter pelo menos um pouquinho de decência e se mandar de vez do cenário assim q largar fora de brasília...
Até nem precisava ser um erudito , mas ser um cara esculacho como é , deixa qq um com vergonha do Brasil...Chinelão total !

Luís Galileu G. Tonelli disse...

O ENEM é um bom exame para os alunos das escolas públicas, pois a idéia casa perfeitamente com o trabalho desenvolvido dentro das escolas em acordo com os PCNs. Já a escola particular não está adaptada a este tipo de avaliação, por anos desenvolveram competências diferentes das exigidas no ENEM. A escola particular é efetiva para o que se propõem, preparar alunos para o vestibular, já o ENEM é outro assunto basta ter o mínimo de contato com a prova para perceber isso.

Os Institutos Federais (IFs) dentro de pouco tempo irão "bombar" como se diz, no ENEM visto que o mesmo incentivo da Escola Sinodal de São Leopoldo é o molde do IFs que estão em franca expansão, basta ver o campus a ser instalado em Venâncio Aires nos próximos anos, tudo com incentivo Federal.

E é inegável que para educação atingir um patamar acima do atual precisará investir-se nos educadores. Políticas de subsídios de livros, notebooks, custeio de idas a congressos, enfim. Incentivos! Tudo isso passa também por salários melhores para atrair mais interessados pelas licenciaturas.

Professores da escola particular primeira colocada nacional, paga inicial R$ 23,00 por hora-aula (mesma coisa que universidades particulares), exige dedicação exclusiva de 40h semanais e dessas apenas 15h em sala de aula, o resto é cumprido dentro da escola com projetos, reuniões, clubes e planejamentos. Não tem como o resultado não ser positivo.

Mas claro que não podemos esquecer de mencionar a motivação do aluno em aprender e realizar a prova. Para o aluno da escola particular um bom resultado nesse exame significa apenas "status" mídia para a instituição, já que não disputam vagas no PROUNI. Mas para o aluno da escola estadual o PROUNI pode representar o ingresso facilitado numa universidade federal ou mesmo uma bolsa de estudos de até 100%. Esses são inegáveis méritos da atual administração. E sobre a educação particular o governo federal não pode intervir, nem o estadual. Apenas sugerir práticas pedagógicas como fez...

Anônimo disse...

Antigamente quem estudava no CEAT por exemplo , se não passasse de ano por duas tentivas na mesma série , era "convidado" a sair..
Hj em dia é assim ainda ?
Os professores metiam laço (no bom sentido) em quem se "achava" e o ensino era porrada..
Quem estudou lá sabe disso..
Os "alemão" lá tinham padrão europeu e não tinha essa facilidade de hj com polígrafos coloridos e apostilas cheias de "nheco-nheco" pedagógico..
Escola particular parece um grande negócio apenas , pois é só puxar conversa com muitos jovens que estudam por lá e se tem um choque muitas vezes e qdo escrevem uma redação é de chorar ao ler 3 frases...É como universidade , onde ninguém roda nunca , basta continuar a pagar a mensalidade e tá dentro sempre , até comprar um professor particular e sair com diploma na mão...Alguma coisa não anda bem nisso tudo !
Quem realmente quer estudar e aprender , faz isso até pela internet se quiser...

Anônimo disse...

Quanta filosofia e papo furado para dizer que a SÃO MIGUEL matou a pau, deixando o CEAT na fumaça. Valeu São Miguel, valeu Arroio do Meio, TCHAU MADRE BÁRBARA!

Anônimo disse...

antigamente as pessoas aprendiam a decorar e tem gente que ainda acha que o ensino era grande coisa, hoje os aspectos importantes que um colégio deve passar envolvem o raciocínio, senso crítico, etc., que infelizmente não conseguem ser inteiramente avaliados por vestibulares ou provas.

Anônimo disse...

Tá,no Colégio Sinodal de São Leopoldo os alunos são zumbis? Tsk,Tsk. Legal a ideia de incentivar professores, mas acho terrível valorizar escolas por provas. Principalmente pelo ENEM e vestibular.
"Aprendemos" para fazer provas, não para vida. Tanto que um grande problema dos jovens na escola é a falta de interesse. No entanto a sociedade cria uma pressão sobre isso, "nota vermelha", "agora é sério".
Me preocupo se todos tentarem o mesmo sistema "aulas todas as manhãs e tardes. Prova duas vezes por semana. Simulados todas as 6ªs feiras." Surgiriam robôs, não alunos.

Luís Galileu G. Tonelli disse...

O modelo da Sinodal de São Léo é a visão comportamentalista, ou se preferirem behaviorista da educação, funciona dentro de um objetivo.

As pessoas que atacam a parte pedagógica do ensino primeiro não devem fazer parte do meio e segundo se fazem, estão desatualizados em algumas décadas.

Todas as áreas profissionais são geridas por sistemas e formas a educação não é diferente. Aprendizagem mecânica não resolve o problema em formar um cidadão, mas cria um belo ser capaz apenas de reproduzir o mesmo.

Precisamos quebrar paradigmas e para isso não basta memorizar por um intervalo de tempo certos conhecimentos é preciso criarmos senso crítico no aprendiz.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lamento as agressões ao Presidente da República, pois gostemos ou não é o Presdiente. tem ele o respeito lá fora, mas infelizmente aqui ainda temos tais comportamentos.
O ensinoé fraco sim no geral e em muitas escolas e universidades. Na Unisinos lembro que havia professores que chegavam, escreveiam no quadro negro o que entendiam e nos davam boa noite. Quando fiz o ginásio, por ser filho de pai imigrante e naturalizado, mas que enfretou sérios problemas durante a guerra, fomos matriculados, meu irmão e eu, no Colégio Israelita Brasileiro. Considero aquele colégio de nível elevado, pois nos tiravam o couro, felizmentePouco adianta a escola se a familia não estimular os filhos e deles cobrar empenho.

Anônimo disse...

CEAT que havia decaído muito nos últimos anos, agora está crescendo novamente. Pode-se comprovar como em 2009, 14 alunos passaram na UFRGS... no entanto, em outras escolas no máximo 2 ou 3 alunos passaram de cada uma. Hoje o CEAT é a melhor escola, tanto no seu ensino como em sua grande estrutura.