quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ARRIBA !

Chileno, engenheiro, morou em vários lugares, inclusive Porto de Galinhas, mas lançou âncora na praia da Ribanceira, ao ladinho de Ibiraquera. De frente para o mar construiu o restaurante Siri Chita. Uma delícia... Ponto de observação das baleias, cervejinha gelada, petiscos no maior capricho. Não tem erro! No inverno, sem povo, melhor ainda...

Fui!

HUMOR NA CESTA ...

Antecipando o blog de sexta, que entra em recesso...



Arroio do Meio

Um dos locais mais bacanas da cidade. Seja no verão ou no inverno. Com ou sem lua cheia...
Da ponte pra lá, tudo asfaltado. Do lado de cá... tenho minhas dúvidas. Sinceramente? Deixaria assim. Mas, pediram a observação:

"Lajeado, que adora asfaltar paralelepípedo bem que poderia facilitar a vida de quem se utiliza da ponte para ir “por dentro” a Arroio do Meio e asfaltar aqueles lados. Está uma beleza do outro lado!"

Então: nenhum projeto em vista?

DA SÉRIE: BATALHADOR DAS AREIAS...


Querido diário...

Sei que não é época: “planta só nos meses que não tem “r”...” disse o jardineiro Preto. Mas, entusiasmada com estes dias de friozinho e sol, fui até o horto do Jardim Botânico comprar árvores. (Super bem atendida!) De lá, mandaram para a Secretaria de Agricultura, no Ginásio dos Dick, onde peguei um papel de autorização. (Super bem atendida!) De lá, mandaram para a prefeitura realizar o pagamento. Enfrentei a fila no guichê, e peguei o boleto. (Bem atendida!) De lá... enfrentei a fila do banco do Sicredi. (Atendida.) E então retornei ao horto para buscar as minhas árvores. (Bem atendida!) Havia um casal também comprando árvores. As pessoas estão se tocando, né? E de láááá.... voltei para casa onde dei de cara com o lagarto, que me arrepiou todos os pelos do braço. Já liguei para a Patram e nada.

Resumindo: gastei mais gasolina do que o valor da figueira, pau ferro, canafístula, cerejeira, guabijú. Só dois reais cada muda! Ainda passei na Associação Rural e recebi todas as dicas de plantio. Tô empolgada! Não é a primeira vez que planto árvores, mas não tantas de uma vez só e para deixar de herança para os netos. Acho que não é nessa vida que ainda poderei ver a sombra da figueira...

Tomara que meu dedo seja verde. Tomara!



NEM ACREDITO...

... que o ver. Delmar Portz enviou um ofício a prefa para que a Secretaria do Meio Ambiente crie um projeto de arborização urbana para Lajeado.

Portz aposta no verde para valorizar mais os bairros. Valorizar em que sentido? Para construir mais prédios? Ou para valorizar o ar que respiramos, a sombra que tanto precisamos?

Assim ó: enquanto os construtores destroem de um lado, plantam do outro, que no futuro também será destruído com autorização da própria secretaria do meio ambiente, como estamos vivenciando.

Menos que nada... Portz também acha que ta faltando verde na cidade:

“Os bairros, em sua maioria, não possuem uma quantidade significativa de árvores. Este projeto irá difundir a imagem de Lajeado como uma cidade responsável e correta em sua relação com o meio ambiente”.

VARAL SIMULACRO...


Quase todos os homens são capazes
de suportar adversidades,
mas se quiser por à prova
o caráter de um homem,
dê-lhe poder.
Abraham Lincoln

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

BABADO GROSSO...



...vai implodir essa cidade.

Todo o resto dos babados que circulam na cidade é chulé perto das investigações que o Ministério Público está levantando.


Urso que rouba mel. Ou rouba sozinho. Ou divide bem...
Por que quem não entra no melado, acaba melando.

Ou vocês acham que tudo não passa de uma ilusão de ótica?




CASINHA CORAJOSA...

Na Bento Rosa, em direção a Carneiros, essa casinha não só é corajosa, como resistente. Quando chego em Lajeado e avisto sua tranquilidade absoluta, sinto que algo pode ressignificar nessa cidade caracterizada por uma arquitetura, muitas vezes, suspeita...

AGORA VAI!

Parabéns ao Museu Bruno Born de Lajeado, a partir de agora, cadastrado no Sistema Brasileiro de Museus.

Isso significa verbas do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) para modernizar e reestruturar a miscelânea antiga.


Sugiro ao secretário conhecer e aprender com o museu de Ijuí, junto a universidade daquela cidade. Quando a gente não domina o assunto, o melhor a fazer é copiar.
E copiar de quem acertou.

Fonte: http://www.informativo.com.br/w2w_portal/

VARAL DE FÉRIAS

“Nada é mais burguês
do que a atual esquerda brasileira”
Frei Betto

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ENQUETE


Cada um com o que lhe faz a felicidade – frase atribuída ao jornalista Reinaldo Azevedo, foi o axioma mais votado na última enquete.

O segundo lugar foi para o roqueiro Lee Roth. O cara que disse que se dinheiro não compra felicidade, não sabia onde fazer compras.

Estou quase fechando com o doutor Schweitzer: a boa saúde e má memória é a responsável pela minha gotas preciosas de felicidade.
Mas, talvez, Felicidade seja o cara chegar aos 50 anos e poder contar, numa única mão, os amigos verdadeiros...

Agradeço a todos que votaram e convido para a próxima aí ao lado.

Quem anda mais folgado..?

ALBUM DE FAMÍLIA

Minha mãe e eu!
Com meu pai!
Minha família em Chicago.

Com o planeta, hoje...



Uma das versões sobre o mito de Pandora conta que ela foi criada pelos deuses e assim cada um lhe atribuiu uma qualidade como persuasão, beleza, harmonia... Foi enviada de presente a Prometeu, aquele que roubou o fogo dos deuses, lembram?

Desconfiado, Pro cedeu a bela jovem ao seu brother Epimeteu, que ficou bem feliz com o presente.
Acontece que Memeu guardava em sua casa uma caixa misteriosa, com artigos sinistros.
Numa tarde, sem nada para fazer, entediada, Pandora abriu só uma frestinha da caixa para espiar...

Putz, deu no que deu: escaparam e se espalharam por toda parte as desgraceiras que afligem a humanidade, desde as físicas como “a gota, o reumatismo e a cólica, para o corpo, e a inveja, o despeito, e a vingança, para o espírito.”

Pandorinha tratou de fechar rapidamente a tampa, mas já era tarde ... Escafederam-se todos os males, exceto uma: a esperança.

Essa que o mundo inteiro está de olho.
Principalmente, os americanos.
Mas, vamos lembrar que da Caixa de Pandora também escapou um tal de marketing...

O AMIGO DO IRMÃO NILO...

Todos os domingos, confiro na Zero Hora a coluna de Flavio Tavares.

Fã do estilo direto e franco do jornalista, leitora de seus livros, orgulhosa de seus vínculos nessa terra tão “árida” – em todos sentidos – deparo com a interpretação perspicaz sobre a possível aquisição de um avião de 26 milhões de dólares pela atual governadora, nesse último domingo:

“A não ser que o novo avião de dona Yeda venha com radar especial que detecte a estiagem e a agressão ao meio ambiente no Rio Grande do Sul ou resolva, do ar, as dificuldades dos professores ou dos pequenos e médios agricultores em obter crédito fácil, como os dados para comprar moto ou carro. Ou que, das nuvens, administre o que não se faz em terra. Se o avião for assim, compre, governadora, compre sem ler o manual. E voe!”.

* Em tempo: por onde andarão os sábios professores, tipo Irmão Nilo, citado por Flavio? Professores que nos ensinam “ser” e não “ter"?




EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

BOATE KY ROCK...

COLEGUINHA, SÔ!

CACO VILLANOVA, 40, é casado com a professora de Educação Artística, Marisiane Kochhann e pai de Daniel, que no dia 1º de fevereiro está completando três anos: “Nasceu em 2006, no mesmo ano em que o Internacional se consagrou Campeão do Mundo”, diz Caco entregando seu time de coração.

Em 1985 iniciou as atividades de chargista e arte-finalista no Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, com apenas 15 anos de idade:

“Costumo dizer que a charge me trouxe para o jornalismo. Continuo rabiscando no Jornal O Informativo do Vale. Aliás, foi por causa de um concurso, 1º Salão de Humor realizado pela Univates, que voltei a desenhar estimulado, nada mais nada menos, pelo ilustrador e cartunista Santiago.”

Caco é graduado em Jornalismo pela Unisinos desde 1995.

Na Folha do Mate trabalhou por 15 anos (entre idas e vindas); passou dois anos no projeto Jornal de Venâncio (JV), que não deu certo por problemas de gestão; seis anos na Assessoria de Comunicação da Unisc; dois anos na assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires; passou pela assessoria da Univates e de lá para o jornal O Informativo do Vale, como editor-assistente de Política, onde se encontra desde dezembro de 2004.

“Nestes quatro anos que estou no Vale do Taquari – onde aliás tenho raízes, pois sou natural de Taquari, meu pai é de Bom Retiro do Sul e minha mãe de Paverama - conheci muita gente. E muita gente boa, que me recebeu muito bem.”


TA NA PAUTA DA MINHA VIDA:
Como profissional, gostaria de voltar a estudar e me aperfeiçoar. Tenho muitos planos e vejo no Vale do Taquari um potencial para realizados. Mas a prioridade, hoje, se chama Daniel. Grande parte de minhas energias – e também da mãe - estão voltadas a ele.


A MELHOR NOTÍCIA:
O nascimento de meu filho. Com relação as jornalísticas, aquelas que damos em primeira mão.


MATÉRIA POLÊMICA:
Com relação a que eu tenha produzido, me ocorre uma seqüência de matérias sobre o alto índice de suicídio em Venâncio Aires e sua relação com o uso de agrotóxicos nas lavouras de fumo. Uma polêmica sem tamanho, surgida a partir de uma pesquisa que denunciava verdadeira atrocidade cometida no interior de nosso município. O assunto ganhou o mundo.

Não é a toa que muito me chamou atenção o material que o teu blog nos disponibilizou recentemente sobre a Monsanto. Só vem a confirmar o que foi denunciado há mais de 15 anos.

EXTRA! EXTRA!...
O reconhecimento ao nosso trabalho. Valeu!

SE EU NÃO FOSSE JORNALISTA SERIA...
Um chargista, quem sabe...

VARAL DA POSSE...


Eu tenho um sonho
de que um dia meus quatro filhos vivam
em uma nação onde não sejam julgados
pela cor de sua pele,
mas pelo seu caráter.

Martin Luther King

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MÚLTIPLA ELIS...

A galera de hoje desconhece Elis Regina: culpa das fms que ignoram por completo a cantora gaúcha? Elis morreu no dia 19 de janeiro de 1982.

"Me tomam por quem? Uma imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer?

Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela.
Eu sou do contra.
Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo.”

Elis foi parceira de Jair Rodrigues, mulher de Ronaldo Bôscoli e do pianista César Camargo Mariano, mãe de João Marcelo, Pedro e Maria Rita, namorada dos cantores Fabio Jr e Guilherme Arantes, rival da Bethânia, mas, principalmente em dezoito anos de carreira, foi a grande intérprete de Belchior, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim...

Talento musical que sabia interpretar se valendo de uma carga emocional como nenhuma outra cantora de sua época. Sentia a letra de cada canção, fosse alegre ou triste. E até hoje quando ouço “O Bêbado e o Equilibrista”, me emociono. E quando escuto “Quaquaraquaquá” meu astral voa...


“Muita gente se pergunta quem sou eu:

leviana, alegre, extrovertida, realizada, triste ou só?
Pouquíssimos são os que me conhecem.
No fundo, Elis Regina é uma “menina-velha”, conseqüência única e exclusivamente da vida e do mundo em que vive.

A pessoa vai se transformando a cada dia. Não me preocupo com a vida de ninguém, não me interesso se estão andando com a perna para cima ou para baixo, o que me importa nas pessoas não é o que elas fazem, mas o que elas dão de si"

Morreu com 36 anos. Eu já era mãe e tinha 23 anos. Quando soube de sua morte pelo rádio, numa terça-feira de calor sufocante, fritava batatinhas num ap em Porto Alegre. Chorei tanto que me queimei no azeite.

“Eu não vim para os canapés, vim para a feijoada.”

A imprensa caiu em cima... A Globo fez uma cobertura daquele fatídico dia só comparável a cobertura da morte de Sadat e do atentado do Papa João Paulo II.

Mais de 25 mil fãs passaram pelo velório no Teatro Bandeirantes, onde realizou um dos seus maiores shows, “Falso Brilhante”, em 1976.

"Eu conheci o sucesso sem estar preparada para enfrentar a vida."


Mais:
http://veja.abril.com.br/idade/estacao/elis_regina/reportagem.html#

O NOVO TEMPO DE CRISTIANA


“Em meio a uma tempestade
Até dá pra ver o tempo bom”


Canta CRISTIANA PRETTO no seu novíssimo cd TEMPO.

São oito baladas deliciosamente românticas que trazem o tempo entre enganos e desenganos. Esses, pelos quais a gente se queda na vida...

Acompanham Cristiana, os músicos Ricardo Baumgarten (violão e baixo), Giovani Berti (percussão), Luis Mauro Filho (teclados) e o acordeon de Luciano Maia. Participações de Evandro Moah e Luiza Caspari.

Florestal Alimentos apóia o projeto.

E você já pode encontrar o cd na Sommer do Unicshopping.
O lançamento oficial deve acontecer em março no Parque Histórico de Lajeado.


“Hoje planta uma semente
Amanhã pode brotar!”

GALERIA (DES) VIRTUAL

“O desenhista é a criança que não parou de desenhar.”


LEANDRO BIERHALS completa 43 anos no próximo dia 26. Nascido em Porto Alegre, é publicitário, designer gráfico, ilustrador, chargista e cartunista. Como artista plástico, desenvolveu trabalhos em litografia.

Participou de várias exposições, entre elas, as exposições de cartuns das edições do Fórum Social Mundial. É também um dos editores da Edição de Risco, coletânea de cartuns, charges, caricaturas e ilustrações de artistas gaúchos.

Organizou, juntamente com Wagner Passos, a exposição dos desenhistas brasileiros em Saint Just Le Martel, na França. Foi colaborador da revista Pasquim 21 e, atualmente, trabalha na área de ilustração e identidade visual. Tem publicado seus trabalhos no blog Tinta China. Também desenvolve trabalhos de arte-educação, promovendo oficinas de desenho para crianças, adolescentes e adultos. Em resumo: um grafista. E como tal é presidente da GRAFAR, Grafistas Associados do Rio Grande do Sul.

Aliás... A G R A F A R está com uma exposição de cartuns sobre teatro na praça das artes do Shopping Praia de Belas até hoje.

A mostra faz parte da programação paralela do 10º Porto Verão Alegre.

Participam os cartunistas Alisson Afonso, Antônio Vasques, Bier, Doro, Eugênio, Fraga, Hals, Juska, Kayser, Lancast, Maumau, Rafael, Ronaldo, Santiago, Uberti, Wagner Passos e Fábio Zimbres.

Ver: http://grafar.blogspot.com/


COLEGAS EM DESTAQUE

A lajeadense Jeane Baron foi convidada pelo presidente nacional da JCI, Gilson Metz, a ocupar o cargo de Assessora de Imprensa da Junior Chamber International Brasil.
Com dois colegas da JCI do Paraná, Jeane será responsável pela divulgação de notícias a respeito dos projetos da JCI em veículos de comunicação de todo território brasileiro, em especial nas capitais estaduais e nas cidades onde a JCI atua. Em Lajeado, Jeane é sócia-proprietária da Revista Pública, distribuída gratuitamente em pontos de circulação como cafeterias, restaurantes, escritórios e salas de espera de clínicas e consultórios

Aprenda a falar em público...de uma vez por todas! E quem dá todas as dicas sobre dicção, desinibição e oratória é o colega FABIANO CONTE, da Radio Independente.

Assuntos que serão abordados:

comunicação mais eficaz
apresentações agradáveis
auto-estima
relações no ambiente de trabalho e social
técnicas de memorização
comportamento social
como encantar pessoas
medo de falar em público


TURMA DE JANEIRO - Dias 26, 27, 28 e 29
LOCAL DO CURSO - Sala de reuniões do Unicshopping
CARGA HORÁRIA - 12 horas (19h às 22h)
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: (51) 3726-4028 ou 9955.7939
























VARAL DO MUSEU


“Cultura popular é reinventar o mundo.
É fundir o ouro, o cobre, o chumbo, a prata, é construir os instrumentos, é curtir o couro;
é moldar o barro, polir a pedra, tingir a areia, converter penas em coroas verdadeiras, talhar a madeira, tecer as fibras das árvores e, com elas, tecer a fibra da humanidade nova.
E cantem livres aos ventos que os levem a uma roda de baile que cultive nossos povos, nutrindo assim a nossa espiritualidade”

Carta das Culturas Populares

sábado, 17 de janeiro de 2009

CRÔNICA DO ROBERTO

O ACIDENTE

Roberto Ruschel

Uma tarde fomos em turma para a tradicional aventura no engenho: Zé Maria, os irmãos Ma e Mia, os gêmeos Odon e Odilon e outros.

Como sempre, enquanto quatros moleques tracionavam, outros dois faziam o looping no interior da roda e assim nos revezávamos.

Ocorre que no eixo que ficava sobre a rocha, estava pregado ao seu tronco, um cravo de cabeça afiada, que girava junto a poucos centímetros da rocha e já havia beliscado o pé de alguns, mas nada grave.


Mas, naquele dia a coisa foi feia.
Misturado ao barulho da roda que girava freneticamente, ecoa um grito no mato e sai um dos moleques urrando de dor, pulando num pé só e gritando; “ai meu dedo, ai meu dedo”.

Tentando entender o que havia acontecido, o grupo saiu correndo atrás do amigo, que corria em direção a sua casa. Volta e meia parava e olhava para pé, mas não via nada, apenas a extremidade ensangüentada.
Berrando chegou até sua casa, mas sua mãe não se encontrava.

O moleque levou o pé para lavar no tanque, quando chegou o irmão mais velho que logo providenciou gelo para colocar no ferimento.


Finalmente aparece o estrago.
Sem anestesia alguma seu dedo minguinho tinha sido decepado.
O irmão do nosso amigo, apavorado, correu até o Clube dos 15, onde seu pai jogava a tradicional carpeta com os amigos.

Imediatamente chega em casa, olha o acontecido e embarcam no táxi do seu Pacheco rumo ao Hospital.

Lá chegando é examinado pelo Dr. Fleischhut, que sugere tirar um pouco de tecido das nádegas para o enxerto. Passa um filme na cabeça do moleque... Imagina a gozação dos amigos sobre ter um pedaço da região glútea no pé?

Não, não, não mesmo e não teve jeito.
A solução foi tentar suturar com os pedaços de pele que sobrara, pendurada no local. Enquanto isto Zé Maria e os gêmeos chegavam à casa do amigo trazendo o dedo.

A mãe do moleque, já em casa e inteirada do acontecido, dá um corridão nos três.
Dias depois, o grupo de amigos, com mais alguns penetras, fazem uma pequena cerimônia solene, enterrando o fragmento já putrefato.


* Continua no próximo sábado





HOUVE UMA VEZ UM PASSADO...

E AÍ? ALGUMA SUGESTÃO?

JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO

Tarde de sábado. Povo no camping, na praia...
Jardim Botânico para poucos. Coisa boa. A quietude.
Um jovem casal com sua filhinha...

Um grupo tomando chimarrão no herbário...
Um jovem tocando violão...
Corujas desconfiadas, quero-queros atentos, preás ariscos...
Tranquilo ( ¨ faz falta!?) - até o momento em que o odor de um chiqueiro de porco empestou o ar.
Em paz - até o momento em que uma serraria ao lado, ironicamente, começou a funcionar.

Mas, antes de fugir, observamos as coleções de árvores ameaçadas de extinção, as mudas no horto e fizemos uma trilha absorvendo o mormaço e o cheiro de mato, que sempre equilibra a sanidade.

Vale sugestão?
Plantem árvores, dezenas, no limite do JB com a estrada e no limite com o chiqueiro, para amenizar ruídos e cheiros.


VARAL NO ORIENTE


“...de muitas coisas quem decide é Zeus no Olimpo
mas muitas coisas de modo inesperado realizam os deuses
e as coisas esperadas não se cumprem
mas através das coisas não esperadas
um deus encontra passagem.”

Medéia
tragédia grega

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A C I L LIDERA...

Leio na Zero Hora de hoje que no dia 28 de março acontece a 3ª edição “VIVA O TAQUARI VIVO” numa promoção da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. A entidade quer chamar atenção dos cidadãos para a importância da preservação do ambiente.

Na mesma notinha da ZH, os pescadores da colônia Z-20 dizem que a poluição é promovida pelos esgotos cloacal e industrial.

Ou seja, pelos próprios associados da ACIL.

Cinara Girotto, coordenadora da entidade Parceiros Voluntários, informou que no dia 28 vão recolher o lixo nas barrancas, de barco.

Convidou a blogueira para participar dessa ação.

Eu não vou recolher o lixo que os próprios associados da ACIL jogam no rio...

Perguntei a Cinara por que não aproveitam para plantar árvores nas margens. Ela respondeu que a enchente leva as árvores plantadas e que seria preciso primeiro plantar ervas rasteiras.

Pois é: mãos à obra.

Chamem as construtoras que destroem o verde COM AUTORIZAÇÃO da Secretaria do Meio Ambiente para replantarem pelo menos “ervas rasteiras”.

E para ações de marketing não me convidem.

HUMOR NA CESTA...


VARAL DO OPERÁRIO

“É dura a vida de operário;
nesta terra, quem não é doutor
não tem vez...”
Frei Betto
"Batismo de Sangue"

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CRIME DE RACISMO

Em Taquara, uma auxiliar de limpeza de uma universidade local, cansada de piadinhas racistas de um colega de trabalho, apresentou queixa na polícia e recorreu à Justiça.

O Tribunal Superior do Trabalho condenou a instituição a indenizar a auxiliar de limpeza em R$ 3 mil por danos morais e por ter sido vítima de racismo.

Para o ministro
Brito Pereira, o “comportamento é retrógado, ultrapassado, desrespeitoso, que atinge a dignidade da pessoa”.

Em São Paulo, a Justiça Estadual determinou que o médico José Antonio Sanches, acusado de injúria racista, pague a copeira Jeni Oliveira indenização por danos morais de 50 salários mínimos (R$ 20,7 mil).

"Ele me xingou de preta filha da puta e atirou uma bandeja em mim", disse Jeni, 44, moradora de São José do Rio Preto.

O incidente ocorreu em setembro de 2007 no hotel em que ela trabalhava na cidade, enquanto levava o café da manhã no quarto onde o médico estava hospedado


Leia mais: http://e-paulopes.blogspot.com/

* Esses dois casos me lembraram o ex-vereador Waldir Blau que incorreu em crime de racismo contra uma atendente do Hospital Bruno Born, no ano passado...

VARAL DE VERÃO


“Esta é uma época em que um filho é,
acima de tudo,
um objeto de consumo emocional”
Zygmunt Bauman
filósofo

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DA SÉRIE: CASINHAS CORAJOSAS...

Um quintal cheio de árvores na rua Santos Filho têm provocado a sanha dos construtores e das imobiliárias dessa cidade que se orgulha dos "recordes positivos" da construção civil. Dia sim, dia não, eles batem à porta da proprietária, babando-se com a visão dos lucros...

Em 2008 foram licenciados 1.158 processos de construção. As casas são esmagadas por edifícios que terminam com o sol e com as árvores da redondeza.
E com a privacidade do contribuinte.

Com um plano diretor tão falho, que não consegue nem controlar uma calçada, quem será que está enchendo os mingachos?

VARAL DO FAROL

Photo by Giuvan Azambuja

“O preconceito é uma opinião sem julgamento.
Assim em toda terra,
inspiram-se às crianças
todas as opiniões que se desejam
antes que elas as possam julgar.”
Voltaire

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

GALERIA (DES) VIRTUAL

Antes de tudo um cara generoso. Simples e sensível.

Em dezembro, o convite para participar da GALERIA (DES) VIRTUAL, série das segundas-feiras no blog.
Procurei por Lacaz na rede e mandei um email.
Gentil, logo me respondeu indicando seu site. Acessei.
Provinciana, caí dura.
Ele é O CARA.

Sua pessoa se materializou quando assisti a um documentário sobre sua arte na TV Cultura. Fiquei encantada.


Pertinho do Natal, recebo pelo correio três obras:
Contas Anacíclicas, inveja e um livro sobre Design, que deveria passar pelas mãos de todo estudante de publicidade e design.


Contas Anacíclicas reúne palíndromos... Aquelas palavras ou frases que tanto faz a leitura se iniciar pela direita ou esquerda: ROMA ME TEM AMOR

Só que os anacíclicos de Guto Lacaz são numéricos.
Nas suas compras, as notinhas fiscais totalizavam 59,95... 45,54... 29,92 e ainda denunciavam as preferências gastronômicas do artista e os locais por ele frequentado. Bacana, não é?


inveja faz um trocadilho irônico com a capa "daquela revista". No interior do livro outras ilustrações lúdicas interando grafia, ilustração e percepção.

Queria dividir minha alegria com alguns leitores do blog também de alma sensível, que sei. E dizer que esse foi um presente e tanto de Natal para aquela que não se comportou muito bem em 2008...

Obrigada, Guto Lacaz.

Visite:
http://www.gutolacaz.com.br/




COLEGUINHA, SÔ!

PAULO ROGÉRIO DOS SANTOS, 48, nasceu em Lajeado.
Neste ano completa 30 anos de Rádio Independente onde chegou a convite de Lauro Mathias Müller. É radialista e cursa Jornalismo na Univates.
Na emissora AM mais importante da região, comanda o programa ACORDA RIO GRANDE, no ar desde 1982, trazendo muita informação de segunda a sábado das 5h às 9h e aos domingos entre 7h e 9h, programa líder de audiência no Vale.

Paulo Rogério é setorista na Prefeitura, onde faz a cobertura da Câmara de Vereadores de Lajeado há mais de 26 anos, desde o fim do governo Darci Corbellini, e só ele conhece como ninguém os escaninhos políticos do Vale do Taquari.

TA NA PAUTA DA MINHA VIDA:
Renovar a cada dia.

A MELHOR NOTÍCIA?
Célula tronco.

MATÉRIA POLÊMICA:
Sexualidade.

EXTRA! EXTRA!..
A supremacia da natureza sobre todas espécies.

SE EU NÃO FOSSE JORNALISTA SERIA...
Pastor religioso

VISITE:
www.independente.com.br

APESAR DE TUDO...

Tempo de espera num rio Taquari poluído...

Paciência recompensada: piava na frigideira!

EMAIL DA CONTROVÉRSIA...

“Pelas fotos ficou difícil identificar o local, mas acreditamos que seja na rua José Schmatz,79, no bairro Florestal.

Se for neste endereço o empreendimento está licenciado, sendo que o empreendedor deverá realizar no prazo de um ano a reposição florestal obrigatória de 45 mudas de espécies nativas, sendo responsável pelo desenvolvimento destas mudas durante quatro anos.

A araucária somente possui restrição de corte no período de abril a junho devido ao período de frutificação.

As mudas que o empreendedor deverá plantar devem ser nativas e somente nativas e da espécie que está solicitando o corte, a legislação prevê este condicionantes.

O município possui um legislação específica municipal que exige que a reposição seja realizada dentro do nosso município e estamos priorizando áreas de preservação permanente.

A legislação também prevê a responsabilidade do empreendedor por quatro anos pelas mudas plantadas. Este tem um prazo de um ano para efetuar o plantio, nós controlamos este prazo e fazemos vistoria e relatório de constatação de plantio para averiguar o estado em que as mudas se encontram, se o número de mudas plantadas confere com aquele solicitado no alvará.


Caso essa reposição não tenha sido feita o empreendedor pode ser autuado.

Quanto as araucárias elas estão na lista de espécies ameaçadas e não imunes como é o caso da figueira, que mesmo imune ao corte ainda pode ser transplantada, pois a lei permite.
Para se autorizar o corte leva-se em conta uma serie de critérios técnicos e legais.”


Simone Schneider
Sema - Lajeado


VARAL PORTUGUÊS

Photo by Gaspar de Jesus in http://cimitan.blogspot.com/
"Oxalá, aprendamos a investir em nos mesmos
do que em "Bolsas" furadas."
Sergio Dahlen

sábado, 10 de janeiro de 2009

CRÔNICA DO ROBERTO

O ENGENHO

Roberto Ruschel

Estávamos no início da década de 60, idade de nossa pré-adolescência. Enquanto chegava ao Brasil a irreverência musical dos Beatles e Rolling Stones, nós aqui ensaiávamos vôos solo além do centro da cidade.

Um deles era chegar à rua Tiradentes - esquina com nossa menor rua, a Arno Leidner, que na época não existia - e apreciar um mini-parque movido por água, construído pelo Schlabitz.

Seguindo um pouco mais, alcançávamos a Lagoa do Engenho, onde tomávamos banho na época de suas águas cristalinas.

Certo dia, resolvemos desbravar o prédio do Engenho.

Após uma rápida vistoria, descobrimos ao abrir uma pequena comporta, que a grande roda sustentada pelo eixo de uma vigorosa tora de madeira, ainda girava pela força motriz da água.


Uma extremidade do eixo adentrava no prédio, e a outra numa fenda talhada na rocha do barranco. Chamou-nos a atenção que todos os pregos eram do tipo cravo, que se usava para prender ferradura no casco dos cavalos, mas bem maiores. Suas cabeças sem acabamento, quando expostas, um perigo se tocados sem o devido cuidado.
Logo inventamos um brinquedo...
E a roda passou a ser o grande desafio para os mais corajosos.

Enquanto uns ficavam tracionando manualmente, outros dentro da roda corriam no sentido contrário, ajudando na tração, mas procurando permanecer na base. Ao se atingir determinada velocidade, paravam de correr, se seguravam num dos raios, executando um fantástico looping. Ficávamos de pernas pro ar e de cabeça para baixo: pura adrenalina na nossa montanha russa.

Tempos desafiadores aqueles...


* Continua no próximo sábado

HOUVE UMA VEZ UM PASSADO...

Arquivo José Victor Thomé cedido por Ricardo Hoeper Fº

ONDE?.. ONDE?..


VARAL NA CHUVA...

"O hipócrita é o que tenta se esconder
por trás de uma imagem de inocência.
O cínico é o que faz o que quer e tudo bem.
Hoje, no Brasil, políticos de colarinho branco roubam,
fazem, acontecem, e não acontece nada”
Zuenir Ventura
escritor e jornalista
(Zero Hora de hoje)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PUXANDO A BRASA ...

Para os leitores de olhos mais ficcionais recomendo a “filial” brasileira do site londrino www.3ammagazine, onde emplaquei um conto:

Piquenique
Por Laura Peixoto


“No dia marcado para o suicídio, comprei duas garrafas de vinho. Um vinho regular, chileno, merlot ...”

Agradeço a visita: http://www.3ammagazine.com/brasil/