sexta-feira, 17 de julho de 2009

RELÍQUIAS CULTURAIS

O pessoal da Cultura em Arroio do Meio está se mexendo para os festejos de 185 anos da Imigração Alemã no país e corre contra o calendário.


No dia 24 deste mês, às 10h, inaugura a exposição temática “Relíquias de Família” na Casa do Museu, onde será ambientalizado cenários com diversos objetos antigos das famílias germânicas da cidade, homenageando a memória dos antepassados.


A comunidade pode participar da montagem desta exposição com o empréstimo de objetos, utensílios e móveis de pequeno porte que tenham sido guardados ou herdados de familiares.
Objetos de uso pessoal, doméstico, inusitados, que marcaram época e que ora são guardados com estima por seus descendentes, podem ajudar a comissão a contextualizar hábitos e costumes do povo alemão. Interessados podem entrar em contato com o Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Município - telefone 3716-2887 - e falar com Angelica Diefenthaler ou Carla Schroeder.

À noite acontece o V Deustche Abend com o salão decorado, gildas premiadas com brindes ou prendas, bandeirinhas e as tradicionais kerwe-kranz, a coroa do kerb.

No centro do salão, uma grande mesa estará expondo delícias em doces e salgados da culinária alemã, acompanhados de café com leite: torresmo, linguiça fervida, assado de porco, tripa recheada, pães, cucas, schmier e doces de fruta em calda, kasschimier, melado, ovos em conserva e o tradicioal apfestrudel complementam o cardápio da noite, que contará com a animada presença do grupo de danças Helmuth Kuhn.

Venda antecipada de ingressos: R$ 15,00 (acima de 7 anos) e R$ 12,00 (até 7 anos).


* Ô psit... O que será que a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado está organizando?


2 comentários:

Anônimo disse...

Estou chegando para dançar e me empanturrar!!!

aga disse...

participo a alguns anos desse evento em arroio do meio, assim como outros, e reitero que a cidade vizinha dá um 'vareio' em lajeado no que se refere à cultura, tanto na promoç~´ao de eventos, quanto em seu público, que sempre prestigia e se mostra muito educado !!
esse evento específico sobre a colonização alemã, começava - acho q repetem a fórmula esse ano - com um culto em alemão na igreja luterana que tem ao lado...depois o pastor jair (saxofonista), o ivo barbarella spohr (*trompete ?) e o selmiro theves ( gaita ) puxam o pessoal pro salão, onde acontece a comilança...
faço a oservação para salientar que não é meramente um evento pra encher a paçna e ver grupos de danças rodopiando no salão, mas tem um cunho religioso tbém, onde antes de mais nada a comunidade agradece pelo muito recebido!

e cá pra nós, coisa que muito nos esquecemos, vivemos numa terra de fartura, bem aventurança - lembram? o 3º vale mais fértil do mundo !!!

agora, boa a pergunta final: e lajeado? promove o que?

bah sei lá laura, tu faz cada pergunta difícil!!!