quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CULTURA GOELA ABAIXO...

FRIEDENSREICH HUNDERTWASSER nasceu em 1928, na Áustria. Durante o holocausto, perdeu sua família. Autodidata, nunca estudou arte, tão pouco teorias artísticas.

Motivo pelo qual alguns críticos classificarem sua arte como primitiva, arcaica e decorativa, lembrando a pintura de Klimt, as esculturas de Gaudí e a Arte Nova vienense.


Controvérsias... Para outros é considerado um criador muito sofisticado, cujos projetos arquitetônicos são revolucionários, considerado um pensador e um dos primeiros artistas a revelar preocupações ambientais em suas obras.

Por volta dos anos 60 e 70, Hundertwasser propõe novos caminhos na reconstrução do modo de ver a vida e de agir sobre ela como um ser humano consciente e atuante em seu habitat.

Pela arte reformula seu postulado: a natureza é um fim em si, nada existe fora dela, enquanto harmoniosa é bela, a arte é o caminho que conduz à beleza.


A Hundertwasserhaus, é um bloco de apartamentos voltado para pessoas de renda baixa em Viena e foi construída nos anos 80, com pisos desiguais e um telhado de grama. No interior dos quartos, crescem grandes árvores com galhos que se estendem pelas janelas.

Não tomou nenhum pagamento para o projeto, declarando que valeu a pena: “impede que algo feio no seu lugar”.

Suas palavras poderiam inspirar arquitetos, engenheiros e autoridades brasileiras, para não ficar só no pé dos nossos por aqui...


“Se nós não honramos nosso passado nós perdemos nosso futuro. Se nós destruímos nossas raízes nós não podemos crescer.”

Friedensreich Hundertwasser morreu no dia 19 de fevereiro de 2000.



Nenhum comentário: