sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CONEXÃO MACHU PICCHU

As equipes de resgate já evacuaram 80 brasileiros que estavam ilhados na cidade peruana de Águas Calientes, próxima das ruínas de Machu Picchu, segundo o Itamaraty.

Outros 270 brasileiros ainda aguardam para sair da cidade. Entre eles, João Marcelo Conte Cornetet, filho da minha amiga lajeadense Mariangela Conte, que mandou email:

@ “João Marcelo tem nos ligado diariamente, atualizando sobre a situação em Aguas Calientes. Ontem falamos com ele qdo já passava da meia noite, e as últimas notícias são:

Eles estão bem, dentro da situação local: alojados em um hostel, recebendo comida do exército peruano (café, almoço e jantar).
Ontem o governo até forneceu cobertores para os que não tinham alojamento. Importante que eles estão se mantendo calmos, já que provavelmente serão os últimos a serem resgatados (a prioridade são os mais velhos, crianças e portadores de necessidades especiais).
Ontem o embaixador do Brasil esteve lá, e fez uma reunião tranquilizando a todos, pois a coisa não estava muito organizada e clara por lá!

Para vcs que conhecem o João devem saber que ele está curtindo a situação e tirando proveito como uma experiência de vida inesquecível! A idéia deles é prosseguir o "mochilão", mas não sei como ficará a questão das datas.

Estamos recebendo várias ligações de solidariedade, inclusive da reitoria da UFRGS, que nos informou que o próprio reitor estava em contato com Brasília para resolver esta situação. Sabemos que todos estão torcendo para que termine tudo certo e o mais rápido possível, então agradecemos todos os pensamentos positivos!”
Mariangela

Petrobras e a Odebrecht
... ambas com negócios no Peru, estão emprestando seus helicópteros usados naquele país para fazer o resgate de vários brasileiros que estão ilhados em Águas Calientes, o vilarejo situado na subida de Machu Pichu. Atendem a pedidos de alguns empresários que têm negócios com as duas companhias e cujos filhos estão retidos na região desde os deslizamentos do fim de semana passado.

O grande número de turistas ilhados na região vem inflacionando os preços dos víveres e uma garrafa de água, por exemplo, chega a custar US$ 3,5 - cinco vezes mais cara que o preço normal.

Atualizado às 12h:
João Marcelo ligou ontem à noite e informa que o prefeito local (organizador da ordem dos resgates) decidiu que hoje devem ser retirados os menores de 21 anos.

A partir daí, eles foram encaminhados à Estação de Trem (que fica próxima ao campo de futebol onde os helicópteros estão pousando), receberam um carimbo na mão, identificando-os como o próximo grupo a ser resgatado, receberam vários lanches, jantar, e estão bem (apesar de que, devem ter dormido dentro dos trens esta noite).

Eles não sabem se o helicóptero os levará até o ônibus com destino a Cuzco, ou direto até lá. No hotel em Cuzco ficaram seus pertences, e de lá pretendem seguir a viagem para o Chile. O governo brasileiro está disponibilizando vôos em avião da FAB, direto para o Brasil, para os que quiserem.”

MC

ATUALIZADO às 15h35m:

“Chegaram em Cuzco! Estão indo para o hotel. O Embaixador do Brasil (Taunay) estava aguardando todos brasileiros no aeroporto em Cuzco, onde hj a noite fazem uma reunião para tratar do transporte de volta ao Brasil,
porque eles só dispõem de 1 avião Hercules,
porque todos os outros estão no Haiti...”
MC

Nenhum comentário: