domingo, 3 de maio de 2009

10 Mandamentos do Jornalista...

1º) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental. E qualquer desculpa de falta ou atraso usando estes argumentos será encarada com má vontade pela sua chefia imediata.

2º) Não verás teu filho crescer.

3º) Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

4º) Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, estresse em alto nível.

5º) A pressa será tua única amiga e as suas refeições principais serão os lanches da padaria da esquina, as pizzas no pescoção, ou uma coxinha comprada perto do local onde se desenvolve sua reportagem.

6º) Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se sobrarem cabelos.

7º) Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios nem de seus superiores e nem de seus leitores. Em compensação as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.

8º) Os botecos nas madrugadas serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.

9°) Terás sonhos, com horários de fechamento, com palavras escritas erradas, com reclamações de leitores, com matérias intermináveis, com gritos ao telefone dos chefes de reportagem, e não raro, isso acontecerá mesmo durante o período de férias.

10º) E, o pior... inexplicavelmente existirá um legião de "focas" brigando para ocupar o seu lugar.




2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Verdade verdadeira Lady Laura. As atividades de jornalista e policial (investigação) se assemelham muito. O jornalista atrás sempre da informação e o policial atrás do autor, ou buscando estabelecer a autoria do delito. Ambos são cobrados não só por seus chefes como pela sociedade de modo geral. Há ainda em comum entre ambos os baixos salários. Quanto à presença dos focas doidos por um espaço, ressalte-se que há vagas em cursos de comunicação social em número infinitamente maior do que o mercado pode absorver. E isto provoca muitas desilusões. Não vi meus filhos crescerem. Somente nos últimos quinze anos tenho podido estar mais próximo deles, dos dois que me restaram. Mas apesar de tudo a vida é bela como disse o gringo autor daquele filme, pois o mais importante de tudo é sabermos assimilar o que de bom existe nisto tudo.

Micro Man disse...

Como Preâmbulo destes mandamentos:
... não darás espaço a mentira, a puxa-sacos, a verdades parciais...