quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VARAL DOS FUNDOS DO PARQUE...

"Escrever é isto: comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo, que é sempre experimentado nos povos como uma infusão de laboratório, cada vez mais sofisticada.

Ama-se a palavra, usa-se a escrita, despertam-se as coisas do silêncio em que foram criadas.

Depois de tudo, escrever é um pouco corrigir a fortuna, que é cega, com um júbilo da Natureza, que é precavida."


Agustina Bessa –Luís

CARTA A HOMERO

Homero passou para a História como o autor dos épicos Ilíada e Odisséia. Estudiosos romantizam o velho poeta, pobre e cego, que andava de terra em terra a recitar seus poemas...

Penso em outro Homero... Penso no atual proprietário da antiga chácara das irmãs Jaeger, no bairro Hidráulica e não resisto: minhas palavras sinceras...

Entre para a história dessa cidade, sr. Homero!
Não destrua mais esse parque verde no centro de Lajeado, por favor.


É um local histórico, é um verdadeiro Parque cercado de belas árvores centenárias...



... onde mesmo dobradas pelo tempo, as árvores se esforçam para continuar sobrevivendo.



Não precisa adubo, nem ajardinamento... Está tudo pronto!



Mesmo que deitada por terra a casinha histórica, que guardava segredos...


... que escondia um túnel, provavelmente por medo dos revolucionários degoladores, por favor, senhor Homero...
... a propriedade é sua, o senhor tem todo o direito de fazer o que bem entender com esse espaço mas, por favor, não o destrua nem construa nada em cima.

O senhor não vai ficar mais rico, nem mais pobre, terminando com esse belo cenário verde, no centro de Lajeado, uma cidade reconhecida por sua insensibilidade urbana e estética.


Entre para a história de Lajeado, sr. Homero!

São raros os homens que teriam condições de deixar um cunho personalizado na sua própria lenda pessoal, na sua história de vida para honrar seus descendentes:

Parque Homero Miguel


Por favor, pense nisso, senhor Homero. Que não lhe falte inspiração e coerência ambiental, nesse caso, muito frescor das sombras, muito refúgio para passarinhos e para todos nós que moramos por aqui.



“Que à vontade resista omnipotente...”
Ilíada, Livro VIII

DA SÉRIE FERIADÃO DE FINADOS...

"Primeiro, morrem nossos prazeres;
depois, nossas esperanças;
depois nossos temores.”

SEMANA DO COMERCIÁRIO

Imperdível! “Aquele Abraço”, Tributo aos Festivais e à Tropicália, espetáculo musical criado estará no Teatro do SESC nesta sexta-feira, às 21h.

Na abertura, uma projeção de slides de uma série de fatos dos anos 60, levados saborosamente por uma trilha musical especial, que conduz a platéia para entrar no clima do show com leveza e graça.

No repertório, “A Banda”, “Arrastão”, “Ponteio”, “Panis et circences”, “Alegria, alegria”, “Disparada”, “Pra não dizer que não falei de flores”, “Domingo no Parque”. Todas com novos arranjos, sem perder a essência “tropicalista”.



Ingressos
Entrada franca para comerciários
Público em geral
R$ 10,00

TUNICO PARA VEREADOR!

Quem guarda, tem! Do acervo do prof. Schierholt, capa da revista CONHEÇA de 1970.

Essa capa merece um estudo antropológico, psicológico, sociológico. Tunico não conseguiu se desvencilhar da sua condição servil e marginalizada. A cidade que o aceita não conseguiu interferir no seu desenvolvimento social.

E quem seria a menininha loirinha, branca e "tão boazinha"?

Um momento fugaz na sua trajetória...
Para as próximas eleições Vote em Tunico!
Como não lembramos isso antes?

TêTe à TêTe...

* Em véspera de feriado... Caraca, bananas de dinamite numa lixeira no centro de Lajeado? 24 bananas de 200 gramas cada. O 7° Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Cruz do Sul está investigando a procedência do material. Não deve ser difícil, tinha etiqueta...

Juro que não fui eu. Mas, quando vi as cinco ou seis construções de prédios numa única quadra da rua João Pessoa, no bairro Hidráulica, pensamentos terroristas realmente me ocorreram.
Desculpe.

* Leio no jornal Opinião, de Encantado, que em dezembro o Sicredi traz para Arroio do Meio, Encantado e Guaporé a comédia Os Homens de Perto, de Porto Alegre com o trio afinadíssimo Oscar Simch, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel.

Putz, por que em Lajeado não? Por que?
A renda da bilheteria será revertida para entidades sociais de cada cidade.



* Belezura.... Racha político digno de gang: Carmen Zen e Marcio Klaus. As facções estão se carneando por cargos. Velha política... A arte de acomodar todos em carguinhos na prefeitura.

Enquanto isso, no programa do Renato Worm, escuto o verea Paulo Tóri se queixar que aparece pouco na mídia e que o secretário de Obras, Mozart Lopes não atende as solicitações dos vereadores:
“Só fico hipertensido (?) de muitas coisas aí tão deixando a desejar, principalmente, principalmente, seu Mozart Lopes na Secretária de Obras. Vou deixar em alerta para o senhor, sim senhor, dar mais atenção pra nós vereadores também, independente de partido nessa casa aqui, oposição ou situação. Nos atenda um pouco melhor eu sei que tu te esforça, se tu não consegue atender a todo mundo então tu pega um ou dois aí e pega o aval da senhora prefeita e vão despachar este trabalho! Que eu tô cheio de falar 'Tô chegando semana que vem' e nada.”
Nada?



O HUMOR DE RONALDO







A INDIVIDUALIDADE DO NOME

“Esses dias num restaurante, perguntei o nome de uma bebezinha de 15 dias. “Cecília” – respondeu a mãe. Achei forte e bonito. E relacionei com a escritora do Romanceiro da Inconfidência. Nome predestinado com certeza, porque as Cecílias são corajosas, sobreviventes nas adversidades.

Voltando a pesquisa na Alemanha: uma das professoras justificou sua explicação porque jamais batizaria um filho seu de Kevin: "Isso não é um nome, é um diagnóstico".
Lembram do livro “Precisamos falar sobre Kevin”? O menino era um psicopata que matou sete colegas na escola.”...

*
Excerto da minha crônica nos jornais Opinião de Encantado e A Hora de Lajeado, desta semana.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VARAL EM CRUZEIRO DO SUL

Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe.

autoria desconhecida

A PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS...

O IBOPE ouviu 2.002 eleitores numa pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria e descobriu que 84% dos brasileiros se preocupam com as questões ambientais, mas ainda assim é apenas o décimo item na escala das prioridades dos eleitores para o próximo governo.

50% dos entrevistados consideram o desmatamento a questão ambiental mais preocupante hoje. Depois segue a poluição da água, poluição do ar, tratamento do lixo e, só na quinta colocação apareceu a preocupação com o aquecimento global.

Entre esses eleitores, Marina Silva tem a preferência sobre Dilma Rousseff: a população parece estar mais próxima na pré-candidata do PV à presidência.

66% dos entrevistados acham que o meio-ambiente deve ser totalmente protegido, mesmo que isso dificulte o crescimento econômico.

Só 18% consideram aceitável uma proteção menos rigorosa para permitir maior crescimento.

E, finalmente, 12% acreditam que o crescimento e o combate à pobreza são prioritários, mesmo que isso implique prejuízos maiores ao ambiente.

E aqui... A percepção é um atraso.


DA SÉRIE FERIADÃO DE FINADOS...

"A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida
é o que morre dentro de nós enquanto vivemos."

ESTRÉIA MUNDIAL HOJE



Último ensaio da coreografia de Michael Jackson para a tournée This Is It, que correria o mundo…
Espera-se que o documentário sobre os últimos dias da vida do cantor - desaparecido a 25 de junho - bata todos os recordes de bilheteira.


De 110 horas de gravações realizadas durante os últimos ensaios do cantor foram escolhidas, cuidadosamente, algumas imagens em que ele aparece sorrindo, para mostrar que em vez de estar mal, com a saúde debilitada, seria ainda a maior estrela do mundo.

TêTe à TêTe...

Vocês sabem, não é? Leram nos jornais, ouviram no rádio...
Em agosto, a Prefeitura ficou de dar um “apoio” aos proprietários. Antes, em junho, a cobrança desse blog pela falta de incentivo a eles...


As otoridades, sempre tão bem intencionadas, mostraram interesse pela casa construída em 1913/1918, que pertenceu a Família Born, questionaram junto aos proprietários atuais, o valor do imóvel. A Comissão de Avaliação ficou de estudar a compra ou não. Está avaliando até hoje. Nunca mais ninguém se pronunciou.

A casa de 464m² é perfeita para vários empreendimentos. Tem 16 cômodos e três banheiros:


“As peças podem ser alteráveis, só não dá pra tirar as paredes. Quase todas se interligam tendo duas portas em cada. Em baixo, dois salões grandes, 4 salas e dois banheiros. Uma garagem que dá para o jardim de 100 m² . Como tudo é grande, tudo pode ser dividido.” – diz Virgínia Purper, que está indo embora da cidade.

A vista para o rio é linda... De suspirar.

Virgínia parte e me engasgo com as perguntas: e se arrombarem, e se depredarem aquela casa centenária? Se tocarem fogo durante a noite? A gente já viu tanto disso nessa cidade.


Por favor, aluguem se não vão comprar!

Olha... A creche Garatuja foi vendida por 800 mil. Deve transferir-se para um novo local nas imediações do Clube Sete de Setembro. No meu bairro tem uma casa que pede 900. Já as terras da família Hepp? 600.

Para efeito de comparação:
um terreno na praia da Silveira, em Garopaba, está por 450 mil e um ap de 730m² no edifício Quartier de Ipanema, na Visconde de Pirajá, no Rio: R$ 13 milhões.


Na Conserva, essa casinha também está à venda... O entorno verde é magnífico.

E assim caminha a humanidade...

MAIS UM REVÉS...

A Sociedade Brasileira de Urologia vai abrir campanha contra as propagandas de aumento de pênis.
Em novembro, distribuirá país afora cerca de 500 mil cartilhas sobre a “falta de respaldo científico” desse tratamentos alongativo do... do.... do abre-alas.
Por falar nisso... Como anda aquele processo?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VARAL DE WILLIAM JAMES

Quando duas pessoas se encontram há,
na verdade, seis pessoas presentes:
cada pessoa como se vê a si mesma,
cada pessoa como a outra a vê
e cada pessoa como realmente é...

´TEATRO DE RUA

Uma companhia de teatro, caminhando há século em busca do mar, chega à metrópole. É neste imenso “oceano” que ela vem apresentar a história de Dom Quixote e de São Jorge no espetáculo O Santo guerreiro e o herói desajustado.

O honrado fidalgo Quixote, em sua luta individual e solitária, enxerga na grande cidade a imagem da sua amada Dulcinéia. Seus nobres ideais entram em conflito com as regras e leis que regem a metrópole; Quixote e Sancho Pança, então, acabam vendo-se perdidos, inadaptáveis à contemporaneidade.

São Jorge, o santo popular, vem resgatá-lo e revelar a importância da coletividade que ainda pulsa na cidade. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.


AMANHÃ, 4ª feira
15 h
Parque dos Dick


* O último teatro de rua que passou pelo Parque dos Dick, também pelo SESC, foi genial. Você não vai perder esse, vai?

TUNICO É POP

Quem não o reconhece? Pelas ruas de Lajeado desde garotinho...
Hoje, Marco Antonio Rodrigues, 47 anos, pai de Viviane que mora em Encantado ou Estrela... Tunico reside com a mãe no Morro da Conserva e anda pela cidade em cima de uma bici carregada de descartáveis.
Tem seu ponto nas imediações da Imec.

Dias desses, o pessoal se espantou quando viu o moleque posando para rebatedor de luz, fotógrafo, buchincho armado... De vez em quando Tunico faz uns bicos como modelo para uma loja da cidade que aposta na irreverência e no humor do catador de latinhas...



MICROFONES LIGADOS

Estava escutando hoje o programa Encontro Maior de Renato Worm, quando ouvi o vereador do pmdb de Lajeado, Hugo ‘Biluca’ Vanzin... Ele acredita que para ter chance de chegar à Assembléia Legislativa, o candidato terá que investir pelo menos uns 400 a 500 mil reais. Orra... é grana, hein?
Matemática não é comigo, mas parece que o investimento é quase superior ao que ele ganharia em 4 anos, se conseguisse se eleger, ou não?
Biluca foi candidato em 2005 e disse que nunca mais pretende concorrer a Deputado Estadual. Ahã.

E por falar em Radio Independente... Estou acompanhando o buchincho armado sobre o local do futuro do Lajeadense. O Clube conseguiu trazer para o centro da discussão os limites territoriais entre Cruzeiro do Sul e Lajeado.
“Conforme o assessor jurídico da prefeitura de Cruzeiro, Evandro Weissheimer, o município pode possuir áreas de terras pelas quais não está recebendo o valor dos impostos.”

Mas, afinal, para quem a família Hepp paga os impostos daquelas terras?







ARTE NA AREIA...




“Uma ucraniana chamada Kseniya Simonova emocionou o público de seu país e ganhou o Ukraine’s Got Talent, versão do programa britânico de calouros que, recentemente, deu fama à cantora Susan Boyle.

Kseniya nem precisou abrir a boca.
Usou os dedos para desenhar com areia em uma tela iluminada.

Em poucos minutos, ela contou o drama da Segunda Guerra Mundial e arrancou lágrimas da platéia. A Ucrânia foi um dos mais sangrentos palcos da guerra. Sofreu com ataques dos dois lados – da União Soviética e da Alemanha nazista.”

@ colaboração Alessandro Cenci

PARABÉNS, ARROIO DO MEIO!


Os 19 mil moradores de Arroio do Meio vivem um grande aniversário: 75 anos.

Amanhã, às 9h, no Marco Histórico de São Caetano - nas terras do primeiro colonizador, Johann Gerhard – acontece a Abertura Oficial das comemorações de Emancipação Política de Arroio do Meio.

Depois segue o festerê no Centro Comunitário PA-Rural, onde serão realizadas as demais atrações da aniversariante: roda de chimarrão; bênção religiosa; almoço; desfile das bandeiras, trazidas por comitivas ou representantes dos próprios municípios; apresentações folclóricas e artísticas; baile.

Enquanto isso, às 14h, no recém inaugurado Hotel Moinho da Luz, reunião dos Prefeitos da Associação de Município dos Vale do Taquari.
E às 19h a I Conferência Municipal de Cultura na Secretaria de Educação.

Quem viver, verá!

* Onde será o marco histórico de Lajeado? Alguém sabe dizer? Socorrooooo Schierholt...

EM TEMPO DE BIENAL...

... uma instalação ao ar livre? Não... O Lixão do Campestre.

@ "A cidade ambientalista, certificada e premiada, inaugurou um novo lixão na cidade: rua Rio Grande do Sul, fundos dos bairros Campestre e Santo André.
Além de ligar os dois bairros, as crianças que estudam na Escola Campestre e que moram no Santo André, passam diariamente pelo local, admirando os móveis e objetos que ali são depositados.
Os moradores do Santo André afirmam ser o lixão no Campestre.
Os moradores do Campestre garantem que a localização é no Santo André..."


CIRCULANDO NA BLOGOSFERA...

Auxílio Reclusão?

“Você sabia que todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa de R$ 600,00 para sustentar a família, pois o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos já que está preso?


Tire a dúvida em
www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

Perguntas sobre a Bolsa-marginal:

- Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso recebe uma bolsa de R$600,00 para seu sustento?

- Você já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?

- Você percebeu que a Bolsa - marginal é maior que o salário mínimo?

É por isso que a criminalidade não diminui ...

- mate e assalte....... e ganhe o bolsa - bandido
- Trabalhador é menos valorizado que bandido!
- Ficar trancado na cadeia é mais cômodo que trabalhar em serviço pesado... e somado ao luz fraterna, bolsa escola, vale gás...

Para que trabalhar? Para pagar imposto?”



* Cartuns do Leonardo e Edgar Vasques ilustrativos, por minha conta...

ERNY STAHLSCHMIDT


Ontem recebi de presente o livro de crônicas Vagando Pelo Século, na 2ª edição. Fiquei bem feliz! Perdi a noite de relançamento, fiquei chateada, coisitali...
Mas, descobri essa foto bárbara no livro. Reparem no prédio na outra esquina da Casa de Cultura. E dizer que se perdeu... Gente, e os plátanos? Cortaram? Poderiam ser hoje, plátanos centenários... Inacreditável, a falta de preservação é muito mais antiga do que se imagina.

DA SÉRIE FERIADÃO DE FINADOS...


MPB: AS DEZ MAIS, MAIS...

Lembram quando blog listou as dez melhores músicas da mpb? Lá no dia 24 de agosto...
No início de outubro saiu a lista dos editores da revista Rolling Stones:
1 – “Construção” – Chico Buarque
2 – “Águas de Março” (Tom ) – Elis Regina & Tom Jobim
3 – “Carinhoso” – Pixinguinha
4 – “Asa Branca” – Luiz Gonzaga
5 – “Mas Que Nada” – Jorge Ben
6 – “Chega de Saudade” (Tom & Vinicius)- João Gilberto
7 – “Panis et Circencis” (C.Veloso & Gil) – Os Mutantes
8 – “Detalhes” – Roberto Carlos
9 – “Canto de Ossanha” – B. Powell/ Vinicius
10 – “Alegria, Alegria” – Caetano Veloso

Seleção da Revista Bravo

1 – “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro
2 – “Águas de março”, de Tom Jobim
3 – “João Valentão”, de Dorival Caymmi
4 – “Chega de Saudade”, de Tom e Vinícius
5 – “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso
6 – “Tropicália”, de Caetano Veloso
7 – “Último desejo”, de Noel Rosa
8 – “Asa branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
9 – “Construção”, de Chico Buarque
10 – “Detalhes”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos


* Conferindo as listas, em comunhão com a minha, Asa Branca e Panis et Circencis... A Bravo listou as 50 melhores músicas. Não entrou nenhuma do Gonzaguinha. Fiquei de cara.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VARAL DA DOR...

Photo by Robert Capa
"Cidadão
não é aquele que vive em sociedade,
mas, aquele que a transforma".
Augusto Boal
dramaturgo

TEATRO NO SESC

Caras & Coroas no espetáculo anterior


Amanhã, 3ªf, às 20h30m no Teatro do SESC de Lajeado tem a estréia do espetáculo "As Rainhas do Rádio" com o grupo Caras & Coroas, dirigido por Pablo Capalonga.
Esse grupo teatral da melhor idade existe desde 1999 e desenvolve suas atividades, entre ensaios e apresentações, no auditório do SESC e ao longo destes dez anos construiu um repertório de seis espetáculos apresentados em diversas cidades do Rio Grande do Sul.


Por diversas ocasiões realizou apresentações de caráter social revertendo a renda da bilheteria para sociedades carentes. Nos três últimos anos conta com um elenco fixo de oito atrizes de 56 a 75 anos que mantêm ensaios periódicos e semanais.


Dica: Vá um pouco mais cedo e confira a mostra bacana de ilustrações de livros infantis em exposição no corredor cultural do SESC, que permanece até 30 de outubro.

São mais de 40 painéis com ilustrações de obras literárias infantis de autores de diversos estados brasileiros, apresentando o trabalho de ilustradores, que se valem das mais diversas técnicas e estilos.

ME ENROLA QUE EU GOSTO...

Na RS 423, estrada que liga Progresso à BR 386, o povo anda protestando.

“O Daer não tem grana nem para comprar o combustível para as roçadeiras que fazem a limpeza nas laterais da rodovia...
E enquanto não consegue tapar meia duzia de buracos a governadora promete asfaltar 16 km de Progresso a Campo Branco...vai entender?”

* São 22 km sem acostamento. Então, no salve-se quem puder, vamos empurrar o povo morro abaixo... E morro é o que não falta.

NOVO TENIS DA NIKE...


CONECTADO COM ARROIO DO OURO...


“Quando Fernando Mallmann nasceu, em 23 de março de 1984, o pai, José Luiz Mallmann, e a mãe, Maria Elisa Mallmann, ainda usavam a enxada para preparar o plantio. Vinte e cinco anos depois, a tecnologia ganhou espaço na propriedade, e o filho comanda as atividades junto com a família.

Assim como Fernando, a propriedade, localizada em Arroio do Ouro, no interior de Estrela, no Vale do Taquari, cresceu muito.

A única coisa que não mudou é que a família Mallmann continua unida. Os três acordam todos os dias às 6h30min para tocar as atividades da propriedade. Já o filho mais jovem, Daniel, 23 anos, preferiu ir para a cidade, trabalhar como pintor.

O irmão não foi o único que Fernando viu ir embora. De todos os seus amigos de infância, apenas um escolheu, assim como ele, continuar na área rural.”

Leia reportagem na íntegra: http://www.valedotaquari.org.br/

E VOCÊ, CUIDA?

Campanha da ONU quer saber como anda sua relação com o meio ambiente. Para isso lançou no sábado, na comemoração do seu 64º aniversário, a campanha 'ONU Verde'.

Com a pergunta O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?, a organização, que conta com o apoio da TIM da MTV Pública, enviará cerca de oito milhões de SMS convidando as pessoas à participação.

Quem quiser participar deve responder a pergunta O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente? enviando até três fotos, tiradas do celular , ou um pequeno filme de até 30 segundos, também realizado com celular, com uma explicação do roteiro com, no máximo, 100 palavras.
O material encaminhado deverá ser publicado pelo próprio participante no site
http://www.onuverde.org.br/.

A campanha ficará no ar até 1º de junho de 2010, quando um Comitê de Seleção, composto por cinco representantes das agências e programas do Sistema ONU no Brasil, escolherá as dez fotos e os cinco melhores vídeos que melhor traduzam o tema da campanha. O resultado estará disponível neste site a partir do dia 5 de junho 2010.

* Eu vou mandar um filme das podas de árvores de Lajeado, do pessoal lavando as calçadas...

ANOTAÇÕES RÁPIDAS...

Patrão Zeloso...
Lula mandou compar roupas novas para seus servidores que trabalham de terno. São 1.434 paletós e calças "de poliéster, na cor azul marinho noite".
Vão custar R$ 157.806,43, segundo a ONG Contas Abertas. Além disso, foram comprados 853 cintos de couro.


Tudo em família...
Gilberto Gil
lança no fim de novembro o dvd "Bandadois", com direção de Andrucha Wadington e participação de seus filhos Bem e José.
Maria Rita também participa. A diva canta, pela primeira vez, o sucesso lançado por sua mãe, Elis, nos anos 1960 "Amor até o fim", de Gil.


Unimed paga...
A juíza Márcia Cunha, da 2ª Vara Empresarial do Rio, determinou que a Unimed pague integralmente a quimioterapia de pacientes com câncer, mesmo feita fora de hospital, e forneça os remédios orais, sob pena de multa de R$ 50 mil.

CIRCULANDO NA BLOGOSFERA...

Dica de cozinheira é de utilidade pública...


Vai cozinhar uma feijoada?

Coloque uma laranja inteira, lavada e não descascada na dita feijoada junto com as carnes...

Realmente funciona, até parece milagre, a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação.

A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light!
Experimente com um pedaço de linguiça, ferva a água, fure a linguiça com 1 garfo, coloque a laranja na panela e depois comprove: em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja!
Depois frite a linguiça e veja como fica deliciosa!”


* E me avisem se deu certo...