quarta-feira, 24 de setembro de 2008

EMAIL BEATLEMANÍACO...


“Com o título 'Semana da Beatlemania', você tem feito algumas referências ao ano de 1968 e por conseqüência ao Álbum Branco, prensado neste ano pelo fabulus four.

Não agüentei em escrever um pouco sobre algumas curiosidades deste álbum:

- é o nono álbum oficial dos Beatles;
- foi lançado no dia 22 de novembro de 1968;
- apesar de não ter nome é conhecido como álbum branco, devido a sua capa totalmente alva, identificada apenas com o nome da banda em alto-relevo;
- poucos sabem que inicialmente este álbum iria se chamar A Doll's House;
- algumas das canções foram compostas pelos Beatles quando eles estavam fazendo meditação transcedental com o guru Maharishi Mahesh Yogiem Rishikesh, na Índia;
- Charles Manson baseou-se em algumas canções do álbum para justificar uma série de assassinatos que praticou. Segundo ele, estas músicas previam o apocalipse e uma iminente guerra racial. Ele e seus seguidores invadiram casas de pessoas ricas em Los Angeles e cometeram chacinas escrevendo com o sangue das vítimas o nome das músicas, tais como; "Helter Skelter", "Piggies" e "Blackbird";
- Várias músicas foram gravadas de forma acústica pelos Beatles na mansão de George Harrison em Esher, Londres;
- Algumas músicas ficaram de fora do álbum e todas elas estavam gravadas em bootlegs, que mostrei no CTC quando da apresentação do Zoombeatles e que seguem abaixo:

"What's the New Mary Jane" de John Lennon. Aparece no álbum Anthology 3.
"Not Guilty" de George Harrison, gravada por ele no álbum "George Harrison" de 1979. A versão dos Beatles aparece no álbum Anthology 3.
"Mean Mr. Mustard" de John, apareceu no álbum Abbey Road.
"Polythene Pam" de John, apareceu no álbum Abbey Road.
"Circles" de George, gravada catorze anos mais tarde em seu álbum solo "Gone Troppo" de 1982.
"Sour Milk Soul" de George, gravada por Jackie Lomax em uma sessão que contou com George na guitarra, Paul no baixo e Ringo na bateria.
"Junk" de Paul, apareceu em seu primeiro álbum solo "McCartney" de 1971.
"Child Of Nature" de John, apareceu em seu álbum solo Imagine de 1971 com outro título e outra letra, "Jealous Guy". A versão com a letra original pode ser encontrada em bootlegs.
"Hey Jude" lançada somente em compacto. A música é de autoria de Paul McCartney, e foi feita em homenagem ao filho de John Lennon, Julian Lennon, que na época convivia com o divórcio dos pais (John e Cynthia Powell).
"Revolution" fez parte do lado B do compacto de "Hey Jude", de autoria de John, é a versão mais rock da música."
Roberto Ruschel