segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MÚLTIPLA ELIS...

A galera de hoje desconhece Elis Regina: culpa das fms que ignoram por completo a cantora gaúcha? Elis morreu no dia 19 de janeiro de 1982.

"Me tomam por quem? Uma imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer?

Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela.
Eu sou do contra.
Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo.”

Elis foi parceira de Jair Rodrigues, mulher de Ronaldo Bôscoli e do pianista César Camargo Mariano, mãe de João Marcelo, Pedro e Maria Rita, namorada dos cantores Fabio Jr e Guilherme Arantes, rival da Bethânia, mas, principalmente em dezoito anos de carreira, foi a grande intérprete de Belchior, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim...

Talento musical que sabia interpretar se valendo de uma carga emocional como nenhuma outra cantora de sua época. Sentia a letra de cada canção, fosse alegre ou triste. E até hoje quando ouço “O Bêbado e o Equilibrista”, me emociono. E quando escuto “Quaquaraquaquá” meu astral voa...


“Muita gente se pergunta quem sou eu:

leviana, alegre, extrovertida, realizada, triste ou só?
Pouquíssimos são os que me conhecem.
No fundo, Elis Regina é uma “menina-velha”, conseqüência única e exclusivamente da vida e do mundo em que vive.

A pessoa vai se transformando a cada dia. Não me preocupo com a vida de ninguém, não me interesso se estão andando com a perna para cima ou para baixo, o que me importa nas pessoas não é o que elas fazem, mas o que elas dão de si"

Morreu com 36 anos. Eu já era mãe e tinha 23 anos. Quando soube de sua morte pelo rádio, numa terça-feira de calor sufocante, fritava batatinhas num ap em Porto Alegre. Chorei tanto que me queimei no azeite.

“Eu não vim para os canapés, vim para a feijoada.”

A imprensa caiu em cima... A Globo fez uma cobertura daquele fatídico dia só comparável a cobertura da morte de Sadat e do atentado do Papa João Paulo II.

Mais de 25 mil fãs passaram pelo velório no Teatro Bandeirantes, onde realizou um dos seus maiores shows, “Falso Brilhante”, em 1976.

"Eu conheci o sucesso sem estar preparada para enfrentar a vida."


Mais:
http://veja.abril.com.br/idade/estacao/elis_regina/reportagem.html#

Nenhum comentário: