segunda-feira, 12 de outubro de 2009

UM ENTERRO TARDIO

O mestre do conto e da literatura fantástica, Edgar Allan Poe, casado com uma prima de 13 anos quando tinha 27 anos, foi alcoólatra, e ao morrer pobre e enlouquecido aos 40 anos chamava por um sujeito chamado Reynolds.

Autor do famoso poema O Corvo:

Profeta, ou o que quer que sejas!
Ave ou demônio que negrejas!
Profeta sempre, escuta: Ou venhas tu do inferno
Onde reside o mal eterno,
Ou simplesmente náufrago escapado
Venhas do temporal que te há lançado
Nesta casa onde o Horror, o Horror profundo
Tem os seus lares triunfais,
Dize-me: "Existe acaso um bálsamo no mundo?
E o Corvo disse: "Nunca mais."

(Excerto traduzido por Machado de Assis)

Agora, depois de 160 anos da sua morte, o escritor é homenageado neste final de semana em Baltimore, Estados Unidos.

No aniversário de 200 anos do nascimento do autor, um museu dedicado ao escritor encomendou uma réplica do seu corpo, que está exposto dentro de um caixão para a realização do velório, porque no funeral de 1849, quando o autor morreu, praticamente ninguém compareceu a cerimônia. De acordo com a Agência Reuters, apenas sete pessoas estiveram presentes no dia 7 de outubro de 1849.

Edgar Allan Poe, é considerado um dos escritores mais influentes da literatura americana, o precursor das histórias de detetive e um dos mestres dos livros de terror. Sua própria vida daria um livro...

“Teria o autor, sido vítima da loucura que em tantos contos narrou? Muitos afirmam que tenha sido vítima de uma quadrilha que o envenenou, mas o mais certo é que tenha tido uma overdose de ópio.” In http://www.spectrumgothic.com.br/

Obras: Uma aventura sem paralelo de um certo Hans Pfaal, Eureka, Romance Cosmogônico, Os Crimes da Rua Morgue, A Carta Roubada entre muitos outros contos e poemas.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Nenhum comentário: