terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DA SÉRIE: NOSSAS ÁRVORES

Uma das árvores mais lindas de Lajeado se encontra no bairro Americano. Rivalizava com essa outra, próxima a Secretaria do Meio Ambiente...
Até que uma poda criminosa fez essa barbárie. Coisa de gente insensível pra não dizer burra. Olhar curto, mas um olhar premiado, claro. Tudo certificado.

Poderia estar como o Flamboyant da rua Duque de Caxias.
A mais linda obra-prima da artista plástica Ruth Krug.


2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Árvores lindíssimas.
Árvores que equilibram as temperaturas, evitando variações como as que ocorrem nos desertos.
Levam muito tempo para chegar ao ponto em que estão.
E aí um energúmeno as põe abaixo.
O que merece um merda desses?
Confesso que não sei a reposta que mais se adéqüe a eles.

Anônimo disse...

O flamboyant que existe em frente à casa de minha mãe, na confluência das ruas Tiradentes com Capitão Leopoldo Heineck, foi plantado por mim no ano de 1984. As sementes eu peguei em Natal (RN), em uma viagem que fiz em 1983. Por vários anos ele vem sofrendo agressões por parte dos “podadores” da prefeitura, que para salvar os fios de energia elétrica cortam criminosamente os galhos dessa árvore maravilhosa.

Quando eles podam, acabam fazendo com que ela se desenvolva inclinada para um lado, mudando o centro de gravidade. Com o tempo ela vai acabar tombando. Sempre que vou a Lajeado fico triste e choro com as agressões feitas a essa majestosa árvore, que foi plantada com muito amor e carinho. E tudo acontece bem próximo a Secretaria de Meio Ambiente, que parece não se importar com o que acontece. Não me surpreenderei se um dia ceifarem a vida do flamboyant.

O correto seriam eles começarem a pensar em acabar com as redes aéreas, enterrando os fios, como acontece em cidades civilizadas. Mas eles não se preocupam com isso, pois se assim fosse, eles já teriam construído rede de captação de esgotos por toda a cidade, o que ainda não aconteceu.

Por falar em rede de esgotos, acredito que Lajeado seja uma das cidades mais atrasadas do Brasil no que se refere a tratamento de esgotos. Ou estou enganado?