sexta-feira, 6 de março de 2009

GENTE QUE FAZ UM BRASIL MELHOR

PETRONILA ANDRADE, 58, viúva, mãe de Juliana, Clóvis, Claudinéia, Marcelo e Carla, avó de 9 netos, concilia as funções de trabalhadora e dona de casa com a coordenação da sede da ONG Abaquar, que atende cerca de 80 crianças e adolescentes, no período extra-escolar, do bairro Santo Antonio, periferia de Lajeado.

Petronila trabalhou em casas de família, sendo que numa delas, em Porto Alegre, aprimorou sua formação. Por alguns anos foi também a merendeira da Escola Fok.

Em homenagem a Semana da Mulher:

Quem é a Petra?
Mulher, negra, trabalhadora, feliz-sofredora, consciente do que quero e o que eu quero não é para hoje, mas tenho paciência e luto por aquilo que quero: não choro pelos cantos, enfrento as dificuldades, tenho minhas crenças e acredito em um Ser Superior.

O que mais te marcou na vida?
A minha própria transformação através da minha luta de vida.

Uma grande alegria?
Meu lar e seus significados.

Quais seus desejos e sonhos?
Meu sonho era ter uma família. Já realizei. Agora é terminar a casa.

Qual é a coisa mais importante no mundo?
O Cosmo. Que esteja em harmonia, saudável.

Onde você gostaria de morar se não fosse aqui?
Num lugar onde houvesse montanhas, morros, com muito verde.

* Petronila lembra que no dia 12, 5ªf, à tarde, acontece na Abaquar o programa “Cuidando de Mim”, para comemorar o Dia da Mulher. Serão oferecidos serviços de cabeleireiro, manicure, trabalho corporal, massagem entre outros.

5 comentários:

Anônimo disse...

Petro, lava em silêncio, a roupa suja que a parte rica da cidade desconhece...

Gostaria de ver os anônimos deste blog, anonimamante junto com ela, lá na Santo Antônio, ajudando.

Anônimo disse...

Laura,
parabéns por esta escolha numa entrevista alusiva a um dia de tamanha importância. A Petronila certamente representa muito do significado do 8 de março, por toda sua trajetória e contínuo trabalho em pról da igualdade (gênero e raça), dos direitos da sua comunidade e da justiça social.

Anônimo disse...

boa surpresa! chega de autônomas,madames e dondocas parasitas nas homenagens dos jornais.parabens a senhora Petronila!

REJANE disse...

Parabens pela escolha.Conheço a Petronila pois trabalhamos juntas no PROJETO MOVA ,ela e uma pessoa especial e muito justa.Um grande abraço a todas as mulheres e que podemos ter muitas PETRONILAS.REJANE JUNQUEIRA

Anônimo disse...

Laura,
conheço a Dona Petronila e tenho o prazer de trabalhar com ela no Abaquar.
Mesmo sendo uma pessoa simples está sempre voltada para ajudar o próximo,sendo um exemplo a seguir.
Parabéns pela tua iniciativa de divulgar através do blog.
Parabéns Mulheres pelo seu dia.
Leonardo Menezes