sábado, 7 de março de 2009

ÚLTIMO VARAL...

Durante dois anos navegamos por aqui. Uns chegaram tarde e perderam o tempo do site... Lembram?
E dizer que tudo começou com um asfalto burro...
O tempo só comprovou: as águas empossaram, a velocidade aumentou, a fuligem preta dentro de casa se acomodou e por aí vai. Você pode continuar sua vidinha alienada, enquanto isso eles continuarão por aí destruindo: arrancando árvores, erguendo prédios, encobrindo o sol e o azul do céu, trazendo “rodovias” para a frente de sua casa.

Este modesto blog recebeu centenas de visitas, contribuições, comentários – muitos duvidaram das questões anônimas. O mundo funciona assim: dúvidas.
Cheguei a criar uma “caixa preta”...
Ontem deletei: era muita energia negativa no meu computer.


Na verdade, essa cidade também se esconde nas frestas da corrupção: pública e privada, mas não diferente de tantas outras no país.
E isso cansou. Virou lugar comum.

Por outro lado, botei minha veia jornalística a funcionar: opinião e informação.
Com alguns leitores, quase uma conversa diária.
Também foi um prazer “rever” pessoas distantes, catar emails – desculpe aqueles que foram invadidos - descobrir fotos antigas.
No fim, essa ligação vicia e estressa.
E perdem-se alguns prazeres incondicionais.

Vamos fazer diferente...
Só nos veremos quando algo interessante pintar: boas fotos, boas crônicas, um pouco de cultura goela abaixo.

Valeu a companhia diária!
Valeu o apoio dos colegas.
A gente se vê por aí...


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...


Arquivo Egomar Kirchheim
...as primas se reuniram e posaram para uma foto na Piscina do Clube Bento Gonçalves, nas férias de verão de 1966...67...

A CRÔNICA DO ROBERTO

Começava os anos 60 e eu já me sentia “GENTE”.

Lembro que a cidade era dividida entre Católicos e Evangélicos, que se subdividiam em ricos e pobres. Havia três turmas bem identificadas: os do CENTRO, os da PRAIA e os da PICADA.

O CINE AVENIDA era o atrativo dos fins de semana, e após o término da sessão, a maioria se deslocava ao Restaurante do Clube Caixeiral para tomar uma GILDA - sorvete com Grapette - ou detonar um Bauru ao Prato.
Os mais endinheirados iam para a Sede do Lajeadense, jogar snooker a dinheiro.

Dentro do cinema as famílias sentavam na parte central.
Dois amplos corredores separavam as cadeiras que ficavam nas laterais, onde de um lado sentava as turmas do centro e praia e do outro, os que vinham das picadas: Picada Moinhos, Carneiros, Olarias, passo de Estrela ...

Apagavam-se as luzes, silêncio total, para em seguida espocar um beijo do Paulo Alceu na Helen... Algo inaceitável na época! Imediatamente ouvia-se o murmurinho dos conservadores sentados na parte central.

Alguns moleques levavam um pequeno arco de arame, com um atilho que era torcido no centro por uma pequena madeira. Deixavam o brinquedo armado sob pressão debaixo da perna. Quando levantavam a perna o atilho voltava ao normal, mas o giro da madeirinha batendo no assento da cadeira dava um barulho perturbador, e assim começava a sessão com os trailers.

Antes do filme era obrigatório passar uma espécie de “Voz do Brasil”: o “CANAL 100”, com notícias quase sempre com alguns meses de atraso. Mas, dentro deste noticiário, havia um momento que era mágico. Bastava começar o “tan, tan” da vinheta para os dois corredores explodirem.
Era o taipe de algum jogo de futebol. Todos só vibravam juntos quando era a seleção Brasileira, nos demais, sempre opostos: os do CENTRO e PRAIA contra as PICADAS.

O CABELINHO e o seu DONGA que faziam a segurança, logo apareciam com seus foquinhos tentando acalmar e disciplinar a turba.

Um dia porem a coisa extrapolou...
Além das bolinhas feitas com os saquinhos de pipoca e resíduos de sal, que devido ao seu pouco peso caiam muitas vezes na cabeça dos conservadores, voaram tampinhas de garrafas e voaram também algumas garrafas... Em resposta voltaram alguns assentos das cadeiras.

Armou-se uma verdadeira guerra entre os dois corredores, e tudo que podia ser catapultado, era lançado entre os dois lados. Estabeleceu-se uma grande baderna.

No meio da confusão o Centrão se mandou, e quando as luzes acenderam, praticamente permaneciam apenas os beligerantes. Aos poucos todos foram saindo e a sessão acabou sem passar filme algum.

Como em cidade pequena todos são conhecidos, os baderneiros foram identificados.
No dia seguinte, os colégios suspenderam os alunos participantes. Os pais deram o devido corretivo em seus filhos, e os do Centrão liderados pelo seu Chico Jaeger, construíram um novo cinema, o CINE TEATRO ALVORADA, no qual o acesso nos primeiros tempos, era permitido somente a famílias e casais de namorados.

Enquanto isto o Cine Avenida, por pouca freqüência de público, alguns anos depois encerrou suas atividades.
Roberto Ruschel


sexta-feira, 6 de março de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA


GENTE QUE FAZ UM BRASIL MELHOR

PETRONILA ANDRADE, 58, viúva, mãe de Juliana, Clóvis, Claudinéia, Marcelo e Carla, avó de 9 netos, concilia as funções de trabalhadora e dona de casa com a coordenação da sede da ONG Abaquar, que atende cerca de 80 crianças e adolescentes, no período extra-escolar, do bairro Santo Antonio, periferia de Lajeado.

Petronila trabalhou em casas de família, sendo que numa delas, em Porto Alegre, aprimorou sua formação. Por alguns anos foi também a merendeira da Escola Fok.

Em homenagem a Semana da Mulher:

Quem é a Petra?
Mulher, negra, trabalhadora, feliz-sofredora, consciente do que quero e o que eu quero não é para hoje, mas tenho paciência e luto por aquilo que quero: não choro pelos cantos, enfrento as dificuldades, tenho minhas crenças e acredito em um Ser Superior.

O que mais te marcou na vida?
A minha própria transformação através da minha luta de vida.

Uma grande alegria?
Meu lar e seus significados.

Quais seus desejos e sonhos?
Meu sonho era ter uma família. Já realizei. Agora é terminar a casa.

Qual é a coisa mais importante no mundo?
O Cosmo. Que esteja em harmonia, saudável.

Onde você gostaria de morar se não fosse aqui?
Num lugar onde houvesse montanhas, morros, com muito verde.

* Petronila lembra que no dia 12, 5ªf, à tarde, acontece na Abaquar o programa “Cuidando de Mim”, para comemorar o Dia da Mulher. Serão oferecidos serviços de cabeleireiro, manicure, trabalho corporal, massagem entre outros.

BASTA. DEU. CHEGA.
























"Não se pode reduzir a ética ao comportamento individual, como se fosse ele o único responsável pela corrupção.
Há que levar em conta a teia de relações sociais e conexões institucionais configuradoras de realidade.
Não basta identificar o corrupto, é preciso ir às causas da corrupção.”

Frei Betto

HOUVE UMA VEZ UM PASSADO...

Como deixaram acontecer a metamorfose atual?

CULTURA GOELA ABAIXO...


Após a abertura política, Carlos Alberto Libânio Christo, ou melhor, Frei Betto, preso durante a ditadura nos anos 69-73, viu todas suas cartas e bilhetes enviados clandestinamente da cadeia, publicados pela Editora Civilização, no livro “Cartas da Prisão” e “Catacumbas”.

Na época, o crítico Tristão de Athayde escreveu que o livro trazia “documentos de autenticidade humana e de beleza literária que jamais se escreveram no Brasil”. O livro ainda pode ser encontrado em sebos. Mas agora, a Editora Agir reedita: R$ 39,90, com nomes dos destinatários revelados na atual edição.
É um período que muitos viveram em total alienação, daí a importância de reconhecer nossa história.

Compre e me empreste.

GALERIA (DES) VIRTUAL

“Não foi meu eu lírico, fui eu”

CHIQUINHA, ou Fabiane Bento é jornalista e ilustradora.
Nasceu na cidade de Porto Alegre em 1984 e publicou seu primeiro quadrinho na seção "Abre Alas" do Jornal do Brasil em julho de 2004.

Publicou em diversas revistas independentes e fora do País.
Representou Brasil em edição comemorativa ao 13th City of Women International Festival of Contemporary Arts, promovido pela revista de quadrinhos eslovena Stripburguer.

Seus trabalhos já foram conferidos nos jornais Zero Hora, Diário de Pernambuco, Jornal do Comércio entre outros.
Atualmente é colaboradora do jornal Folha de São Paulo e mantém sua página na internet no portal Uol Humor.

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

Do arquivo pessoal de Gastão Valandro, que entrevistava a Rainha da 1ª FENAL, Rosa Maria Cristh em visita a Indústria LACESA, essa maravilhosa imagem histórica. Reparem também no rapaz atrás da Rosa... Um locutor esportivo da Radio Independente.

HORA DA MERENDA

Esqueci de contar que na reunião semanal dos ricos vereadores, na última 3ª feira, depois do palavrório de cada um, platéia cheia, os fofos resolveram fazer uma pausa para o café da tarde. Pode?

O 3º suplente do pt, Ricardo Ewald, observou muito bem:
“A Casa do Povo não respeitou a opinião do povo...” Sim, receberam aplausos irônicos de vaia. O que era para ser 10 minuto terminou em mais de 20 e o plenário se esvaziou. Aí os edis aprovaram os projetos tranquilamente. Só a Garota Verão ficou de fora...

No fim perguntei ao meu colega que fazia cobertura daquele “krentsia”:
- O que será que eles bebem naquelas taças de champagne?
- Chá.
- De camomila?
- Não. De cogumelo. Não viu como o Portz viaja legal?

LAVADEIRAS NO VARAL

Tela em acrílico de João Werner

“Nossa jaula
somos nós mesmos,
que vivemos
polindo as grades
em vez
de libertar-nos.”

Pedro Bloch

quinta-feira, 5 de março de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA

FILOSOFIA DO CÁLICE CHEIO...

Queridos infelizes...

Só com muita imaginação podemos ser felizes. Muita...
Como não pensar
nisso depois do segundo carmènere?

Tanta gente já assuntou sobre o tema, não é?
E daí? Tim-tim!

O diretor de cinema Wim Wenders disse que a imaginação é ver o invisível também.
Mas, como? Ta tudo tão escancarado. Ninguém se preocupa em disfarçar.

Eu me pergunto, às vezes quase em desespero, será que estou fora de foco?
O álcool anuvia mesmo...
Vai que o meu olhar é de um mamute?
Mas vai que são os outros, orra, o mundéu que não tá captando bem o seu destino?
Putz, seria a cegueira uma vantagem? Cegos são mais felizes?
Só com muita imaginação podemos ser felizes. Ahã, muita...

Tim-tim: o poeta Manoel de Barros acredita que a imaginação transfigura o mundo.
Para o bem e para o mal. Mesmo a ciência a serviço da humanidade é a mesma que mata e salva. E nós temos que usar muito da imaginação e sensibilidade, nada de racionalidade, para nos concentrar na tecnologia que salva. Por isso, bebo.

Nietzsche, cara estranho, já afirmou que a alegria da imaginação move a roda da vida.
Tô sendo repetitiva? Pois é: só com muita imaginação podemos ser felizes. Muita.

Para fazer a roda da vida girar é preciso óleo. Vinho oxida. É o destino.
Os filósofos adoram explicar o mundo, mas parece que muito poucos conseguem justificá-lo. Acho que isso aprendi no pós...

Até entendo a felicidade dos outros. Aceito.
Mas, desconfio que eles têm muita imaginação.
Muita.

Enquete deste blog em fevereiro:
SIMPLES E DIRETO, VOCÊ É FELIZ?

77 SIM!
19 NÃO...

VÁ AO TEATRO!

O livre-arbítrio e o Mal: nossa eterna possibilidade de escolha. Um tema de muitas interpretações para Santo Agostinho.

Confira HOJE, o monólogo INQUIETO CORAÇÂO, às 20h, no Teatro do SESC de Lajeado.

UNS TEM, OUTROS NÃO TEM...

Na terça-feira fui assistir a hora e meia de trabalho dos vereadores.

Conversei com o verea Schefer. Foi o único verea que se posicionou sobre a Univates: queria saber dos rumores que fervem na cidade sobre uma possível corrupção na instituição.

Afiinal, seria votado naquela sessão 250 mil – dos contribuintes – para a FUVATES. Dinheiro para os alunos carentes.

Vocês imaginam que curral eleitoreiro não deve ser essas tais bolsas de estudo...

Schefer contou que o vice-reitor, Roque Bersch, andou conversando com ele. Só não revelou o teor da conversa. O advogado Ferri, conselheiro da instituição, garantiu que tudo não passa de boatos e sabe até quem espalhou.

Por fim, o edil mais votado nessa última eleição, denunciou o Hospital Bruno Born por mal atendimento a uma gestante, com "dores de parto" e que acabou perdendo o bebê.

Fiquei pasma... Com tudo, inclusive com o Schefer.
Não é que ele tem culhão? Os demais não sabiam de nada...


EUGÊNIO NEVES


O ROCK É DELAS!

MADAMES DO ROCK, banda composta por quatro mulheres de Lajeado, vencedora do Festival de Bandas da Univates, é formada por Claudinha , casada com Max Lima, mãe de Pedro, artesã, estudante, consultora de moda( acessórios ); Julinha, enrolada, designer; , casada com Fábio Schmit, mãe de Samuel, educadora, empresária e Cris, casada com Fabiano Giongo, mãe da Fernandinha - à caminho - maquiadora.

No dia 7 de março, fazem show na danceteria MAGIC em Lajeado, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher: “Esperamos todo mundo lá!”

5 X MADAMES DO ROCK

DÁ PRA CONCILIAR MULHER, AMANTE, ROQUEIRA, MÃE ?
Tem que dá! Não é fácil, mas com muita vontade sempre dá. E o resultado, a emoção que a gente sente quando sobre no palco, é inexplicável e vale todo o sacrifício.

O QUE VOCÊS CONSIDERAM “TER ATITUDE” EM PLENO SÉCULO XXI?
Atitude: ser e fazer tudo aquilo que você acha que te faz bem ou que julga ser importante, sem ligar com que os outros vão dizer. Para nós essa definição não muda com o passar dos anos.

EXISTEM MADAMES E MADAMES: QUAL A DIFERENÇA?
Toda “Madame” tem um pouco de madame e toda madame tem um pouco de “Madame”.

TOM ZÉ E RITA LEE FIZERAM “3001”... DÁ PRA IMAGINAR?
Assim como 2001 foi bem diferente de como a tia Rita e o Tom imaginavam quando compuseram "2001", imaginar "3001" é muito difícil. Espero que seja "mara", maravilhoso.

PRAZER DE TOCAR... DE CANTAR...
Muito! Muito! Muito prazer em tocar, cantar e arrasar...E o melhor de tudo isso é ficar feliz e poder fazer outras pessoas felizes.

Visitem: www.madamesdorock.com e www.madamesdorock.blogspot.com
Orkut: Procurem por “ Madames do rock”
Contatos para shows: AV PRODUÇÕES: 51 9831 6773 com Max Lima.


COLABORAÇÃO DO LEITOR...

Fonte: Jornal O Informativo

A CASA DO POVO...

...se transformou num circo.

Asseguro que os palhaços não eram aqueles de nariz postiço. Tão pouco os dez ungidos pelo povo.

Somos nós, os palhaços.

Uma prefeitura preocupada com a crise ferra a gente com um aumento de 11,5% de iptu, 18,8% de taxa de lixo... etc, etc.

O funcionalismo público, aquele do contracheque de 400 reais, reivindica um aumento maior de 5,75%. Os vereadores estão na berlinda e a prefeita goza férias.

Perguntei para um dos trabalhadores se eles não temiam represálias no trabalho:

“Medo do que? É nosso direito. Assim como eles (os verea...) lutam pelos direitos deles (lutam?..) nós temos que lutar pelos nossos.”

Eva da Cruz Bruch, do sindicato dos profes municipais, questiona:

“E a reposição do ano passado? Aí não tinha crise....”

A revolta é generalizada e os funcionários prometem sentar na primeira fila, na próxima terça-feira.

* Photo by Jornal A Hora

VARAL DAS POLLYANAS...


“ A solidariedade humana
é a primeira baixa
causada pelo triunfo
do mercado consumidor”
Zygmunt Bauman

quarta-feira, 4 de março de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA


EMAIL SONHAR FAZ BEM...

@ "E o ladrão dorminhoco de Lajeado... rendeu até mídia nacional, inclusive anunciada por Carlos Nascimento no SBT. Lajeado, sempre um destaque que me faz rir... "

Ezequiel

* Rendeu comentário até no Paulo Santana, na RBS. Quando não é proibição de chimarrão é isso que leva a cidade a ganhar destaque à nível nacional.

Estamos bem.

BORBOLETAS NO RIO

A lajeadense Gabi Munhoz reestréia o belo espetáculo “Uma História de Borboletas”, com direção de Marcelo Aquino, no Teatro Solar do Botafogo, no Rio de Janeiro.

ENTREVISTA

FLAVIO TAVARES é advogado, jornalista, escritor e articulista político do jornal Zero Hora, aos domingos.

Integrou o grupo que fundou a Universidade de Brasília, na qual se aposentou como professor. Foi militante de esquerda nos anos 60/70, quando participou da luta armada contra a repressão, período em que foi preso, torturado e exilado.

Exerceu nos anos 80 as funções de correspondente internacional de “O Estado de São Paulo” na Europa e América Latina e da "Folha de São Paulo" na Argentina.

Em 1992, em parceria com o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o teólogo Leonardo Boff escreve o seu primeiro livro "Direitos Humanos - Um desafio à comunicação", para depois lançar “Memórias do Esquecimento”, “O Dia em que Getúlio Matou Allende” e “Che Guevara que conheci e retratei”.

O blog entrou em contato por email com Flavio Tavares que, gentilmente, concedeu essa breve entrevista sobre o descaso com que tratamos o meio-ambiente.

Com isso, todas denúncias e observações realizadas nesse blog - durante quase dois anos - desde o corte inútil de uma árvore, como de um bosque inteiro, ou do desmatamento de áreas para loteamentos na cidade, ganham respaldo desse cidadão lajeadense de renome internacional.

O sr. acredita que os povos indígenas, atuais herdeiros, ainda possam ser os guardiões da Amazônia, apesar da grilagem, da presença das ongs estrangeiras e da própria política ambientalista de Lula?

FT - Os povos indígenas guardam e protegem a Amazônia há mais de cinco séculos. Nesse tempo, foram os indígenas que defenderam o patrimônio bio-genético e, até, as riquezas minerais da região. A política ambientalista do governo Lula é falsa e tola, especalizada em atos declaratórios mas não em defesa concreta do meio ambiente. Existem "ongs" e "ongs". O Green Peace, por exemplo, é organismo internacional e fez pela Amazônia muito mais do que as pseudo "ongs" de alguns picaretas que se dizem brasileiros...

O Fórum Social Mundial, há pouco em Belém, contribuiu para dar outra visibilidade às questões ambientais aos demais países, principalmente, os europeus?

FT - O Fórum Social Mundial tem servido para chamar a atenção dos problemas e denunciar as mais variadas formas de opressão e degradação na sociedade moderna. O único país que parece ter dado pouca importância à sua celebração no Pará foi o próprio Brasil...

Parece que pensamos muito intelectualmente a devastação amazônica, a mata atlântica, ou até mesmo nossas cidades, mas não partimos para a ação... O que responder no futuro quando nos cobrarem essa falta de atitude?

FT - Este é o nó da questão, ou o X do problema... Todos discursam e pronunciam frases, mas poucos são os que agem. Temos de mudar de atitude agora mesmo, neste instante: cada um de nós deve denunciar o maltrato à natureza e agir, começando na própria casa -- economizando água, rejeitando os plásticos (que estão inundando o planeta). Os pequenos atos servem como exemplo e nos levam às grandes ações. Só assim nossos filhos e netos não vão sentir-se culpados pela atitude de seus pais e avós.

É possível conciliar o desenvolvimento sustentável (faminto e ambicioso pelas riquezas) do nosso ecossistema com a preservação da diversidade ambiental? Ou a degradação é um caminho sem volta?

FT - Tudo tem solução antes do momento final. O problema é que, agora, "desenvolvimento sustentável" passou a ser apenas uma frase oca, com a qual se disfarçam as ações de agressão à natureza, como se aprisionássemos um verme num frasquinho mas suas larvas ficassem procriando novos vermes. A degradação não é ainda um caminho sem volta. Mas precisamos agir, TODOS, com pressa e firmeza, para conter a perversão da sociedade de consumo, que polui tudo e, assim, terminará com a vida em nome da riqueza pessoal.

Como o sr. a grande mídia em relação a preservação do meio ambiente?

FT - Apesar de propagarem a loucura de consumir, os meios de comunicação são ainda o único canal que denuncia os atos de desprezo à vida contidos na degradação ambiental. Faltam, porém, ações coordenadas em que todos possam exigir dos grandes poluidores, que não são apenas os grandes empresários, mas também os políticos demagogos que se elegem com nosso voto.

DEXE DE SER BOCÓ...

Desconfie sempre da mídia. Sempre

"Os leitores da revista Veja foram surpreendidos, na edição desta semana por uma guinada na cobertura dos efeitos da crise econômica no Brasil.

A reportagem apenas requenta informações de conhecimento comum, deixando de lado alguns elementos importantes, como a maturidade do mercado de ações e do sistema de relações com investidores da maioria das empresas de capital aberto.


Apesar de não ser inédito, o conteúdo da reportagem de capa de Veja surpreende porque marca uma clara mudança de posição em relação ao estado da economia brasileira.

Talvez as motivações para a mudança nem estejam no ambiente jornalístico, mas em outras áreas de interesse da empresa que edita a revista.

Por exemplo, a Folha de S.Paulo noticiou na segunda-feira (2/3) a venda de um canal de TV do Grupo Abril para o empresário religioso R.R. Soares, proprietário da Igreja Internacional da Graça de Deus. O negócio ainda precisa ser aprovado pela Anatel. Pode não ter nada a ver com o súbito otimismo de Veja, mas não custa nada registrar."

Tintimportintim: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/





CASINHA CORAJOSA...

Será que o passado é realmente
uma invenção do presente?

DEU NA CORJA


“O superintendente da Polícia Federal no RS, Ildo Gasparetto, voltou de Brasília com a requisição feita ao Ministério Público Federal sobre os tais documentos e provas existentes nas denúncias feitas pelo PSOL contra a desgovernadora Yeda Crusius (PSDB). O prazo é de 30 dias para ver quem está mentindo nessa história.”

VARAL DA ESPERANÇA

Pode haver dúvidas
sobre quem seriam as pessoas
mais indicadas para educar as crianças.
Mas não há dúvidas de que os pais
são as piores.
George Bernard Shaw

terça-feira, 3 de março de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA


COLEGUINHA, SÔ!

GASTÃO VALANDRO, 67 anos, casado há 46 anos com Elaine Weimer dos Santos, pai de Adriana e Luciana, avô de Felipe e Augusto. Trabalha em rádio desde 1963, sendo que pela Rádio Independente e Tropical FM foram 26 anos “de carteira assinada!”

Como narrador de futebol: Rádio Rio Grande, Rádio Uruguaiana, Rádio de Santana do Livramento, Rádio Sobradinho, Rádio Novo Hamburgo, Rádio de Taquara, Rádio Santa Cruz, Encanto FM.

Nas emissoras Rádio Alto Taquari e Germânia FM atuou como produtor e apresentador de programa gauchesco.

Trabalhou ainda como Jornalista Correspondente para o Correio do Povo, Folha da Tarde e Zero Hora.

Gastão também lembra sua experiência como narrador de Luta Livre:


“Aconteceram em nosso Salão Paroquial de Lajeado: Grand Caruso, Fantomas ( O Mascarado ) Ted Boy Marino e outros. Eles eram anunciados pelo Repórter da Gaúcha, Eldio Macedo. Recordo que nas lutas livres, atuava como comentarista, o professor Jorge Aveline, de Porto Alegre."

Gastão foi narrador das partidas de Basquete também no Paroquial:

“Na época boa do Bira, cujos atletas atuavam por amor. Narrava para a Rádio Independente, e tive a satisfação de ter ao meu lado, como comentaristas o Dr. Claudio Brito (hoje na RBS/TV ) e Paulo Lauxen.”

Na sua bagagem, uma passagem de dez anos na área de vendas dos Estofados Conforto, “levado por Darcilo Kunzler, viajei por quase todo o Brasil.”

Em 2009, completa 8 anos do programa “Roda de Chimarrão” pela Rádio Transamerica FM 102.9 de Estrela. Todos os domingos, das 8 ao meio-dia.


Para o futuro, Gastão quer saúde e paz:
“Para seguir me comunicando com os amigos, pelo Rádio, e aproveitando bons momentos de lazer nas barrancas do Taquari, junto com amigos verdadeiros, em minha morada ( humilde ), mas acolhedora com certeza, no Camping da Cascalheira, o Recanto dos Pescadores no Município de Cruzeiro do Sul. Lá preservamos a natureza, no que for possível, evitando a poluição, alimentando os passarinhos que chegam e fazem seus ninhos em nossas moradas, sem qualquer perturbação.”


TA NA PAUTA DA MINHA VIDA
Aproveito momentos de inspiração para compor músicas, algumas em meu cd “Lembranças do Rio Taquari”. Estou preparando um novo e fazendo muita música ao vivo nos encontros com amigos, por sinal muito solicitado.

A MELHOR NOTÍCIA:
O Troféu "Comunicador Tradicionalista: DARCY FAGUNDES ", recebido por ocasião dos 50 anos do MTG, 50 Congressos ( 1904 à 2004 ), realizado em Santa Maria, na ocasião fui indicado pelo nosso grande tradicionalista, Tte. Adair da Silva, Conselheiro do MTG.

MATÉRIA POLÊMICA:
Me entristece o noticiário de cada dia, quando falam em saúde. Ninguém resolve absolutamente nada.

EXTRA! EXTRA!...
O Presidente da República, a pedido do Ministro Temporão, autorizou a compra de 15 mil tubos de óleo lubrificante para homossexuais, o que vai facilitar a ação do coito anal entre eles. Tem cabimento? O custo chega a 40 milhões de reais.

SE EU NÃO FOSSE RADIALISTA SERIA...
Com certeza seria músico profissional. Continuo fazendo música, porem como amador, o que não deixa de ser muito gratificante.




EMAIL LEMBREI DE TI

“Quero dar uma dica: se fores pra região do cânion, não deixa de passar em São Francisco de Paula só para conhecer a Livraria Miragem, se já não conheces.
Estive lá e fiquei impressionado.
A cidadezinha não tem nada, mas a livraria é de cinema. Aliás, vai ter, em breve, uma sala de cinema anexa. Já tem um café q é show (só comida vegetariana).
Muuito bacana! Lembrei de ti na hora.”

Autoria não autorizada

O FIM DA MÚSICA

“Assim como Fukuyama proclamou o "fim da história", pode-se dizer que estamos vivendo o "fim da música".
Não no sentido apocalíptico ou de extinção, mas de saturação.


(...)
O resto será puro lixo, apenas poluição sonora.


(...)
Quem pode produzir hoje uma ópera ou um musical da Broadway, não melhor, mas pelo menos no nível dos melhores? Como ousar canções de amor sofisticadas depois de tudo que Cole Porter e Tom Jobim fizeram? Como reinventar o rock, a MPB, a bossa nova, o soul, o folk, o flamenco?


(...)
Talvez por isso a produção musical moderna mais interessante seja a derivada da eletrônica e do hip hop, das fusões de ritmos e timbres, principalmente porque nada, melhor ou pior, já foi feito antes.


Nelson Motta

Tintimportintim: http://sintoniafina.uol.com.br/

Mas ... Por falar no gênero...

Dia 3 de abril, no Clube Tiro e Caça de Lajeado, show da dupla sertaneja-universitária, BRUNO E MARRONE.

Ingresso? Mesa na primeira fila?

1.200 paus, outras mesas: mil ou 800 paus.

Vai assistir de pé? 35 pila.
Crianças de até 7 anos não pagam ingressos.

Não deveriam nem deixar entrar...

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

Terminava o verão em 1976... 1977...
e ainda havia árvores na Alberto Pasqualini
para refrescar as idéias.

ORÁCULO...

Marcos Frank, médico e articulista do Informativo, também faz previsões. Em dezembro, escreveu no seu blog e parece que não errou:

DEZ NOMES
CINCO PERMANECEM
CINCO NOVOS
DESSES,UM JÁ FOI VEREADOR
OUTROS QUATRO JÁ OCUPARAM CARGOS POLÍTICOS
OU CONCORRERAM EM OUTRAS ELEIÇÕES


NOVIDADES?
NENHUMA…
MELHOROU A ESCOLARIDADE, MAS…


NO GOVERNO FHC NÃO FOI A MESMA COISA?
E NÃO E QUE O MAIS VOTADO DE LAJEADO POSSUI CURRÍCULO ESCOLAR COMPARÁVEL AO DO PRESIDENTE


PREVEJO:
UM PRESIDENTE DA CÂMARA ATRAPALHADO
UMA TENTATIVA DE CRIAR UMA CPI OU ALGUM ESCANDALO POLITICO
MUITOS NOMES DE RUAS E PEDIDOS DE BICOS DE LUZ


PLANOS PARA LAJEADO?
GRANDEZA DE PROPÓSITOS?
MEUS BÚZIOS NÃO MOSTRAM
AH, VAI SUBIR O TOM DAS DISCUSSÕES
E ALGUMAS FACHADAS PODEM .


Acesse: http://www.informativo.com.br/blogs/sabados/

VARAL NA INDIA


"Os donos do capital vão estimular
a classe trabalhadora
a comprar bens caros, casas e tecnologia,
fazendo-os dever cada vez mais,
até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência,
que terão que ser nacionalizados pelo Estado."

Karl Marx
"Das Kapital"
1867

segunda-feira, 2 de março de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA




O ANO 2136 JÁ COMEÇOU...

Chagdud Gonpa Khadro Ling, o Centro de Budismo de Três Coroas, fundado em 1996 pelo líder Rinpoche, comemorou ontem seu ano-novo.

Pelo budismo, oficialmente, estive com o pé em 2136.
Fui buscar um pouco de proteção contra a negatividade. E vou precisar, porque o Brasil e toda sua corrupção escancarada, não permite a esperança. Em Lajeado não é diferente. Então, só com a proteção de todos os santos, inclusive do Buda.

Na festividade, o ritual dos bailarinos evocava a compaixão para o ano do Boi na Terra. O filho de Rinpoche, Jigme Tromge, líder espiritual do templo nos Estados Unidos se fez presente, assim como centenas de pessoas barulhentas e suadas, que tiveram a capacidade de jogar latinhas de refrigerantes nos lagos dos jardins...

Quando você visitar o templo dispense os dias festivos. Leve chapéu e água, não fume e feche sua matraca insensível. Os deuses agradecem.

GRENAL

E faz tempo que ela está dipindurada na rua Borges de Medeiros...
O que não faz uma frustração.

DOAR FAZ BEM...

GAZA
O chanceler Celso Amorim, com aval do Lula,
está doando 10 milhões de dólares para nossos irmãos palestinos
reconstruírem a Faixa de Gaza.

O que você pensa sobre isso?

BRASIL

SESC: INQUIETO CORAÇÃO

Photo by Almir Reis
Dia 05 de março, às 20 horas, no Teatro do SESC de Lajeado.

INQUIETO CORAÇÃO é um mergulho nas reflexões de Santo Agostinho sobre os mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana, escritos em plena época da queda do Império Romano.

Agostinho foi um escritor intenso, apaixonado e prolífico: deixou mais de mil publicações, subdivididas em livros, sermões, escritos filosóficos e doutrinais.

Ingressos

R$ 10,00 geral

R$ 7,00 empresários

R$ 5,00 comerciários, estudantes, idosos e convênios


POBRE CARNAVAL DE LAJEADO

Leitor do jornal O informativo, Lucas Antonio de Borba, escreveu para aquela redação:

“Uma cidade como Lajeado não pode ter um carnaval tão pobre assim. (...)
Dão um prêmio de R$ 6,25 mil que não dá nem para pensar em fazer um carnaval para o próximo ano. E nem dão o dinheiro antes para as escolas poderem sair bem na avenida. (...)
É uma pena, mas o Carnaval aqui está acabando. (...)”

Como ninguém se manifestou...


Lajeado merece ter um carnaval pobre assim, bem assinzinho... Deixou morrer o grande carnaval que existiu nos anos 70, 80... Não só por culpa do governo, mas do seu povo alienado e sem persistência e garra. Nem na época das vacas gordas, o povo que assistia conseguia vibrar e aplaudir as escolas que desfilavam. É um povo sem ginga.

Naquele tempo, o apoio financeiro para as escolas vinha do comercio da cidade e das promoções realizadas durante o ano. A prefa não entrava com nada. Os participantes custeavam suas próprias fantasias, o dinheiro da premiação pagava uma cervejada e o restante era depositado na conta da escola para o próximo carnaval. Não era dividido entre os integrantes, nem ficava para o organizador da escola ou bloco.

Sim, o carnaval de Lajeado é de uma pobreza atroz e dá pena.
Por outro lado, o povo que assiste parece bem satisfeito porque comparece em peso. E se não fosse isso, a data passaria batido nessa terra de alemão "animadíssima"...

Deu?