terça-feira, 12 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA NO BRUNO BORN...


...ainda não chegou. A-I-N-D-A.
Procuro o site do Hospital Bruno Born para descobrir como o hospital se prepara para atender os casos de gripe suína, que exigem isolamento.
A última notícia que consta no site se refere ao dia 13 de fevereiro...

Na sexta-feira, dia 8 de maio, mandei um email para o Hospital atrás de informações:
Ao diretor ou Administrador
Hospital Bruno Born


Gostaria de obter as seguintes informações para divulgação no blog http://lauramertenpeixoto.blogspot.com/

Se o Hospital está preparado para atender possível portador do vírus H1N1, da febre suína?
De que forma?
Existem quartos de isolamento?
O que o diferencia de quartos normais?

RESPOSTA
Respondo teu e-mail em nome da Direção da Instituição, ao mesmo tempo que coloco o nome da profissional médica Dra. Patrícia Reis Pereira, Infectologista, para ampliar o necessário.
O vírus Influenza A H1N1 é muito similar ao da gripe comum, sendo que sua mortalidade é levemente superior. Conforme relatos, este tipo de vírus deve ter isolamento cutâneo-respiratório tradicional, o mesmo usado para determinados tipos de infecção hospitalar causada por bactérias, ou seja, o quarto de isolamento deve ter uma ante-sala onde ficará disponível (e exigido o uso) material de proteção individual, incluindo luvas, avental, máscara cirúrgica e touca. O paciente permanecerá em isolamento enquanto houver risco de contágio, portanto, restrito a este ambiente.
Ressalto que a transmissão se faz por via inalatória e contato.
É essencial o uso da máscara e a lavagem de mãos a cada contato.
Este tipo de isolamento é feito regularmente em nossa Instituição, temos quartos com este formato em cada setor do hospital assim como na UTI-Adulta.
Os vírus de alta letalidade, para citar o Ebola, por exemplo, exige-se isolamento restrito ou reverso, onde o paciente é colocado numa espécie de bolha, com isolamento total do meio externo, com ar filtrado e se houver necessidade de contato, o pessoal se utiliza de roupas especiais, totalmente fechadas de contato com o meio externo. Este tipo de proteção não dispomos e, pelo que sei, não há no Estado lugar com esta estrutura.
Fico a disposição para ampliar o que for necessário.
Dr. Cláudio André Klein
Diretor Técnico - CREMERS 13.460

Nenhum comentário: