terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

GALERIA (DES) VIRTUAL




“A charge antes de tudo deve ser crítica.
Pode ser engraçada ou não, mas, sobretudo e necessariamente,
tem que ser contestatória.”


RONALDO CUNHA DIAS, o médico cirurgião e RONALDO, o cartunista, são a mesma pessoa. Nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul, onde atua como médico cirurgião há 25 anos. Desde sua infância gostou de desenhar, paixão que o acompanha até hoje.

Sempre diz que o cartunismo é apenas um passatempo, um "hobby" que lhe dá imenso prazer e, que tudo começou quando, em 1985, ganhou o primeiro premio "Revista Playboy procura novos humoristas". Com esse incentivo foi convidado para colaborar com a revista e não parou mais.

Ronaldo ganhou inúmeros premios no país e exterior, e hoje é considerado um dos cartunistas brasileiros mais premiados em salões de humor.

Com várias mostras coletivas e individuais, é autor de três livros: "O HOMEM QUE RI", Editora Tchê-1987, "POSSO RIR AGORA , DOUTOR?", Aldeia Sul Editora-1995, “SORRIA, VOCÊ ESTÁ EM EXTINÇÃO” Editora AGE - 2000 e de várias coletâneas com outros autores.

Foi jurado do 35ste INTERNATIONAL CARTOONFESTIVAL KNOKKE-HEIST e curador da
MOSTRA BRASIL nesta mesma cidade na Bélgica.

Desde 1995 é chargista do jornal PIONEIRO de Caxias do Sul –RS e colaborador de ZERO HORA, Porto Alegre –RS.

Publica seus desenhos nos EUA, através do CARTOONIST & WRITERS SYNDICATE e na Europa, pelo JOKER FEATURE SERVICE, Holland e CARTOONSTOCK- England.

Citado no livro CARICATURA, A IMAGEM GRAFICA DO HUMOR, de Joaquim Fonseca, editora Artes e Ofícios 1999, e CARTOONOMETER, de Joe Szabo, editor de WITTY WORLD.
Autor de vários projetos publicitários, foi convidado a participar da publicação dos 80 anos do jornal “LE CANARD ENCHANTÉ” e exposição “THE PATHS OF FREEDOM”, no Museu do Louvre, na França.

É membro do NCS ( NATIONAL CARTOONIST SOCIETY – USA).






Nenhum comentário: