quarta-feira, 26 de agosto de 2009

VARAL DE JUCINARA SCHENA

“Uma das essências da democracia são as diferenças de opinião, a possibilidade de que a imprensa possa informar, denunciar, assim como também a sociedade civil."
Gabriel Salvia
Diretor do Centro para a Abertura e Desenvolvimento da América Latina

PARQUE DO ENGENHO

ONTEM
HOJE


RADIO INDEPENDENTE

Putz... Nessa segunda-feira, o inspetor Madril, Chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, disse no microfone do Programa Encontro Maior, do Renato Worm, que só no último domingo, em seis horas de operação com o radar móvelforam autuados por excesso de velocidade aproximadamente 900 veículos, nas proximidades do Unicshopping.

Calculando que a média é superior a R$ 100,00 por multa, conclui-se que a arrecadação foi superior a um milhão de reais...

Já pensou se os municípios às margens da rodovia federal Leonel de Moura Brizola também tivessem uma maquininha como essa? Em meio mês a prefa faturaria mais que o ano todo.

Diz o inspetor Madril que os policiais não são comissionados.
Então tá.

DESAFIO A 3ª IDADE


Bacana... Nem só de bailinho e krentiser vive o pessoal da 3ª Idade em Arroio do Meio.

A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio está incentivando a ‘moçada tomar gosto’ pelos livros através do projeto “Livros, tô Dentro! Porque leitura não tem idade!”

Esta semana entregaram aos 19 grupos de idosos da cidade, sacolas contendo seis edições de livros dos concursos literários já realizados no município em anos passados.

A idéia recebeu apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais doando das sacolas.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

VARAL DE SARA VARONE...

“O direito à Informação
não é um direito das empresas jornalísticas.
Mais do que isso tudo,
é um direito do cidadão.”

Ricardo Pedreira
Diretor executivo da Associação Nacional de Jornais

ROLADOR - VOCÊ CONHECE?

Fiquei muito intrigada com a cidade de Rolador em último lugar no ranking gaúcho pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado no domingo pela Zero Hora. Fui para o Google...

Localizada na região das Missões, a 28 km de São Luis Gonzaga e a 20 km de Cerro Largo, Rolador tem 2795 habitantes, conforme último Censo do IBGE, a maioria de ascendência portuguesa, uma mescla de índios nativos, desbravadores espanhóis, além de gaúchos fronteiriços e castelhanos.

A cidade ‘nasceu’ no dia 16 de abril de 1996, embora historicamente exista desde fevereiro de 1627. O nome da cidadezinha, desmembrada de São Luiz Gonzaga, tem origem no Arroio Rolador, hoje de águas rasas, mas antigamente assustadoras, quando os carreteiros nas madrugadas ouviam ruídos que davam a impressão de algo rolar rio abaixo.

Os historiadores da região acreditam que foi com os acampamentos destes tropeiros e comerciantes ambulantes, montados para pouso e descanso na beira do arroio que iniciou efetivamente a colonização da cidade.

A história revela também que em 1924, a Intentona Comunista, movimento criado pelo São-luisense, Luis Carlos Prestes, agitou a população do pequeno povoado pela presença da Coluna Prestes às margens do Rio Ijuí, limite entre Rolador e a Colônia Serro Azul.


Mas, sem dúvida foi a construção da estrada de ferro em 1957 que formou o núcleo urbano de Rolador trazendo novos habitantes - funcionários da rede ferroviária e suas famílias - que construíram as escolas, igrejas, centros comunitários e de lazer, bares e comércio de gêneros alimentícios, tecidos, ferramentas e alguns medicamentos.

A população diminuiria depois de pronta a ferrovia que ligava São Luiz Gonzaga a Cerro Largo, com a partida dos militares, empreiteiros e trabalhadores, fato que influenciou a economia da vila que ainda veria passar o último trem com passageiros em l976. Depois de desativada, parece que a estaçãozinha passou a ser usada como centro de turismo e lazer da Prefeitura, hoje governada pelo prefeito Adão Eloi de Souza Batista (psb).

Localizei Rolador no mapa, faz parte da Rota das Missões, mas ainda não ingressou na Era Wikipedia...



Depoimento

“Morei em Rolador nos anos 1958/1959.
Meu pai foi agente ferroviário da estação. Tenho saudades deste lugar.
Vejo os lugares em que morei quando criança, e me entristeço de ver o que restou da rede ferroviária, alguns foram restaurados mas outros em completo abandono.

Gostaria de ver o que restou das casas onde os ferroviários moraram nesta época. Não tenho idéia de como está o vilarejo que era muito pequeno naquela época. Gostaria de ver como está o Rolador que me traz tantas lembranças boas e saudade da alegria de ter sido criança e ter vivido nesta época.
Papai construiu um Clube, é claro, com a colaboração dos moradores, todos participaram na construção e inauguração foi muito linda.”
Clarice Lia

TEASER NO SÃO JOSÉ

Um traficante foi preso e um usuário de drogas detido em ação do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, ontem à tarde, no campo do São José no Centro.“ – conta o colega Emilio Rotta no Informativo de hoje.
*Pô, manda uma foto, Emílio!
* * Mandou!..



“Eles montaram três apartamentos aqui no vestiário, usados só para o tráfico e para o consumo. Têm água encanada, luz e chuveiro com água quente de graça. Detivemos quatro pessoas aqui: todos são usuários e ex-detentos. Alguém tem que tomar uma providência...” reclamou um PM.

Não é que a Prefeitura tirou o dela da reta?

O secretário Isidoro Fornari Neto afirmou que a responsabilidade pela administração do campo era da Associação dos Moradores do São José.

Por sua vez, o presidente da entidade, Luis Fernando Menezes, informou que conhecia o problema e que a falta de segurança já havia sido cobrada da municipalidade. Nenhuma medida para diminuir o problema foi tomada desde então.
Ontem, Fornari admitiu que a prefeitura é proprietária do local, mas que cedeu o campo para a associação. Ahahahahaha.... Disse desconhecer a responsabilidade sobre pagamento de água e luz, mas que buscará se informar.

Também comentou que há tratativas com o Clube Esportivo Lajeadense para que o campo seja cedido para treinamento... Crédo! Levar os atletas para treinar naquele local é jogar a droga nas chuteiras e no nariz.
Tenha dó.

SEMPRE É TEMPO DE RENASCER

Já está nas livrarias, pela Companhia das Letras, o livro “Diários — 1947-63”, da escritora Susan Sontag.

Ao morrer em 2004, deixou cem cadernos empilhados num armário de sua cobertura no Chelsea, em Nova York: os diários escritos desde a adolescência até os últimos anos de vida.

Enquanto viva, a intelectual americana jamais permitiu que os cadernos íntimos fossem publicados, tão pouco os leu trechos para amigos ou parentes. Discreta, Sontag não expunha a vida particular e sua relação de mais de uma década com a fotógrafa Annie Leibovitz, tão famosa quanto ela. Antes, casada teve um filho, David Rieff, que agora permitiu a publicação dos diários em três volumes.


“É com sinceridade quase infantil que Sontag conta seu susto com a descoberta do fascínio sexual que as mulheres exerciam sobre ela e, depois da primeira noite de amor, exclama “Tudo recomeça a partir de agora. Eu renasci...”, levando o filho a escolher “Reborn” (renascimento, em inglês) como título original do livro.”


Fonte: Jornal O Globo

O HUMOR DO EUGENIO


ALÔ, SERJÃO!

EMPRESAS NO VALE DO TAQUARI EM 1936


Hotel Dahlen ainda está na Rua Júlio de Castilhos, nº 896 em Lajeado, desde 1924.
Foi fundado por Pedro Osvaldo Dahlen.
Ele nasceu em 27-3-1896, na Linha Esperança, Cruzeiro do Sul, filho de Henrique Dahlen e de Margareta Scherner.
Em 2-7-1919, casou-se com Maria Hermínia Senden.
Lá por 1921, abriu uma casa de pensão no Bairro Conservas, para os seus colegas da Fábrica de Conservas Oderich.

Em 1924, Dr. Roberto Fleischhut o convidou para construir um hotel para hospedar seus pacientes e convalescentes, aí servindo como enfermeiro auxiliar.
O hotel serviu para isso até ser inaugurado o Hospital São Roque, inaugurado em 2-7-1933.
Em 1949, o hotel foi destruído por um incêndio.
Faleceu em 7-5-1972, em Lajeado.
É nome de rua no Bairro Alto Parque - cf Lei nº 3.682, de 27-8-1985.

Do outro lado do Caribe, Aidan Dahlen ainda terá muito pela frente até saber que tem um pezinho na história dessa cidade.
Não deve conhecer o que seu bisavô construiu nessa cidade tomada por uma fúria construtora que não deixa nada de pé.

Agora, outro vovô assume novo ramo na árvore Dahlen.
Novaiorquino, mas seiva lajeadense.
Fonte: Jornal A Hora, na página Abrindo o Baú do prof. Schierholt, nosso historiador-mor.

O NÓ DA MODA

Todo mundo sabe que a roupa influencia as relações pessoais... Taí o poder das grifes e marcas que não deixam mentir. A moda não se faz só em cima das passarelas. Vem das ruas, da música, do cinema, da arte. Então, você já sabe o que vai rolar neste verão?

Dizem que é o nó na camiseta lançado por Kristen Stewart que interpreta a roqueira Joan Jett no filme The Runaways. Se você é descolada...

CIRCULANDO NA BLOGOSFERA...

DANUZA LEÃO
Folha de S. Paulo de 16/08/2009.

Quem tem medo da doutora Dilma?


VOU CONFESSAR: morro de medo de Dilma Rousseff.

Não tenho muitos medos na vida, além dos clássicos: de barata, rato, cobra.
(...)
Mas de Dilma não tenho medo; tenho pavor.
Antes de ser candidata, nunca se viu a ministra dar um só sorriso, em nenhuma circunstância.

Depois que começou a correr o Brasil com o presidente, apesar do seu grave problema de saúde, Dilma não para de rir, como se a vida tivesse se tornado um paraíso. Mas essa simpatia tardia não convenceu. Ela é dura mesmo...

Dilma personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora de escola que, quando se era chamada em seu gabinete, se ia quase fazendo pipi nas calças, de tanto medo. Não existe em Dilma um só traço de meiguice, doçura, ternura.


(...)
Não estou dizendo que ela seja uma pessoa má, pois não a conheço; mas quando ela levanta a sobrancelha, aponta o dedo e fala, com aquela voz de general da ditadura no quartel, é assustador.

E acho muito corajosa a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que está enfrentando a ministra afirmando que as duas tiveram o famoso encontro.


Uma diz que sim, a outra diz que não, e não vamos esperar que os atuais funcionários do Palácio do Planalto contrariem o que seus superiores disserem que eles devem dizer.

Sempre poderá surgir do nada um motorista ou um caseiro, mas não queria estar na pele da suave Lina Vieira. A voz, o olhar e o dedo de Dilma, e a segurança com que ela vocifera suas verdades, são quase tão apavorantes quanto a voz e o olhar de Collor, quando ele é possuído.

Quando se está dizendo a verdade, ministra, não é preciso gritar; nem gritar nem apontar o dedo para ninguém. Isso só faz quem não está com a razão, é elementar.



"Lembro de quando Regina Duarte foi para a televisão dizer que tinha medo de Lula; Regina foi criticada, sofreu com o PT encarnando em cima dela - e quando o PT resolve encarnar, sai de baixo.

Não lembro exatamente de que Regina disse que tinha medo -nem se explicitou-, mas de uma maneira geral era medo de um possível governo Lula. Demorei um pouco para entender o quanto Regina tinha razão.
(...)
Minha única esperança, atualmente, é a entrada de Marina Silva na disputa eleitoral, para bagunçar a candidatura dos petistas. Eles não falaram em 20 anos? Então ainda faltam 13, ninguém merece.

Seja bem-vinda, Marina. Tem muito petista arrependido para votar em você e impedir que a mestra em doutorado, Dilma Rousseff, passe para o segundo turno."


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VARAL DA TERRA...

“Como poderemos oganizar as instituições políticas
de forma que os governantes maus ou incompetentes
possam ser impedidos de provocar mais danos?"
Karl Popper

GUERRA POR TERRA

O assassinato do Sem Terra Elton Brum em São Gabriel e suas consequências políticas
Por Bruno Lima Rocha


São Gabriel, por volta de 10 horas da manhã.
Fazenda Southall, um complexo latifundiário totalizando 14.000 hectares, alvo de disputa entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o ex-proprietário, Alfredo Southall.
O cenário é o de batalha campal à vista.
São 230 brigadianos de distintas unidades contra cerca de 270 colonos ocupantes, a metade deles mulheres e crianças.

Eltom Brum da Silva era um agricultor do interior de Canguçu e que peleava por um pedaço de terra. Sua morte foi com chumbo e pelas costas. Os balins da escopeta calibre 12 que assassinaram Eltom deram um exemplo de como o aparato repressivo recorda suas origens e funções quando o tema é a propriedade.
(...)
A tarde de sexta-feira (21) culminou com a morte do agricultor sem terra Elton Brum da Silva em uma ação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul durante a desocupação de uma área no município de São Gabriel.
Fotos mostram que o agricultor foi atingido por uma arma calibre 12.
A suspeita recai sobre o comandante do 2º RPMon de Livramento, Ten. Coronel Flávio da Silva Lopes, que respondeu com o tiro a uma agressão verbal do agricultor.
(...)
Quando um governo é acusado de corrupção e se vê na berlinda, em geral não se dá o luxo de reprimir quem está organizado.

Ferimentos à bala que mataram pelas costas o sem terra Elton Brum da Silva.

(...)
Entendo que o assassinato do colono sem terra Eltom Brum da Silva, ocorrido no dia 21 de agosto de 2009, na cidade de São Gabriel, fronteira oeste, obriga as forças vivas da esquerda gaúcha a se colocarem de prontidão. Tudo indica ter sido o ato premeditado, uma ação de força do aparelho repressivo do governo gaúcho abalado pelas denúncias de corrupção.

* Bruno Lima Rocha, cientista político com doutorado e mestrado pela UFRGS, jornalista formado na UFRJ; docente de comunicação e pesquisador 1 da Unisinos; membro do Grupo Cepos e editor do portar Estratégia & Análise. (Artigo publicado originalmente no IHU-On Line)

Para saber mais: http://www.mst.org.br/node/7980

17 de agosto de 2009
* "As famílias Sem Terra que ocupam a Fazenda Southall, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul (RS), iniciaram o plantio na área no domingo (16/8). Foram semeados verduras e legumes para a alimentação das famílias. Os Sem Terra também plantaram árvores nativas.

* "Nesta segunda-feira, mais famílias acampadas chegam ao local, a fim de expandir a ocupação para demais áreas da fazenda. Cerca de 700 pessoas estão na Southall desde a quarta-feira (12/8), quando o MST ocupou a fazenda."

MARACANAÚ NO EL PAÍS...

El plan social de Lula entra en campaña
FRANCHO BARÓN
El Gobierno brasileño esgrime su programa contra la pobreza con vistas a las elecciones de 2010 - Los críticos dicen que es un parche para comprar votos.

Até os espanhóis já tão sabendo...

O programa Bolsa Família deverá ser a melhor estratégia para eleições presidenciais de 2010.

O jornal espanhol traz uma entrevista com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, afirmando que a meta do governo brasileiro é erradicar a fome e reduzir a pobreza em 75% no país até 2015.

O repórter do El País viajou até Maracanaú, no Ceará, cidade onde 18.400 famílias recebem a ajuda média de R$ 95 mensais paga pelo governo.

A reportagem termina com os funcionários do Ministério de Desenvolvimento Social dizendo que "a pobreza continua mas agora mais digna".

PROFUNDAS REFLEXÕES


1 - "Um país, como diz o Lula, capaz de achar petróleo a 6 mil metros de profundidade, não consegue descobrir se duas mulheres estiveram ou não trancadas por 10 minutos numa sala do Palácio do Planalto.

2 - O presidente Lula está coberto de razão em sua análise sobre deserções no PT: 'Tudo que entra, sai'. Se, depois, será jogado no ventilador, aí já é questão de foro íntimo, né?"

Fonte: Tutty Vasques

IMPERDÍVEL


Arte Sesc – Cultura por toda parte

PATA DE ELEFANTE

rock instrumental com
Gabriel Guedes e Daniel Mossmann
guitarra e baixo
Gustavo Telles
bateria

Formada em 2002, a Pata de Elefante tem dois álbuns lançados, circula nos principais festivais independentes nacionais e é considerada pela crítica especializada como uma das melhores bandas de rock do país.


27 de agosto - 5ª feira
20 hora
Sesc Lajeado


Ingressos
R$ 5,00 comerciários com cartão Sesc, estudantes e idosos
R$ 7,00 empresários com cartão Sesc
R$ 10,00 público em geral

FLAVIO TAVARES

“O Guaíba vem sendo ferido há dezenas de anos. Degradamos suas águas com fezes e detritos químicos, sem educar sobre o uso dos resíduos domésticos e industriais..."

* O rio Taquari também...

"Que tipo de cidade queremos?
Aquela em que nos integramos com a natureza e a vida do planeta como um todo, em q água e terra se entrelaçam com ar e pássaros?
Ou a cidade dura, em que asfalto e cimento são reis e os edifícios verticais ocultam morros, limitam espaços ou nos fazem cegos para as aguas do rio?
Não, não é essa a cidade que queremos.”


Fonte: Zero Hora dominical

* Mais de 80% dos eleitores foram contra a proposta de construir caixotes residenciais na orla do Guaíba na zona do Estaleiro Só. Venceram os defensores do Não.



* Sim, Lajeado quer uma cidade abafada no verão pelos prédios e asfalto. E no inverno, uma cidade em sombras pelo mesmo motivo. Cada anta no seu quadrado...

ÍNDICE IFDM...

Viva Lajeado!
O índice de desenvolvimento de nossa cidade é superior ao das cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, Lajeado ocupa o terceiro lugar de acordo com o Indice Firjan de Desenvolvimento Municipal – índice criado no Rio de Janeiro...
Conforme dados cruzados em 2006 – BASEADOS EM ESTATÍSTICAS OFICIAIS – fornecidos pelos governos, estamos muito bem emprego e renda, educação, saúde.
Curiosa, pesquisei o site da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro:

Quanto mais perto de 1 maior é o índice de desenvolvimento da cidade.
Em 2006, Lajeado ocupa o 195º lugar no ranking nacional com índice total de 0,8100 e em 3º lugar no ranking estadual.

Emprego e renda - 0,7329; Educação – 0,7989 e Saúde - 0,8982




Mas para efeito de comparação, observem:


Em 2005 todos os índices de Lajeado foram mais altos:
Emprego e renda - 0,9006; Educação – 0,8267 e Saúde - 0,8313.
Índice total: 0,8535

Com esse índice a cidade de Blumenau ocupa o 78º no ranking nacional e o 4º lugar no ranking estadual. Caxias do Sul em 2005 com a pontuação 0.8259 alcança o 1º lugar...

Em 2000 todos os índices foram mais baixos:
Emprego e renda - 0,5534; Educação – 0,7497 e Saúde - 0,8385.
Índice total: 0,7138 Não localizei o ranking...

Não entendo como Lajeado alcançou o 3º lugar.
Uai, cruzaram os dados certos?




Seja como for VENHAM TODOS PARA LAJEADO, crescimento a mil, prédios com mais de 20 andares aprovados pelo Corpo de Bombeiros mesmo sem a corporação contar com uma escada Magirus. Vai ver que nem precisa, não é?

Quanto a Associação dos Moradores e Clube de Mães do bairro Hidráulica, minhas condolências: o terreno que servia de ponto de encontro para moradores foi para o saco sem que a prefeitura da 3ª cidade de maior índice de desenvolvimento do estado movesse uma palha para interceder por vocês.

Bom movimento para todos e viva Lajeado que recebe mais de 3.500 novos moradores todos os anos.

Haja caixa de sapato para esse povo todo.


O HUMOR DE AMARILDO


XÔ GRIPE A!

Depois do patuá de cânfora do Andreas, do chá de anis estrelado (para resfriado é ótimo mesmo!), não esqueça do Bálsamo Alemão para combater o vírus da gripe suína. Sim, tudo é válido!

Meninos eu vi: o caderninho da FarmaVale com mais de 300 nomes aguardando o frasco milagroso. Nilo Sartori disse que se tivesse 3 mil frascos na sua farmácia, teria vendido tudo tamanha a procura.

Por via das dúvidas, encomendei o meu.


* Se liguem no preço porque tem farmácia extrapolando no preço...

MUSICA POPULAR BRASILEIRA – A melhor?

Os dez melhores contos, os dez melhores filmes, as dez melhores atrizes...
Mania de qualificar, pontuar que muitos têm... Não resisto.
Minha lista das dez músicas mais bonitas da mpb – em desordem – como se fosse possível... Mas, tente, tire a poeira das bolachonas, procure o vinil preferido, vá na prateleira dos cds, furungue no ipod... E mande a sua lista!


1 – Trenzinho Caipira - Villa Lobos
2 – Asa Branca - Gonzagão
3 – Travessia – Milton Nascimento
4 – Sampa –
Caetano


5 – O Bêbado e a Equilibrista – João Bosco e Aldir Blanc
6 – Se todos fossem iguais a você – Tom e Vinicius
7 – O que é, o que é? - Gonzaguinha
8 – Apesar de você - Chico Buarque


9 – O mundo é um moinho - Cartola
10 – Panis et Circenses - com os Mutantes


* Com o coração nas mãos deixei para trás Gil, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Roberto, Belchior, muitos Caetanos, Renato Russo, Djavan... só pra não dizer que não falei das flores de Vandré... E você querido leitor?






sábado, 22 de agosto de 2009

Varal para Semenya


O corpo
é um lugar ao qual estamos
condenados.

Foucault



SÓ HAMLET SABE...

No krentisier de ontem ninguém queria saber do bigode do mercadante, da morte do sem-terra, do edir macedo ou da yeda toma-que-o-pedágio-é-teu...

Entre uma cuca e outra, as comadres queriam saber se a atleta Semenya era mulher mesmo. Examinaram seios, unhas, pescoço, sobrancelhas, alguém lembrou do nosso time de vôlei do Castelinho onde se jogava de meia de naylon e cílios postiços – anos 70, claro – mas todas ficaram na dúvida.

Solução: corri para o computador e mandei email para 11 homens, entre eles publicitários, jornalistas, advogados e médicos, que são os que realmente sabem das coisas nesse mundo, digamos assim, tão incoerente:



“Na opinião de vocês, a corredora sul-africana Caster Semenya é homem ou mulher?"

Três responderam:
A – Mulher.
B - Acho que é mais homem do que muitos que tão por aí.
C - Bebestes? A tua enquete mais parece coisa das assessoras da Carmen Regina: confete, laquê e abobrinha.
D - Eu não sairia com ela...

Conclusão das comadres: Covardes. Ou não entedem de mulher...

Na verdade, testes de gênero é complicado.


Até 1960, bastava ficar pelado e um médico do Comitê Olímpico conferia.
Hoje não.

Há quatro elementos principais a considerar: anatomia, fisiologia, composição cromossômica e composição genética.

Antigamente, testes de cromossomos analisavam: XX, mulher. XY, homem.

Com a evolução (sic) surgiram indivíduos de genitália feminina, mas com uma apresentação dos cromossomos XY. E descobriram que existe uma condição chamada de Síndrome de insensibilidade androgênica completa, ocorrendo quando uma parte do cromossomo Y não faz o que deveria. Chamaram de gene SRY, que é o instigador do desenvolvimento do feto masculino.

A dor de cabeça do COI é decidir se, nestes casos, a pessoa deve ser considerada uma mulher ou um homem. A resposta surge através de debates, discussão de caso a caso, e muitas análises, mas o Comitê Olímpico chegou à conclusão de que as pessoas que apresentam a síndrome do CAIS devem ser consideradas indivíduos femininos.

A avó de Caster Semenya criou a neta nos cafundós da África e ri da possibilidade dela não ser o que é: mulher. Ora, vão se afumentá... - deve ter pensado.

Ou seja: os amigos pesquisados não teriam como responder a singela enquete se nem o COI sabe o que dizer.

Para a jovem Caster resta o constrangimento, apesar da medalha de ouro nos 800m, e a dúvida: quem sou eu?

Fonte: http://www.bbc.co.uk/blogs/gordonfarquhar/





EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

? ? ?

PROFETA GENTILEZA

José Datrino
* 11.04.1917 + 29.05.1996

O Movimento Gentileza se espalha pelo ciberespaço. Para quem desconhece, um resumo da história:

“No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, quando José Datrino tinha 44 anos, houve um grande incêndio no “Gran Circus Norte-Americano”, que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alucinado ouvindo “vozes astrais“, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.

José Datrino pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro longos anos. Lá, incutiu nas pessoas o real sentido das palavras “Agradecido” e “Gentileza”.

Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido“, ou simplesmente “Profeta Gentileza, o amansador dos burros homens da cidade que não têm esclarecimento.”


A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a Gentileza e a aplicarem Gentileza em toda a Terra.”

* Tento. Juro que tento. Mas faço parte "dos burros homens da cidade"...

O HUMOR DE FABIO ZIMBRES

http://grafar.blogspot.com/

APOIO AO TEATRO DE TAQUARI

Conheci a cidade de Taquari graças ao Alberto Torres.
Todos os anos o colégio promovia uma excursão ao Asilo Pella e Bethania. Anos 70, repressão, a gente entrando na adolescência visitava um asilo de doentes mentais, velhos... Só não guardo as piores lembranças porque estava apaixonada por um interno do colégio que foi junto na viagem. Mas o que ficou gravado foi de um horror deprimente. Hoje deve ter mudado...

Taquari tem um teatro! Um teatro de verdade!

Claro, Taquari é cidade antiga... Desde 1760. Imagina se os açorianos não construiriam um teatro? Construíram.
Tá lá firme na esquinas da Sete de Setembro com a Daniel Martins Bizarro. Já foi cinema, palco de formaturas até salão de bailes.


Leio que essa semana, Raul Gerhardt, presidente do Cine Teatro São João foi até a Câmara de Vereadores prestar informações sobre a situação do prédio: com 437 mil arruma a casa, mas com 90 já sai funcionando.
Hoje o São João, desativado na década de 90 até 2004, tem capacidade para 250 pessoas sentadas.

É o único teatro em todo Vale do Taquari que tem história para contar.


Não é possível que a prefeitura não restaure integralmente e o devolva para a comunidade. Não é possível...

Leia mais:
http://www.ofatonovo.com.br/




TROCA DE BIGODES

Então Mercadante ficou no cargo por quê?

Porque faltou-lhe coragem para seguir fingindo que era um político de posições firmes, para o qual há sempre um limite que não pode ser ultrapassado sob pena de se desmoralizar de vez.
De ficar parecido com a maioria dos seus pares do PT que se acocorou.

Lula preservou o bigode de Sarney e tirou o de Mercadante.
Para o avanço da transparência entre nós foi melhor assim.”


Blog do Noblat

7º Festival do Livro SOMMER

7º Festival do Livro SOMMER/GUSTAVO ADOLFO
A Fantástica Fábrica do Conhecimento


De 27 de agosto a 07 de setembro de 2009, no Unicshopping em Lajeado.
O evento que reuniu mais de 20.000 pessoas em sua sexta edição, este ano promete atrair ainda mais o público interessado em livros e cultura.

Iotti, Léia Cassol, Eric Chartiot, Charles Kiefer e Alaor - O Contador de Histórias, são os escritores confirmados para o evento deste ano que priorizou as crianças.
* E fez bem priorizar os pequenos. Porque foi vergonhoso nos anos anteriores a falta de adultos nos encontros com escritores conceituados.

BLOG OFICIALIZADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COMISSÃO PRÓ-MUSEU



A Administração Municipal e a Comissão Pró-Museu tem a honra de convidar Vossa Senhoria para visitar a Exposição RELÍQUIAS DE FAMÍLIA, na Casa do Museu, Antiga Casa de Cultura, na Rua Visconde do Rio Branco, 604, nesta cidade.

A CASA DO MUSEU APRESENTA

RELÍQUIAS DE FAMÍLIA

ABRE TEU BAÚ
REMEMORA TEU PASSADO
CONSTRÓI A TUA HISTÓRIA


COMISSÃO PRO MUSEU SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITO MUNICIPAL


Visitação da Casa do Museu: terças e quintas-feiras à tarde das 13h30min às 17h e primeiro domingo de cada mês das 16h às 19h e 30 min.

ESCOLAS E GRUPOS – Agendem sua visita pelo email cultura@arroiodomeiors.com.br ou pelo fone 37162887 ou 37161155 – ramal 30.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

VARAL DE IMIGRANTE


“Teatro é difícil.
Quando é bom, é excelente.
Mas quando é ruim, é constrangedor.”

Fernando Meirelles
cineasta

O FAVORITO...

“O Ibope só fará uma nova rodada de pesquisas eleitorais em setembro. Mas Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, não hesita em fazer um prognóstico do cenário em 2010:

- Serra é o favorito absoluto.”
Blog do Lauro Jardim
* Tenho minhas dúvidas. Com tanta bolsa-família, bolsa-gás, bolsa-tédio distribuídas pelos rincões deste país...

SÓ NA TAQUARINHA...

'Leitora'... do jornal O Informativo escreve para a coluna Boca no Trombone:

“Só gostaria de dizer que, enquanto nós estamos trabalhando, pessoas vão das 7h às 19h30m entregar droga no presídio de Lajeado.

É horrível assistir a essa cena todos os dias, mas espero que um dia alguém venha a filmar e mostrar a enorme taquara que sai da janela e recolhe a droga da rua.”

Que estranho que a Polícia, a direção... ninguém vê?