sábado, 30 de janeiro de 2010

CULTURA GOELA ABAIXO...

1ª edição da Tico-Tico


Hoje é o Dia Nacional dos Quadrinhos!

A primeira história em quadrinhos (HQ) no Brasil é atribuída a Angelo Agostini: “As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à corte”, publicadas pela Revista Fluminense, em 1869

Porém, foi a Tico-Tico a primeira revista infantil, de quadrinhos, publicada todas as quartas-feiras a partir do dia 11 de outubro de 1905, que fez a alegria da molecada brasileira.

Para efeito de comparação: a revista Tico-Tico é mais antiga que o Banco do Brasil e anterior ao 1º vôo público do 14 Bis de Santos Dumont em Paris.

A revista que encerraria sua publicação em janeiro de 1962, com a edição 2096, foi considerada um marco entre as publicações dirigidas à infância no Brasil. Os personagens Chiquinho; Reco-reco, Bolão e Azeitona; Zé Macaco e Faustina e Os sobrinhos do Capitão, entre outros, influenciaram gerações de brasileiros, de
Ruy Barbosa a Érico Veríssimo e Gilberto Freyre.

Para Carlos Drummond de Andrade a “revista Tico-Tico é pai e avô de muita gente importante”. Circulou durante 56 anos, sendo a mais longeva revista infantil já publicada no país.

Fonte: “O Tico-Tico, centenário da 1ª revista de quadrinhos do Brasil”. Opera Graphica Editora.

Nenhum comentário: