quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MARCANDO PONTO EM ENCANTADO...

Corrida de carreteiras com Argemio Pretto


O Jornal Opinião foi fundado em 21 de agosto de 1971. Faça as contas: 38 anos registrando a história de Encantado! É o mais antigo e tradicional jornal da região alta do Vale, com tiragem semanal de 1,5 mil exemplares chegando em 13 municípios da região. E 90% de seus exemplares são dirigidos para assinantes, os demais vendidos
de forma avulsa ou dirigidos à órgãos públicos.

Foi fundado pelo jornalista Olavo Carlos Wagner que hoje reside em Canela e edita o jornal "Vale do Paranhana" daquela cidade.
Lembro de Olavo em Lajeado com o Jornal do Vale. Naquela época, adolescente pentelha, escrevia uma pagina chamada Bocka-kente. Um terror... Com o meu primeiro salário comprei uma barraca que meu pai me fez devolver no mesmo dia. Comprei um toca-disco e o vinil Drama, da Bethânia...

Mas voltando ao Jornal Opinião que circula todos os sábados: hoje é liderada por José Tramontini, com fechamento comercial na tarde da sexta-feira e fechamento editorial às 21 horas. E olha aí: eu também ando por lá... Incomodando, claro.

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE

“Antes que alguns se perguntem o que “ela veio fazer aqui?” só queria dizer que tenho há muito tempo um pé nessa cidade. Mas assim ó... Há muito tempo mesmo. Coisa de século passado quando comprei um sapato de salto beeem alto para “ficar” – atualizando os termos – com um gringo dessa cidade. A paixão durou só até o primeiro passeio de carro: era uma kombi. E kombi de granja... Não preciso falar mais nada. A juventude é interesseira e assim caminha a humanidade até hoje.

Essa idéia de escrever para o Jornal Opinião é coisa das antigas, capito?
É um desejo meio conceitual: a comunidade de origem italiana percebe a vida diferente. O humor é do tipo perde-se o amigo, mas não se perde a piada; o ritmo da vida é ditado pelas pulseiras, brincos dourados e lenços coloridos e também pelas descargas abertas das motos e carros. É só lembrar a Ferrari, Alfa Romeo, Maserati. Italiano adora velocidade. ... Será que tô errada?

Mais antigo ainda: sabe lá se numa outra encarnação não fui italiana, melhor ainda, romana? Sério.
Quem duvida que não fui a porteira do Coliseu...”

*
A crônica na íntegra você confere comprando o jornal! Todos os sábados.

Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Hahahahah. Essa Lady Laura é sensacional. Um sapato com um salto beeem alto e um gringo com uma Kombi. Hahahahahah. Só tu mesma para colocar no papel fatos desta natureza ainda que pretéritos. É muito gostoso ler aquilo que escreves cada vez mais gostoso. Fico feliz que tenhas retornado. Tua ausência foi um período de tristeza, penso que para muitos, mas para mim especialmente.